A dúvida de muitos é com relação ao seguro saúde, se a imigração obriga ao estrangeiro a apresentar provas do seguro na entrada do país.
Não, não é obrigatório ter um seguro saúde para entrar no Canadá. Somente em alguns programas em específico, comoWorking Holiday Visa, Sponsorship para pais e avós, o governo exige tal documentação.
Aos que vão visitar, estudar e trabalhar, não é uma regra, mas aconselhável. Por exemplo, dificilmente escolas e instituições de ensino em geral aceitam alunos sem um seguro-saúde, já que qualquer coisa que aconteça com o estudante, a responsabilidade é da instituição.
Saúde no Canadá tem alto custo, internação, utilização de ambulância ou uma simples consulta rotineira pode sair bem caro. Sendo assim, contratar um plano privado, mesmo que por um curto espaço de tempo, é importante.
Mas e os Planos de Saúde do Governo?
Os Planos de Saúde do Governo variam de acordo com cada província. Uns tem tempo de carência, como o caso de British Columbia, outros são grátis ou o Estudante Internacional não tem direito. Há que pesquisar sobre cada cada um e suas regras individuais.
Enfim, para não ter nenhuma surpresa durante a estadia no Canadá, melhor prevenir e ter um seguro saúde privado até se estabelecer no país.