Um número crescente de comunidades rurais no Canadá estão se preparando para atrair imigrantes recém-chegados ao país, citando a necessidade de inverter o cenário do encolhimento da população, fortalecer as economias locais e resolver a escassez de trabalho.
Nos últimos anos, mais de um quarto dos residentes em áreas metropolitanas foram imigrantes, número que cai para apenas cinco por cento em cidades pequenas. Três maiores cidades do Canadá - Toronto, Montreal e Vancouver - juntas, responderam por quase dois terços da população imigrante do País. Em contraste, apenas um terço da população total do Canadá viveu nessas cidades, mostrando uma disparidade de populações de imigrantes e não imigrantes entre as zonas urbanas e rurais.
Algumas pequenas comunidades rurais, no entanto, estão esperançosas de reverter esta tendência através da identificação dos imigrantes que desejam atrair com base nas necessidades do mercado de trabalho local. Ao consultar com empregadores locais e promovendo candidatos à imigração por meio dos Provincial Nominee Programs (PNPs), comunidades rurais estão cada vez mais com o planejamento de estratégias que visam garantir o sucesso em longo prazo de suas cidades, tanto do ponto de vista econômico, como da comunidade.
Os Provincial Nominee Programs considerarma aplicação de uma pessoa com base, entre outros fatores, na sua intenção genuína de se estabelecer naquela província. Este aspecto do programa tem levado algumas cidades pequenas para lançar iniciativas destinadas a abastecimento dos imigrantes da mais alta qualidade para as suas comunidades.
Morden, Manitoba
Uma dessas comunidades rurais é Morden , uma pequena cidade de cerca de 8.000 pessoas no sul de Manitoba, localizada a 112 km ao sudoeste da capital da província de Winnipeg. Com uma taxa de desemprego de 3,1%, os empregadores locais lutam para encontrar trabalhadores em número suficiente. Iniciativa comunitária de imigração Impulsionada de Morden tem como objetivo ajudar os empregadores através de uma campanha de recrutamento ativo. Os candidatos para a iniciativa devem realizar um pedido por meio do Manitoba Provincial Nominee Program (MPNP).
Enquanto a maioria das comunidades rurais do Canadá tem um papel mais passivo na atração de imigrantes - por exemplo, ao observar que os recém-chegados estão chegando à província dada e só então na esperança de atraí-los para sua respectiva cidade - Morden está tendo um papel muito mais ativo. Por sua parte, Morden identifica potenciais recém-chegados à cidade antes de fazer seu pedido de PNP, e não depois.
O custo de vida em comunidades como Morden estão entre os mais baixos do Canadá, um fator que tende a tornarem-se mais atrativos para os recém-chegados ao país, como o custo de vida nas grandes cidades canadenses cresce mais rápido do que a taxa de inflação.
Simcoe County, Ontário
Simcoe County, situado ao norte de Toronto do Lago Simcoe para as margens do Georgian Bay, é outra região ativamente à procura de recém-chegados. O condado vê, aproximadamente, a chegada de 650 imigrantes por ano, nos últimos anos, mas Sandra Lee, Gerente de Projetos da Parceria Imigração local de Simcoe County, tem notado uma tendência crescente de imigrantes que se deslocam de cidades grandes para municípios como o dela.
No ano passado, Simcoe County lançou um portal de imigração online para ajudar os recém-chegados, com particular destaque para os imigrantes com qualificações específicas para atender às necessidades do mercado de trabalho local. Em vez de depender de imigrantes que se deslocam de cidades grandes para ambientes mais rurais anos depois de terem desembarcado no Canadá, o foco, como no caso de Morden, é cada vez mais para atrair imigrantes recém-chegados.
Com uma taxa de crescimento da população estagnada, Simcoe County é uma das muitas regiões rurais que identificou a imigração como parte da solução. Oportunidades futuras de trabalho vão exigir trabalhadores qualificados, o que será um componente importante no futuro do condado.
Fonte: http://www.cicnews.com/2014/09/small-canadian-towns-hoping-attract-immigrants-canada-093763.html