Grupo 1
Grupo 1
TERAPIA OCUPACIONAL – PROFISSÕES REGULAMENTADAS NO CANADÁ [SÉRIE]

TERAPIA OCUPACIONAL – PROFISSÕES REGULAMENTADAS NO CANADÁ [SÉRIE]

6 de janeiro de 2016

Assim como ocorre com todas as profissões regulamentadas no Canadá, cada província possui uma série de requisitos que devem ser atendidos para que o profissional possa se qualificar para obter a licença. Nosso objetivo com essa nova série é informar alguns desses requisitos, para oferecer uma ideia geral sobre como se dá a prática profissional.

A Immi Canada aconselha você a buscar as informações completas a respeito do processo de registro na província onde pretende atuar diretamente com o órgão regulador, através dos links que sempre oferecemos ao final do post!

 

A Canadian Association of Occupational Therapists, embora não seja um órgão regulador, é a associação nacional que engloba a profissão como um todo. Como toda e qualquer associação profissional, oferece oportunidades de network, serviços e cursos de aprimoramento profissional. É a CAOT que oferece um exame, necessário para a obtenção da licença de atuação nas províncias, conhecido como National Occupational Therapy Certification Examination, ou NOTCE.

Já a Association of Canadian Occupational Therapy Regulatory Organizations – ACOTRO é a organização nacional que compreende os órgãos reguladores da profissão no Canadá.

No caso de profissionais que receberam sua educação e experiência de trabalho fora do Canadá, o primeiro passo para o registro, segundo regra em vigor desde maio de 2015, é aplicar para a avaliação das credenciais junto ao serviço da ACOTRO chamado Substantial Equivalency Assessment System – SEAS.

Essa avaliação terá um custo de $3,100 dólares canadenses, e terá a finalidade de determinar se o aplicante possui a educação e a experiência de trabalho necessárias para que sejam consideradas equivalentes ao que é esperado de um profissional canadense. Uma vez que o candidato seja considerado apto para proceder com o processo do registro em Terapia Ocupacional,  a ACOTRO irá autorizar a realização da prova NOTCE, National Occupational Therapy Certification Examination, oferecida pela CAOT, associação da qual falamos logo ali acima. Esta prova tem como objetivo avaliar os conhecimentos e as competências do candidato que deseja praticar a profissão no Canadá.

Existe um projeto destinado a aplicantes internacionais conhecido como OTepp, ou Occupational Therapy examination and practice preparation project for internationally educated occupational therapists. É um bridging program, destinado a oferecer aos aplicantes internacionais horas a mais de estudos teóricos e de prática profissional a fim de que os novos profissionais se familiarizem com a profissão como é praticada no Canadá.

Segundo a ACOTRO, independentemente da província onde o candidato deseja aplicar, existe uma série de 13 passos que precisam ser seguidos. Vamos ver quais são eles:

