A imigração canadense está com o pool aberto para o Work Holiday Visa. Esse é um programa de imigração que oferece ao aplicante uma permissão de trabalho temporária para 35 países.
O Brasil não está listado entre os países que possuem acordo bilateral com o Canadá, no entanto, se o candidato brasileiro tiver uma segunda nacionalidade, pode se tornar elegível para as vagas que são limitadas. No momento, em Agosto de 2022, há uma boa chance para os que possuem nacionalidade portuguesa e italiana.
O Working Holiday Visa é parte do Programa International Experience Canada (IEC),
juntamente com o Young Professionals e o International Co-op (Internship). O programa é uma alternativa para quem deseja trabalhar dentro do país, com a permissão válida de 12 ou 24 meses, dependendo do país da aplicação.
É uma permissão que é concedida apenas para os 35 países que possuam um acordo bilateral de mobilidade juvenil com o Canadá. Um dos critérios de elegibilidade é ter entre 18 a 30 anos, sendo que alguns países a idade limite pode chegar a 35 anos.
O Brasil não está listado entre os países, no entanto a aplicação ainda é possível através de Organizações Reconhecidas (RO) listadas pelo Canadá. As RO’s são organizações de serviço que oferecem trabalho e apoio em viagens aos jovens, podendo ser sem fins lucrativos, com fins lucrativos ou educacionais. Caso possua outra nacionalidade além da brasileira, consultar a lista de países listados no acordo.
Outros fatores de elegibilidade são:
- Ter segunda nacionalidade;
- Ter um passaporte com validade que contemple todo o prazo de estadia no Canadá (O Canadá não emite vistos ou permissões com validade superior a do passaporte);
- Ter entre 18 a 30 anos (podendo chegar a 35 anos);
- Comprovar um mínimo de CAD$2.500, com foco em cobrir as despesas iniciais no país;
- Apresentar um Seguro-Saúde, com validade de acordo com a estadia no Canadá (será necessária a apresentação desse seguro na entrada do país);
- Ser admissível no Canadá;
- Possuir passagens de volta ao seu país de origem, ou comprovar que possui condições financeiras para tal;
- Não ter acompanhantes (dependentes nesse processo).
Essa permissão não dá direito a aplicação do cônjuge, sendo uma permissão individual, no entanto, a pessoa contemplada com o holiday visa, poderá aplicar para um Open Work Permit para o seu acompanhante, após o primeiro dia de trabalho dentro do Canadá, se o cargo exercido for dentro de um Noc 0, A ou B, com a permissão de trabalho superior a 6 meses.
Para essa aplicação é necessário abrir um perfil no International Experience Canada Portal (IEC). As diferenças deste programa, comparado ao Express Entry, é que os candidatos elegíveis são selecionados aleatoriamente a cada sorteio realizado pela imigração. Após receber a carta para aplicação, o governo dá um prazo de 20 dias para comprovação de todos os documentos exigidos na criação do perfil. Nesse programa não há somatória de pontos para se tornar elegível.
Confira abaixo alguns dos países que o aplicante pode ter uma segunda nacionalidade e o número de vagas disponíveis no momento. Dados conferidos e atualizados dia 19/08/2022:
Alemanha: 965 vagas disponíveis
Austrália: vagas ilimitadas
Áustria: 35 vagas disponíveis
Bélgica: 386 vagas disponíveis
Croácia: 183 vagas disponíveis
Dinamarca: 126 vagas disponíveis
Espanha: 112 vagas disponíveis
Estonia: 44 vagas disponíveis
França: 55 vagas disponíveis
Hong Kong: 15 vagas disponíveis
Inglaterra: 542 vagas disponíveis
Irlanda: 4.983 vagas disponíveis
Itália: 72 vagas disponíveis
Japão: 2.014 vagas disponíveis
Nova Zelândia: 1.009 vagas disponíveis
Polônia: 99 vagas disponíveis
Portugal: 992 vagas disponíveis
República Tcheca: 164 vagas disponíveis
Suécia: 343 vagas disponíveis
Se você possui uma segunda nacionalidade em um desses países listados, e deseja obter o Work Holiday Visa, entre em contato com a nossa equipe por Inbox ou por email: contact@immi-canada.com