Um dia desses, caminhando pela orla da English Bay, como costumo fazer aos finais de semana, segui até a Second Beach e resolvi me aventurar em uma das trilhas que exploram o Stanley Park em diversas direções. Naqueles trinta minutos de caminhada não se ouvia nada além do vento batendo nos galhos das árvores, uma distante conversa entre pássaros e o barulho dos meus próprios passos deixando rastros na terra seca. Por alguns minutos parecia que aquela floresta tinha me envolvido em um abraço e eu cheguei a até esquecer que estava no meio da urbanizada Vancouver.
O Stanley Park é um dos maiores parques urbanos da América do Norte, e é certamente um dos meus lugares favoritos em Vancouver. Não importa quantas vezes você o visite, sempre há novos lugares a serem descobertos e explorados. O Stanley (como eu carinhosamente o chamo), me parece uma fonte renovável de beleza e atrações.
Vou selecionar aqui alguns dos meus pontos favoritos para se visitar no parque para compartilhar com vocês. Vamos começar por um dos passeios que absolutamente estaria em alguma das primeiras posições naquelas listas “must do” em Vancouver: pedalar pela orla do Stanley Park!
São quase 9 km pedalados em uma paisagem incrível, de um lado aquela parede natural construída de árvores e do outro o imenso azul do mar. Para sua conveniência é possível alugar bicicletas pertinho do parque, como por exemplo, você encontra uma grande loja de aluguel de bikes e patins na Denman Str. com a Georgia St. E para os que preferem acessar o parque pela English Bay, tem também uma loja de aluguel de bicicletas na Davie St.
O tempo para completar a volta toda na orla do Staney Park vai depender bastante não somente do seu nível atlético, mas também de o quanto apaixonado por fotos você é, pois nesse caso, as paradas serão muitas! Além da maravilhosa paisagem natural, vale a pena parar e conhecer monumentos como os Totens – a arte dos indígenas do Canadá - ou dar uma paradinha no Farol para admirar a vista para a ponte Lions Gate, e claro, parar também para uma sessão de fotos da Siwash Rock. Então, minha dica seria para reservar nunca menos de uma hora e meia nesse passeio.
Outra atração imperdível dentro do Stanley Park é o Aquário de Vancouver. E aí vai uma dica de ouro: pegar um mapa na entrada pode ser fundamental para garantir que sua visita seja completa, que você não vai deixar escapar nenhuma área do local!
Cada área do Aquário recebe o nome de acordo com o habitat no qual as espécies ali pertencem: tem o Pacific Canada, a Tropic Zone, Wild Coast, entre outras, e até uma área chamada Amazon Rainforest - destinada à nossa floresta tropical – que te fazem sentir realmente dentro da floresta. Com um clima abafado, leve chuva artificial, e lindas araras-azuis e bichos-preguiça soltos pelo local; a Amazon Rainforest é uma agradável surpresa no Aquário de Vancouver.
Mas o que mais me encanta mesmo é a dedicação e respeito pelos animais que a empresa presta. O local é mantido por uma associação sem fins lucrativos, dedicada à conservação e pesquisa da vida marinha. Os animais que ali se encontram, como golfinhos e baleias brancas, foram todos resgatados e por algum motivo não puderam ser reintroduzidos na natureza. Visitando o aquário, existem horários específicos em que os cuidadores explicam mais sobre o trabalho e rotina com os animais, e então você consegue vê-los de pertinho.
Para os que, assim como eu, adoram esse contato com a natureza e os animais, o Stanley é definitivamente o seu lugar! E então o Lost Lagoon será outra parada obrigatória pelo parque. Basta dar uma voltinha pelo lago para se deparar com os nem um pouco tímidos guaxinins, típicos Great Blue Herons e um maravilhoso casal de cisne branco.
Para os fotógrafos de plantão e admiradores de paisagens, não se preocupem, tem um prato cheio (transbordando até) para vocês também! Além dos floridos jardins na entrada do parque, o Prospect Point é uma das vistas dignas de cartão postal no Stanley; o mar, as montanhas de fundo e a Lions Gate compõem a imagem do perfeito balanço entre cidade e natureza.
Por fim, não poderia faltar aqui uma dica envolvendo um bom restaurante. O The Teahouse é um dos restaurantes favoritos em Vancouver e sem dúvidas um dos mais românticos também. Localizado no Stanley Park em uma das privilegiadas vistas para o mar, é uma ótima pedida para um delicioso brunch ou jantar, principalmente em comemorações de datas especiais.
Se você já está em Vancouver e ainda não visitou o Stanley Park; o que você está esperando? E se você está vindo para Vancouver; se prepare para se apaixonar mais ainda por esse lugar!