Chegou no Canadá com visto de turismo, se apaixonou e quer continuar estudando ou ingressar em um programa de estudo?
Saiba que sim, é possível desde que o seu status ainda esteja legal e com a permissão emitida ainda válida.
Nesse artigo, vamos te contar o passo-a-passo de como realizar essa aplicação.
Primeiro, vamos esclarecer os tipos de vistos.
Para entrar no Canadá, é necessário ter um visto de visitante ou uma autorização eletrônica de viagem (eTA). Esses também serão os documentos elegíveis para a solicitação da permissão de estudo.
Com o eTA, é permitido permanecer no país como visitante por 24 semanas, ou seja, seis meses. Para conseguir essa autorização eletrônica, o aplicante já deve ter tido um visto canadense ou ter um visto americano válido nos últimos dez anos.
Ao chegar no Canadá e passar pela imigração, o oficial pode colocar uma etiqueta no seu passaporte. Podendo ser uma etiqueta SX-1 ou V1.
SX-1: No momento que aplicou pro visto de visitante, o aplicante deve anexar junto uma carta de aceitação de uma escola. Não significa que o status seja de estudante. É visitante com direito a estudo. Esse é um código utilizado para identificar um visitante que tem intenção de estudos, em programas inferiores a 6 meses.
V1: É um visto também com duração de seis meses. Esse visto permite múltiplas entradas no país, para aqueles que precisam visitar, seja qual for o motivo.
Para saber tudo sobre como obter uma permissão de estudos no Canadá, leia aqui!
Um detalhe importante nesse processo, é não deixar a validade da permissão expirar para solicitar uma extensão ou mudar de status, o recomendado é que o interessado em permanecer no país dê entrada no processo antes de alcançar esse prazo, de preferência, no mínimo com 15 dias de antecedência.
É muito comum visitar o Canadá, país com dois idiomas como oficiais, inglês e francês, e querer fazer uma imersão em uma das línguas.
Para o estudo de línguas, é permitido chegar ao país com o visto de visitante ou eTA (Electronic Travel Authorization), caso o programa escolhido não ultrapasse 24 semanas.
Se o objetivo não é estudar inglês, mas sim um curso pós-secundário que pode ser um curso vocacional, graduação, pós, mestrado ou doutorado, terá que solicitar uma permissão de estudos e é possível fazer isso estando no Canadá, se você se enquadrar nos pré-requisitos para fazer o procedimento no país.
As comprovações são praticamente as mesmas que a imigração pede para quem está no seu país de origem no momento da aplicação. Desta forma, se você está no Canadá como visitante e deseja se tornar estudante para fazer um programa que supere 24 semanas de duração, é possível realizar o processamento da sua mudança dentro do Canadá.
Para quem está no Canadá como visitante e resolveu fazer um curso pós-secundário em um college ou university, e foi aceito nesta instituição através da apresentação de um teste de proficiência na língua (que pode ser um exame oficial ou um prestado na própria escola), e demonstrando a nota exigida pela instituição escolhida.
Aos que estão legalmente no país, cumprindo um pré-requisito do seu programa principal de estudos ainda dentro do prazo de permissão concedido na sua entrada no Canadá, no caso um pathway, o processo de solicitação de permissão será analisado dentro do país, desde que o candidato se classifique para este tipo de aplicação e tenha as comprovações necessárias.
O pathway nada mais é do que um curso de inglês feito no Canadá com o objetivo de preparar o estudante para o college. Este caminho também pode ser um pré-requisito para ser aceito na instituição pós-secundária.
Mas é importante ficar atento: primeiro o estudante deve receber uma LOA condicional do college, que ainda não dá direito à solicitação da permissão contemplando o período do programa principal, quando o mesmo poderá trabalhar meio período.
Para receber a LOA definitiva e dar entrada na permissão, ele precisa atender ao nível de proficiência de inglês no pathway determinado pelo seu curso, para então solicitar a confirmação da sua aceitação para o college.
Para o visto de estudo, aplicado através de qualquer programa com duração superior a seis meses, o estudante precisa ser aceito por uma Designated Learning Institution (DLI). Para tanto, as instituições e cursos possuem regras específicas, mas é possível que seja exigido uma cópia do passaporte, histórico e diplomas anteriores e teste de proficiência do idioma.
Com a aprovação, o aplicante recebe a Letter of Acceptance (LOA) e pode anexar os demais documentos a ela: comprovação de recursos financeiros, cópia do passaporte, carta de intenção, e documentos que comprovem possíveis vínculos com o Brasil e o formulário de aplicação.
No dia 21 de Julho de 2022, a consultora de imigração da Immi Canada, Celina Hui junto com a gerente técnica da empresa, Deborah Calazans, realizaram uma Live no instagram da Immi Canada para responder perguntas enviadas sobre o tema. Acompanhe algumas delas abaixo:
- Posso trocar de status de visitante para estudante dentro do Canadá?
Sim, consegue sim! Desde que a permissão de visitante ainda esteja válida.
- Casal indo como turista, o cônjuge trocando o visto dentro do Canadá todos têm direito?
Sim, quando for realizar a aplicação do principal, já pode solicitar para todos, contando que estejam todos presentes no mesmo local, ou seja, no Canadá.
- Enquanto aguardo a aprovação, posso trabalhar?
Não! Enquanto estiver como visitante aguardando a aprovação do study permit, não pode trabalhar para um empregador canadense. Agora se trabalhar remotamente para outra empresa (não canadense), pode sim.
- Estando no Canadá, preciso comprovar somente um termo do college?
Não, tem que comprovar o primeiro ano. A comprovação financeira não muda com a aplicação sendo feita dentro ou fora do Canadá.
- Posso começar o processo dentro do Canadá e aguardar a resposta fora?
Não, se o processo foi aplicado dentro do país, é necessário estar aqui. Se for sair, melhor aplicar de fora.
Para conferir esse bate-papo na íntegra, acesse nosso canal no Youtube.
A Immi Canada pode te auxiliar com todo o processo de troca de status inside. Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe. O atendimento inicial é totalmente gratuito.
Nosso e-mail é: contact@immi-canada.com