Já ouviu falar de orientação profissional? Também chamada de orientação vocacional, aconselhamento de carreira e vários outros nomes, o termo “orientação profissional” geralmente nos faz lembrar de alguns testes meio duvidosos que alguns de nós fizemos ainda na escola, um pouco antes do vestibular. Mas existem profissionais que trabalham exclusivamente com esse assunto: desenvolvimento de carreira. Isso inclui identificação de interesses, elaboração de currículo e carta de apresentação, e preparação para o mercado de trabalho.
O que isso tem a ver com imigrar para o Canadá? Existem muitos desafios que os novos imigrantes devem enfrentar para terem sucesso em sua jornada. Um desses desafios (um dos maiores) é a busca por emprego! Já abordamos esse assunto em nosso texto “Imigrando para o Canadá: Adaptação!”, e também em nosso texto “O mercado de trabalho em Vancouver”.
A verdade é que as coisas no Canadá podem funcionar de maneira muito diferente do que estamos acostumados no Brasil. E isso também é verdade sobre a busca por empregos, afinal não é sempre que se consegue um emprego dentro de nossa área de interesse ao chegarmos em um novo país: dependendo da profissão, talvez seja necessário fazer cursos a mais e conseguir uma licença para a atuação. Mas a boa notícia é que você não precisa passar por isso sozinho.
Por todo o Canadá existem serviços gratuitos de orientação de carreira e auxílio na busca por emprego. A nossa equipe de Vancouver foi conhecer um desses serviços, o Career Zone, oferecido pelo WorkBC Employment Services Centre, da YWCA Metro Vancouver, especialmente destinado aos job seekers até 30 anos de idade. Lá conhecemos Hilary Steinberg, que é Case Manager, ou orientadora de carreira. Ela concordou em fazer uma entrevista conosco para falar um pouco mais sobre os serviços oferecidos pelo Career Zone. Confira!
Immi Canada: O que é o WorkBC e o Career Zone?
Hilary Steinberg: O WorkBC é um programa financiado pelo Ministério do Desenvolvimento e Inovação Social (Ministry of Social Development and Social Innovation), e que foi lançado em abril de 2012 para oferecer serviços de empregabilidade gratuitos para residentes permanentes e cidadãos de British Columbia. O objetivo principal do WorkBC é auxiliar os residentes de BC a desenvolver as competências necessárias para encontrar trabalho. Cada localidade do WorkBC oferece serviços semelhantes, tais como centros de recursos, workshops com temas como busca por emprego, redação de currículo e de carta de apresentação, orientação de carreira (case management), desenvolvimento profissional e empregabilidade customizada. Nós temos orientadores trabalhando nos centros de recursos auxiliando clientes com seus currículos e cartas de apresentação e também encaminhando clientes para outros serviços disponíveis na comunidade. A orientação de carreira (case management) oferece um suporte mais personalizado. Com a orientação de carreira os clientes têm acesso a serviços mais especializados, como programas de empregabilidade financiados pelo governo e também desenvolvimento de carreira e empregabilidade customizada. Com desenvolvimento de carreira e empregabilidade customizada, os profissionais divulgam as características e habilidades do candidato e o conectam a possíveis empregadores. Centros de empregabilidade ao redor da província funcionam com o auxílio de diferentes organizações, tais como a YWCA, o Family Services, o Open Door Group e o Back in Motion. O Career Zone é operado pela YWCA, uma organização que também é responsável por três outros centros em Vancouver: o WorkBC Vancouver South, o WorkBC West Side e o WorkBC Northshore. O Career Zone está localizado na região central, e recebemos encaminhamentos de três diferentes centros: o Vancouver South, o Westside e o City Centre. Enquanto esses três centros trabalham com adultos, o Career Zone, fundado em 1999, é especializado em auxiliar jovens de 16 a 30 anos de idade a encontrar trabalho. O Career Zone é o maior de dois centros para jovens na cidade de Vancouver.
Immi: Quais são algumas das características das pessoas que o Career Zone auxilia?
Hilary: O Career Zone trabalha com uma população jovem bastante diversa. Nosso centro recebe cerca de 400 visitas de clientes por mês. Atualmente, a taxa de desemprego para jovens no Canadá está em 13%, quase o dobro da taxa para a população adulta. Muitos clientes do Career Zone estão passando por uma série de desafios que os impedem de encontrar trabalho, tais como saúde mental, drogadição, ficha criminal, situação financeira instável ou desalojamento/fato de não possuir uma moradia estável. Dessa forma, muito do nosso trabalho como orientadores do centro de recursos e orientadores de carreira é um serviço chamado de pré-empregabilidade, que significa indicar serviços disponíveis na comunidade, assim como programas destinados a auxiliar os clientes a desenvolver competências para a vida e superar as barreiras que os impedem de conseguir trabalho. Imigrantes recém-chegados são uma pequena porcentagem da nossa clientela. No entanto, nós recebemos muitos clientes de vários países que estão em Vancouver para um working holiday. Esses clientes não têm acesso à orientação de carreira, mas podem receber auxílio nos centros de recursos e também participar de workshops sobre como escrever currículos e cartas de apresentação, assim como aprender a respeito de estratégias de busca por emprego e de networking.
Immi: O WorkBC ou o Career Zone oferecem programas que são específicos para imigrantes?
Hilary: O Career Zone da YWCA não possui nenhum programa que seja específico para imigrantes. No entanto, nós indicamos várias organizações que são especializadas no trabalho com essa população, tais como MOSAIC, ISSofBC, S.U.C.C.E.S.S e o North Shore Multicultural Society. Essas organizações oferecem serviços que auxiliam novos imigrantes em seu estabelecimento na nova cidade (settlement services), oferecem aulas de idiomas e auxílio na busca por emprego. Como orientadora de carreira, eu já indiquei clientes para programas de idiomas (Language Instruction for Newcomers - LINC) oferecidos pelas três organizações, e para programas de tutoria (mentorship) oferecidos pela ISSofBC. O YWCA também possui um programa de mentorship que pode ser interessante para os recém-chegados, chamado de Next Step Mentorship, em que jovens recém-graduados são colocados sob a supervisão de um profissional da indústria por 6 meses para receber orientação em sua área profissional.
Immi: De que forma um recém-chegado no Canadá pode se beneficiar dos programas oferecidos?
Hilary: Um recém-cheado pode se beneficiar desses programas aprendendo sobre o mercado de trabalho no Canadá e também sobre como as suas habilidades, qualificações e experiência se encaixam nas oportunidades de emprego existentes no momento. Esses programas auxiliam os recém-chegados a desenvolver seu inglês e suas ferramentas de networking, além de ensinar a respeito da cultura canadense no local de trabalho e dos padrões canadenses para o currículo e a carta de apresentação. Os programas de mentorship colocam os recém-chegados em contato com profissionais em suas áreas de atuação para que recebam orientação e possam se beneficiar de oportunidades de networking.
Immi: Como orientadora de carreira, você já trabalhou com muitos recém-chegados? Quais são alguns dos desafios mais comuns com que os recém-chegados podem se deparar quanto à empregabilidade?
Hilary: Os recém-chegados se deparam com uma série de desafios tais como a falta de uma rede de network social e profissional, falta de experiência de trabalho canadense, e também falta de conhecimento sobre o mercado de trabalho em BC. Outro desafio significativo é não possuir suas credenciais reconhecidas no Canadá. Isso acaba sendo um problema para muitos profissionais que desejam começar ou recomeçar a sua carreira no Canadá. Outra consideração é que a própria busca por emprego acaba sendo uma experiência solitária. Já ouvi de muitos clientes e de pessoas que eu conheci em meu curso de Desenvolvimento de Carreira que às vezes pode ser muito desmotivante procurar por emprego quando você acabou de chegar no Canadá, devido aos motivos que mencionei anteriormente.
Nossa entrevista com a Hilary não acaba por aqui. Em nosso próximo texto desta pequena série vamos ver quais são as dicas dela a respeito da montagem do currículo e da famosa carta de apresentação! Fique atento ao nosso blog!
Quer saber mais sobre trabalhar no Canadá ou imigrar para o Canadá? Entre em contato conosco!