Hoje, o último artigo da série sobre imigração de estudantes através das províncias canadenses explica como funciona o Newfoundland and Labrador Provincial Nominee Program (NLPNP). Mas antes de seguirmos com informações sobre oprograma, você sabe onde está localizada esta província?
Newfoundland and Labrador, cuja capital é St. John’s, fica no extremo leste canadense, banhada pelo Oceano Atlântico. A província reúne mais de 500 mil habitantes, cuja maioria vive na ilha (Newfoundland) — não na porção continental (Labrador). A cultura local é resultado das heranças britânica, irlandesa, francesa e aborígene). Diz-se que lá você encontrará uma variedade de inglês falado maior do que em qualquer outra parte do mundo. Eles criaram, inclusive, o Dicionário de Inglês de Newfoundland.
Se você se interessou pela região, saiba que a categoria International Graduate do NLPNP foi criada especialmente para receber estudantes estrangeiros que tenham concluído os estudos em instituição de ensino superior credenciada pelo governo canadense. Você deve ter feito faculdade de dois anos em período integral ou especialização de um ano (caso esse curso seja voltado a quem já tem prévio curso superior, mesmo fora do Canadá). Para ser elegível à nomeação à residência permanente, você precisa se candidatar no prazo máximo de dois anos de sua graduação e provar que deseja fixar residência em Newfoundland and Labrador.
Como estrangeiro graduado no Canadá, você poderá trilhar seus passos rumo à imigração se tiver oferta de trabalho em sua área de estudo, em tempo integral e numa empresa localizada na província. Você deve, portanto, ter as qualificações necessárias para a vaga em questão, inclusive estar habilitado a trabalhar legalmente no país, por meio do Post-Graduation Work Permit (PGWP), que é emitido pelo governo federal.
Para que você se qualifique para o NLPNP, o salário a ser recebido no trabalho obtido deve ser condizente com o padrão estabelecido para sua ocupação na província. Você também terá que comprovar fundos suficientes para se estabelecer financeiramente. Além disso, a vaga deve indicar a possibilidade de evolução profissional. E tem mais: se você completar seus estudos numa instituição canadense fora de Newfoundland and Labrador, pode ser exigido que, antes de se candidatar ao NLPNP, você trabalhe pelo menos um ano em sua área de estudo.
Um dos critérios importantes para cumprir as exigências do programa é demonstrar capacidade de usar inglês ou francês no trabalho. Sua proficiência deve ser atestada por declaração juramentada de seu empregador ou documentos relacionados a sua educação. Mas se você trabalhar em função listada nos níveis C ou D do National Occupational Classification (NOC), você deverá comprovar suas habilidades através de um desses exames : International English Language Testing System (IELTS), Canadian English Language Proficiency Index Program (Celpip) ou Test d’Évaluation de Français.
Interessado em outras províncias? Nas últimas semanas, publicamos artigos sobre todas aquelas que aceitam imigração de estudantes: British Columbia, Ontário, Manitoba , Alberta, Saskatchewan e Nova Scotia . Leia a série completa e descubra onde terá mais chances. Boa sorte!
Fonte: http://www.nlpnp.ca/student.html