O Statistics Canada divulgou novos dados sobre as taxas de homicídio em todo o país e revelou que as atuais são as menores de todo Canadá desde 1966.
Dados referentes aos anos de 2013 e 2014 mostraram que a taxa de homicídios ficou estável em 1,45 por cada 100.000 habitantes. Cinco províncias conseguiram atingir um número inferior de homicídios em 2014: Ontário, Nova Scotia, Saskatchewan, Manitoba e Newfoundland and Labrador.
A queda em Nova Scotia foi tão grande que eles registraram os menores números já medidos pelo Statistics Canada’s Homicide desde 1961.
Um total de 516 assassinatos foram registrados em todo o Canadá em 2014, de acordo com os departamentos de polícia canadenses, o que representa quatro a mais que em 2013, um pequeno aumento que, estatisticamente, não afeta o quadro geral.
British Columbia, no entanto, teve 12 assassinatos a mais em 2014, comparando com o ano anterior. Alberta mostrou um aumento acentuado no número de homicídios - foram 22 a mais. Manitoba continua sendo a detentora da maior taxa de homicídios do país pelo oitavo ano consecutivo.
Assim como assassinatos cometidos contra aborígenes eram seis vezes maior do que aos não-aborígenes.
Quase um quarto de todas as mortes no Canadá foram de aborígenes, que representam apenas 5% da população. A taxa de assassinatos de mulheres aborígenes permanece inalterada desde 1980, enquanto isso declina para o resto da população.
Em BC, a taxa de assassinatos contra aborígenes é três vezes maior do que homicídios aos não-aborígenes.
Quando se trata de acusações de assassinatos mais de 30% eram povos aborígenes. Mulheres aborígines representam mais da metade de todas as acusações de assassinato do sexo feminino.
Apesar da baixa taxa nacional de homicídios, assassinatos cometidos com armas de fogo tiveram uma ascensão no ano passado, segundo relatos da polícia, 156 homicídios por armas de fogo foram registrados, 21 a mais que em 2013.
Fonte: http://www.vancitybuzz.com/2015/11/canada-murder-rate-lowest-since-1966/