British Columbia (BC) irá aumentar o salário mínimo para CAD$10,45 a partir de setembro, início de um novo sistema de indexação que liga salário mínimo das províncias ao Consumer Price Index (CPI).
A Ministra do Trabalho, Shirley Bond, anunciou que o salário vai aumentar todo mês de setembro em flutuação com o Consumer Price Index, que mede a evolução do nível de preços de um conjunto de bens e serviços adquiridos e consumidos pelas famílias.
O CPI de BC foi listado em 118,0 em janeiro de 2015, contra 117,1 no mesmo mês do ano anterior e de 117,8 em 2012, a última vez que o salário mínimo sofreu aumento.
O CPI inclui o custo dos alimentos, abrigo (moradia), as operações domésticas e mobiliário, vestuário e calçado, transporte, saúde e cuidados pessoais, recreação, educação e leitura, bebidas alcoólicas e tabaco em geral.
Shirley oberva também que, se a taxa de inflação caísse, o salário mínimo da província permaneceria o mesmo.
O salário mínimo atual em BC é CAD$10,25/hora. O aumento de CAD$0,20 também afeta o salário mínimo aos trabalhadores da área de restaurantes - bebidas alcoólicas (Servers), passando de CAD$9,00/hora para CAD$9,20, além da taxa diária live-in home support workers and live-in camp leaders, bem como as taxas mensais para zeladores e trabalhadores agrícola (Colheitas de certas frutas e legumes).
A variação anual do salário mínimo será anunciado em março de cada ano, sendo implementado em 15 de setembro do mesmo ano.
"Atualmente em BC, pessoas que ganham salário mínimo representam 110.400 empregados, ou 5,9% da força de trabalho pago, abaixo da média nacional de 7,2%", disse um representante da província por meio de um comunicado à imprensa.
A Ministra do Emprego, diz que o aumento do salário em BC permite a província manter a competitividade. “Continuamos focados em nosso plano de crescer a economia diversificada de BC, para incentivar o investimento que leva aos empregos com altos salários".
Este anúncio leva BC superar Nova Scotia, Quebec, Prince Edward Island e Newfoundland and Labrador na lista dos mais altos salários mínimos por província do país. Apenas Ontario (CAD$11), Nunavut (CAD$11) e Yukon (CAD$10,72) irão pagar mais, por hora, a partir de setembro.
Fonte: http://www.vancitybuzz.com/2015/03/bc-to-increase-minimum-wage-in-september/