Saber um pouquinho mais nunca é demais! Às vezes informações simples (ou a falta delas) podem mudar o curso de uma experiência no novo local que se pretende explorar. Essa regra vale diante de diferentes situações, desde quando precisamos comprar algo que não temos ideia onde encontrar ou no desespero quando se sabe que perdeu o show da banda favorita que se apresentou enquanto você estava na cidade.
Antes mesmo de chegar em Toronto eu já havia prestado atenção em dicas de blogs como este, que me ajudaram muito. Por isso, compartilho algumas delas que podem colaborar com aqueles que estão de malas prontas ou que já desembarcaram. Ah! E não importa se o roteiro vai durar uma semana, um mês, um ano ou uma vida inteira... leia até o final que vai valer a pena:
O mundo cabe aqui, até o Brasil
Koreatown, Chinatown, Greektown e por aí. Ser multicultural e está entre as cidades que mais possuem imigrantes no mundo é uma característica famosa de Toronto. Por isso, é necessário aproveitar a oportunidade de conhecer mais sobre as culturas nestes bairros que preservam hábitos e há produtos das terras de origem de seus moradores.
Mas se ficar com saudades de casa se tranquilize pois tem pelo menos umas quatro churrascarias e outros restaurantes com cardápio brasileiro. O engraçado é que não necessariamente os donos dos comércios são da nossa terrinha, mas se pesquisar direito sempre há por trás uma história que se conecta com o Brasil.
Vale lembrar que a área de maior concentração de estabelecimentos com o atendimento de brasileiros está na Little Portugal e Little Italy, principalmente na região da Dundas e Dufferin Street. Portanto, caminhando nesta direção é possível cortar o cabelo ou comer uma feijoada com a hospitalidade da nossa terra, além fazer alguns amigos portugueses e italianos.
Help
Se você ligar para o número “311” vai encontrar informações a respeito de serviços e programações da cidade. Este canal que tem o objetivo de ajudar os residentes e visitantes, está disponível em mais de 170 idiomas. Este é um recurso de ajuda 24 horas por dia, durante 7 dias da semana.
Desta forma, quem tem dificuldade em falar inglês, por exemplo, pode ser ajudado em língua portuguesa e saber desde os horários de funcionamento das bibliotecas públicas, até dúvidas sobre o transporte público ou o sistema de água. Na internet o site oficial para esclarecer essas questões é o www.toronto.ca.
Boas maneiras
Não existe placa de sinalização e não está divulgado nas páginas de jornais locais, mas antes de você aprender a regrinha da escada rolante por mal, com alguém olhando de cara feia, aprenda por bem. Ao se locomover pelas escadas rolantes, se está num dia tranquilo e sem nenhuma pressa, fique parado do lado direito.
Entendeu a primeira parte? Muito bem! Agora nos dias em que estiver atrasado para um compromisso e não quer perder nenhum segundo, opte pelo lado esquerdo. Mas nesta ocasião vai subindo os degraus, não pare. Esse sistema funciona bem até o momento que alguém resolve não obedecer esse “código”... mas se leu até aqui com certeza não será você essa pessoa.
Direito de ir e vir
Se a sua estadia na cidade é de um mês, ou mais, compre o Metropass. O simpático cartãozinho que mensalmente muda de visual e vale do primeiro ao último dia do mês, é para muitos (inclusive eu!) o passaporte da alegria. Com ele, 24 horas por dia, você pode entrar e sair do metrô, ônibus e streetcar percorrendo toda a cidade de Toronto.
E colecionar Metropass não é perda de tempo ou atividade recreativa, pois quem precisar declarar as taxas aqui no Canadá (o imposto de renda local) deve incluir esses valores gastos com transporte nos dados de restituição. Para saber os preços atualizados, inclusive os descontos especiais para estudantes e idosos, basta acessar este site www.ttc.ca.
Por Mônica Candido