Grupo 1
Grupo 1
Trabalho “part time” X estudantes internacionais

Trabalho “part time” X estudantes internacionais

4 de julho de 2017

Praticamente todos os setores do mercado de trabalho do Canadá disponibilizam posições para trabalho em tempo parcial, ou seja, “part time”. Isso significa que são admitidas pessoas para exercer uma determinada função durante algumas horas diárias ou semanais, com carga horária reduzida. Esta é uma prática bastante comum na América do Norte, principalmente pelo fato de que muitas empresas remuneram considerando a hora trabalhada.

Embora esta característica, em primeiro momento, possa sofrer críticas pelo fato de que por esse motivo diminui-se os postos do regime “full time”, ou seja, de período integral, é fato que esta é uma chance profissional que vem beneficiando os estudantes internacionais. Isso pelo motivo de que abre portas para aqueles que vem para o Canadá e que, em linhas gerais, estão em conformidade com o seguinte cenário:

É um aluno regularmente matriculado em um curso vocacional reconhecido ou um College/Universidade do país, e que dependendo das regras específicas do programa escolhido, além de estudar tem a oportunidade de adquirir uma permissão para trabalhar por até 20 horas semanais durante o período em que tiver aulas (e no regime “full time” durante as férias!). 

Desta forma, mesmo em meio a rotina de estudos e horas de dedicação que essa realidade da escola exige, os que atendem aos critérios destes programas de estudos hoje vigentes, estão diante da possibilidade de obter uma autorização legal de entrar no mercado de trabalho. Portanto, receber uma oferta “part time” acaba se tornando uma chance de mostrar o lado profissional por aqueles que deixam o seu país para buscar qualificação e novas experiências no Canadá, e ao mesmo tempo, diante de uma vaga remunerada pode-se conquistar uma contribuição para as despesas diárias.

As oportunidades

O mercado de varejo e serviços absorvem muitos destes trabalhadores em tempo parcial, por isso é comum que os estudantes comecem a sua trajetória profissional em restaurantes, cafeterias, lojas e hotéis. Mas isso não significa que não haja postos em outros ramos. Grande parte das empresas estão bem acostumadas com este tipo de contratação, o que inclui as mudanças de disponibilidade que principalmente os estudantes possuem quando muda o semestre escolar. Geralmente, há uma flexibilidade que vai se moldando a partir de uma agenda de dias e horários definida em comum acordo pelos empregadores e os empregados.

Segundo a empresa de recrutamento e seleção, Monster Canada, alguns empresários anunciam uma vaga em tempo parcial já com a perspectiva de ir aumentando as horas e a remuneração de acordo com o desempenho (mas claro, no caso de alunos internacionais não pode ser mais de 20 horas por semana!). Vale lembrar que as vagas que requerem qualificação específica possuem as mesmas exigências, independente da carga horária.

Fazer contatos online, participar de feiras realizadas pelos recrutadores, pedir referências na unidade de ensino e entregar “resumes” pessoalmente são algumas das opções para quem está na busca de uma dessas vagas que estão abertas neste exato momento. E entre alguns dos vários sites que divulgam posições do regime “part time” no Canadá estão:

https://www.indeed.com

https://www.monster.ca

https://www.workopolis.com

E não esqueça!

As pessoas que optarem por fazer um programa de estudos como o College/Universidade em uma instituição pública canadense, depois de formado ainda tem a oportunidade de solicitar o Post Graduation Work Permit (PGWP), e desta forma, aumentar o tempo de estadia no país e passar mais um período trabalhando sem limites de horas semanais. A questão da permanência por esta via tem variações de acordo com o tempo que foi realizado o curso, e a decisão final do oficial de imigração que irá analisar o pedido. Saiba mais a respeito do PGWP clicando aqui.

Mais dicas!!

Já está na busca de uma oportunidade de trabalho “part time”? Confira os textos “Hora de fazer a “cover letter” e o “resume” - (Parte 1) e (Parte 2)”.

Está planejando vir para o Canadá acompanhado? Não deixe de ler Casal no Canadá: eu trabalho, você estuda?!

Tem interesse em estudar no Canadá? Recomendamos uma consultoria com a 3RA Intercâmbio.

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
 +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist