Amantes da leitura, uni-vos. Se você é que nem eu, que tem a própria biblioteca particular em casa (ainda que modesta), que precisa se controlar para não comprar todos os livros que vê pela frente, e que os olhos brilham quando entra em uma livraria, você acaba de ganhar um motivo extra para amar o Canadá.
Aqui, incentivo a cultura é coisa séria. Tão séria que as cidades canadenses oferecem milhares de conteúdos gratuitos à disposição de qualquer pessoa que possa se dispor a gastar dois minutinhos do seu dia para se cadastrar nessa belezura chamada Public Library.
Quando eu conheci a Edmonton Public Library (EPL), fiquei nas nuvens. A unidade perto da minha casa, no centro, não só é gigantesca (com dois andares), como oferece, além de livros, filmes, cds de música, audiobooks e video-games. Tudo completamente de graça para qualquer cidadão (sim, inclusive para quem ainda não tem o visto de Residente Permanente).
Além do acervo espetacular (vi até uns livros em português, vejam só!), toda a rede é interligada, o que significa que se o item que você quer só tiver do outro lado da cidade, não tem problema: basta solicitar a reserva do material e pedir para entregarem na unidade mais conveniente para você. Assim que estiver disponível, você receberá um email e terá um prazo para ir buscar. Todo o processo é automatizado e pode ser feito – surpresa! – online, pelo site da EPL (www.epl.ca). Esqueça aquele sistema arcaico de fichas de papel na contracapa do livro. Aqui, você recebe um cartão com um código de barras e toda movimentação é registrada automaticamente na sua conta, com recibos de aluguel e devolução sendo enviados diretamente para o seu email. Mais de 240 mil pessoas já utilizam regularmente os serviços das 18 unidades existentes na cidade, e juntas, alugaram, só em 2014, mais de 10 milhões de itens.
A EPL acaba sendo uma grande aliada, não só para quem quer treinar a leitura do idioma, mas também para estudar com os livros didáticos disponíveis – seja para alguma matéria do college, seja para o IELTS, por exemplo. Ou claro, para fazer uma sessão pipoca em casa com os filmes e séries disponíveis (com títulos fresquinhos todo mês), e ainda testar aquele jogo de Xbox 360 que você estava na dúvida se valia a pena comprar. Juntando todo o acervo físico e digital, a EPL conta com mais de 16 milhões de títulos. Vou repetir: 16 milhões de livros, revistas, filmes, CDs, videogames, ebooks etc. E pode escolher a vontade: cada pessoa pode alugar até 40 itens de uma vez só. Sem taxa. Sem multa. Sem nada.
O melhor de tudo é que a biblioteca ainda por cima é super engajada. Projetos sociais estão sempre pipocando pelas unidades, principalmente com foco em crianças. Se você vem com filhos pequenos, é hora de aproveitar e colocar os pimpolhos para aguçarem seu interesse pela literatura. O calendário de eventos vai desde contação de histórias, brincadeiras lúdicas, show de marionetes e várias outras atividades interativas.
Com tanta coisa boa (e mais um pouco), não é a toa que a Edmonton Public Library recebeu em 2014 o título de Library of the Year, o maior reconhecimento internacional que uma biblioteca pode receber. Tá achando pouco? Pois saiba que a EPL foi a primeira biblioteca canadense a receber esse título. Pois é, não é pouca coisa não. Não é a toa que eu amo essa cidade!