  1. Em primeiro lugar, é necessário verificar com o órgão provincial quais são as regras exigidas para o registro e também quais são as exigências a respeito da prova de proficiência em inglês ou francês.
  2. Após isso, é preciso provar que o candidato realmente possui fluência em uma das línguas oficiais do Canadá. Lembramos que isso só será necessário caso a língua em que o candidato obteve o seu diploma em TO não seja nem inglês nem francês.
  3. O terceiro passo diz respeito a solicitar que a universidade em que o candidato estudou envie o histórico acadêmico do curso, assim como as descrições do curso, documentos originais, diretamente ao órgão regulador provincial.
  4. Em seguida, é preciso que o candidato envie os formulários de aplicação necessários, já preenchidos, para o órgão regulador provincial, acompanhados da taxa de inscrição.
  5. As credenciais do candidato serão avaliadas para verificar a autenticidade dos documentos enviados, e também serão avaliadas as credenciais da instituição de ensino em que o candidato estudou, assim como as credenciais do curso.
  6. O oficial responsável pela revisão da aplicação irá avaliar o conteúdo do curso, as horas utilizadas e a linguagem de instrução, assim como as horas e o tipo de prática profissional que o candidato apresentar, para que o órgão regulador possa se certificar de que a educação apresentada pelo candidato corresponde ao nível de instrução que é esperado de aplicantes que obtiveram sua educação no Canadá.
  7. Aqui será preciso apresentar prova de que o candidato trabalhou ou está trabalhando ativamente como terapeuta ocupacional.
  8. Será também necessário fornecer prova de que o candidato possui o seguro de responsabilidade profissional, conhecido como liability insurance.
  9. O nono passo diz respeito à prova National Occupational Therapy Certification Examination, obrigatória para todas as províncias onde a profissão é regulamentada, exceto em Quebec. Se o candidato já possui uma oferta de trabalho com supervisão, é possível buscar uma categoria de registro profissional que permita já começar a trabalhar, mesmo antes de realizar a prova, desde que o candidato já esteja inscrito para a realização desta.
  10. Aqui é o momento de apresentar a prova de que o candidato pode trabalhar no Canadá legalmente, de acordo com as exigências de cada órgão regulador.
  11. É preciso dar tempo para que o comitê responsável pelo registro possa avaliar toda a documentação apresentada e oferecer uma resposta. Geralmente é pedido o prazo mínimo de 1 mês, se toda a documentação estiver em ordem, sendo que o prazo máximo para essa avaliação é de 1 ano.
  12. Se o candidato não for considerado apto para o recebimento da licença plena para atuar na província de interesse, é possível, em alguns casos, receber uma licença provisória. Nesse período, é preciso realizar cursos e treinamentos que forem indicados pelo comitê de avaliação a fim de melhorar as credenciais e a experiência de trabalho para finalmente ser elegível para uma licença plena.
  13. Por fim, quando o candidato tiver obedecido a todos os requerimentos e completado todo o processo de registro, será possível receber a licença plena.

Assim como ocorre com todas as profissões regulamentadas no Canadá, existe um período pelo qual a licença de atuação do profissional é válida. Após esse período, que é definido pelo órgão regulador provincial, será necessário renovar a licença, mas, para isso, não será necessário passar novamente por todos os passos, como para tirar a licença pela primeira vez. Para a renovação, será necessário apenas demonstrar que o profissional continua participando de cursos e demais processos de reciclagem profissional, a fim de sempre oferecer a seus clientes o que há de melhor na profissão.

 

Colúmbia Britânica

O College of Occupational Therapists of British Columbia é o órgão regulador para essa província.

É possível verificar as taxas exigidas através deste link, sendo que, no caso de novos aplicantes, é preciso pagar também a taxa correspondente à aplicação.

Existe também uma série de formulários a serem preenchidos, assim como uma série de documentos a serem reunidos e enviados para o COTBC. É possível verificar no site do College a checklist dos documentos necessários.

Para o registro nessa província, será preciso seguir todos os passos comuns ao registro conforme delineados pela ACOTRO, e também será necessário realizar um criminal record check, ou busca de antecedentes criminais, o que é bastante comum no caso das profissões regulamentadas no Canadá. Para este processo, existe um guia cujo objetivo é facilitar o acesso do candidato a esse processo, que deverá ser realizado pelo próprio candidato, sendo também ele o responsável por pagar uma taxa de $28 dólares canadenses.

Através do formulário de apliação para novos candidatos o aplicante deverá fornecer informações detalhadas, que sempre deverão ser acompanhadas de documentos que as comprovem, referentes a educação e histórico profissional, além de informações pessoais.

 

Alberta

O órgão responsável pela regulamentação da profissão em Alberta é o Alberta College of Occupational Therapists.

Assim como para todas as províncias onde a profissão é regulamentada, o primeiro passo é realizar a avaliação das competências através do serviço SEAS, da ACOTRO, do qual falamos no início do texto.

É possível verificar o valor das taxas a serem pagas aqui, sendo que, no caso de novos aplicantes, a taxa de aplicação é de $150 dólares canadenses.

Para quem está interessado em saber mais sobre a profissão em Alberta, é possível acessar o Código de Ética elaborado pelo College, e também o que é esperado quanto à prática profissional, através do documento intitulado Standards of Practice.

to1

Ontário

O College of Occupational Therapists of Ontario é o órgão regulador para essa província.

Assim como para todas as províncias onde a profissão é regulamentada, o primeiro passo é realizar a avaliação das competências através do serviço SEAS, da ACOTRO, do qual falamos no início do texto.

No caso de aplicantes internacionais, após completar a fase nacional do registro, será necessário pagar as taxas exigidas pelo College, que podem ser verificadas aqui, e também será necessário providenciar a validação do diploma obtido fora do Canadá através do WES, sendo que este órgão deverá enviar ao College a avaliação realizada, que deverá ser a Basic Document-By-Document Credential Evaluation Report. Além disso, é preciso que o candidato tenha tido um mínimo de 1000 horas de prática clínica supervisionada, incluída no bacharelado. Caso o treinamento universitário do candidato não possua essas características, documentos adicionais poderão ser solicitados.

Para obter a licença para praticar a profissão em Ontário, é preciso que o aplicante tenha completado 600 horas de prática profissional nos 3 anos que precedem a data da aplicação, ou que tenha obtido a sua graduação, com um programa educacional aprovado pelo College, nos 18 meses anteriores à aplicação, ou então que tenha completado um programa de educação continuada, chamado de refresher program, nos 18 meses anteriores à data de aplicação.

Também será necessário fornecer provas quanto a registros anteriores em outras jurisdições, se for o caso. Isso pode ser realizado através do formulário Regulatory History.

Quanto ao idioma, caso o aplicante realize o teste IELTS, a pontuação mínima exigida para que o candidato seja considerado elegível para trabalhar como terapeuta ocupacional na província é 7, sendo que o teste deve ser realizado na modalidade acadêmica. É possível verificar a pontuação completa exigida aqui.

 

Manitoba

Em Manitoba, o órgão regulador para a profissão de Terapia Ocupacional é o College of Occupational Therapists of Manitoba.

Candidatos internacionais devem completar o formulário de aplicação disponibilizado pelo College, onde devem informar dados pessoais, dados a respeito da educação e também de prática profissional. Aqui também será necessário informar detalhes a respeito de órgãos reguladores dos quais fez ou faz parte, se for o caso. Será necessário fornecer datas e o número da licença ou registro obtido.

Para a aplicação junto ao College, existe uma taxa de $50 dólares canadenses.

Será necessário fornecer um currículo atualizado.

 

A seguir, na série Profissões Regulamentadas no Canadá: Radiologia!

 

Órgãos reguladores e informações para contato:

 

Canadian Association on Occupational Therapists - CAOT
100-34 Colonnade Rd
Ottawa, ON K2E 7J6  Canada
Phone: 613-523-CAOT (2268)
Toll-free: 1-800-434-2268 (Canada and continental USA)
Website: www.caot.ca

Association of Canadian Occupational Therapy Regulatory Organizations - ACOTRO 
900-20 Rue Bay Street, PO Box 78
Toronto, ON  M5J 2N8
Email: info@acotro.org
Website: www.acotro-acore.org

College of Occupational Therapists of British Columbia (COTBC)
402-3795 Carey Road
Victoria BC  V8Z 6T8
Tel: (250) 386-6822
Toll Free in BC: (866) 386-6822
E-mail: info@cotbc.org
Website: www.cotbc.org

Alberta College of Occupational Therapists (ACOT)
300-10436 81 Avenue
Edmonton AB  T6E 1X6
Tel: (780) 436-8381 ext. 104
Toll Free in Alberta:  (800) 561-5429
E-mail: info@acot.ca
Website: www.acot.ca

College of Occupational Therapists of Ontario (COTO)
20 Bay Street, Suite 900
Toronto ON  M5J 2N8
Tel: (416) 214-1177, ext. 233
or (800) 890-6570, ext. 233
E-mail: info@coto.org
Website: www.coto.org

College of Occupational Therapists of Manitoba (COTM)
Executive Director: Sharon Eadie
#7 - 120 Maryland Street
Winnipeg MB  R3G 1L1
Tel: (204) 957-1214
Email: OTinfo@cotm.ca
Website: www.cotm.ca

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
 +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist