Grupo 1
Grupo 1
Vancouver com gostinho de Brasil

Vancouver com gostinho de Brasil

17 de fevereiro de 2016

É claro que durante uma viagem curta, é maravilhoso conhecer a culinária e sabores de outras culturas, mas sabe aquele sentimento de final de viagem que pede nada mais que um belo prato de arroz e feijão? Pois é, agora multiplica esse sentimento pelo tempo que você pretende ficar no Canadá....um mês? Seis meses? Dois anos? Pela vida toda? É, não vai dar para segurar e teremos que trazer para a cultura Canadense (mesmo que só dentro de nossa casa) o que o Brasil tem de melhor: a comida!

A verdade é que não é assim tão difícil manter nossos hábitos alimentares por aqui. Principalmente falando do nosso básico do dia-a-dia, o arroz com feijão, não há nenhuma dificuldade para encontrá-los por aqui. Esses alimentos são vendidos normalmente em qualquer supermercado, apesar de ser mais comum os Canadenses comprarem o feijão enlatado. Obviamente o enlatado não é tão saboroso (e nem tão saudável) quando o nosso feijão fresquinho, mas que em certos momentos quebram um galho. Uma dica para quem usa esse tipo de feijão para deixá-lo mais com o gostinho brasileiro é, ao invés de somente aquecer, refogá-lo na panela com alho, cebola e um fio azeite – dá uma boa enganada.

arroz com feijão no Canada

Já em relação a outros pratos um pouco mais elaborados, as coisas podem ficar um pouquinho mais difíceis. Quem aí não adora um estrogonofe? Sempre que bate aquela saudade de comidinhas de casa eu penso em fazer um estrogonofe, porém nem sempre tenho sucesso. Pois o creme de leite, ingrediente necessário para fazer essa delícia, nem sempre está disponível nos supermercados. Normalmente quando você mais o quer, ele some das prateleiras e passa dias sem voltar. Mais que isso, as opções de marcas são bem restritas, no máximo duas, o que faz com o que o preço do produto suba. O caso do creme de leite é exatamente o mesmo do leite condensado, então aos amantes de brigadeiro: façam seus estoques!

E para completar o estrogonofe o que vai bem? Batata palha! Existem algumas tentativas de batata palha por aqui, mas que, na minha opinião, ficam só na tentativa mesmo. Nesse caso, querendo o autêntico estrogonofe brasileiro, o melhor a fazer é dar uma passada no mercado latino.

estrogonofe Canada

Sim! Existe um mercado latino aqui em Vancouver – o Latin Supermarket – localizado no East Side da 13th Avenue. Lá você encontra muitos produtos brasileiros como por exemplo a nossa batata palha, café Pilão, goiabada, guaraná Antártica e farofa. Ah, a farofa! Está aí uma coisa que não é nada fácil de achar em supermercados comuns. Mas se você for fazer suas compras no supermercado latino tenha em mente que como você agora está no Canadá, esses produtos que pagamos barato no Brasil se tornam produtos importados aqui, então o preço....já sabe, não é?

Eu reparei que acontece um fenômeno muito interessante, relacionado à comida, quando a pessoa deixa seu país, que é algo como a síndrome de ex-namorado arrependido: “não posso mais ter e por isso agora eu te quero”.

Mercado Canada

Deixe-me explicar: vamos dizer que você nunca ligou muito para goiabada; o doce estava lá em qualquer vendinha na esquina da sua casa, sua avó inclusive fazia potes e potes de goiabada caseira, mas você nem se lembra quando foi a última vez que comeu a tal. Agora, desde que você se mudou para o Canada, goiabada passou a ser a comida mais importante da sua vida e pelo simples fato de não a ter por aqui você se torna um obcecado por aquilo. Você pede para seus amigos e familiares trazerem quilos e quilos de goiabada contrabandeados na mala ou até mesmo paga um preço salgadinho por essa delicia brasileira no mercado latino. Eu mesma apresento os sintomas dessa síndrome com a farofa. Alguém consegue explicar?

Não tenho dúvidas que ainda há muitos outros itens que poderiam ser adicionados a essa lista de alimentos que nos fazem falta, principalmente considerando a riqueza de pratos típicos que temos em cada região do Brasil. Então me contem, o que mais vocês sentem dificuldade de achar por aqui? Ou, aos que ainda estão por vir, de qual comida vocês acham que sentirão mais saudades?

Maythe Panar/ Vancouver

 

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
 +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist