O Canadá está à procura de engenheiros de todos os tipos para poder ajudar na economia crescente do país. Esses trabalhadores qualificados, com experiência em uma variedade de disciplinas, tem conhecimento que são vitais para o funcionamento de muitas empresas. Engenheiros têm atualmente uma gama de opções de imigração disponíveis para eles, incluindo o Federal Skilled Worker e Quebec Skilled Worker. Uma vez no Canadá, eles podem desfrutar de um atrativo mercado de trabalho, altos salários e uma qualidade de vida excepcional. No entanto, um engenheiro não pode praticar formalmente sob o título de engenheiro profissional , a menos que ele(a) tenha o licenciamento necessário fazê-lo por sua província ou território escolhido.
Os Regulamentos da Engenharia Engenharia é uma profissão regulamentada no Canadá. Portanto, é ilegal a prática sob o título de Engenheiro Profissional (P.Eng.) sem estar devidamente licenciado . No entanto, um indivíduo pode trabalhar na área de engenharia sem uma licença, desde que ele(a) seja supervisionado por um engenheiro licenciado.
O regulamento de licenças de engenharia é mantido por províncias e territórios de forma individual. Não é necessário ser um cidadão canadense ou residente permanente , a fim de solicitar uma licença para trabalhar no Canadá . Imigrantes em potencial deve certificar-se de aplicar o licenciamento na província onde pretendem se estabelecer e trabalhar após a sua chegada ao Canadá.
A lista dos órgãos provinciais e territoriais que regulam a certificação de engenharia serão encontrados na parte inferior deste artigo.
Cada associação oferece dois tipos de adesões: Engenheiro em Treinamento e Engenheiro Profissional. Um membro como Engenheiro em Treinamento indica que todos os requisitos acadêmicos para uma licença de engenheiro profissional foram exigidos e que o requerente está em processo de completar os requisitos adicionais. A licença de engenheiro profissional indica que todas as exigências pendentes para a adesão foram concluídas e permite o indivíduo de praticar engenharia em seu campo e usar o título P. Eng após seu nome.
Candidatar-se à Certificação de Engenheiro Profissional
O processo de receber a certificação de engenheiro profissional pode levar mais de um ano . Detalhes da aplicação, bem como os requisitos de documentos específicos, variam de província para província .
No entanto, todas as aplicações bem-sucedidas devem satisfazer os requisitos dos cinco campos seguintes :
• Avaliação Acadêmica ;
• Experiência de Trabalho e Avaliação de Referências ;
• Avaliação de Competência Linguística;
• Avaliação de Caráter;
• Prática de Exame Profissional
Avaliação Acadêmica - Todos os engenheiros devem obter um mínimo de educação. Isso geralmente equivale a pelo menos 4 anos de licenciatura em uma disciplina de engenharia ou equivalente. Os detentores de credenciais acadêmicas estrangeiras devem ter suas credenciais avaliadas e de acordo com a equivalência canadense. A província ou território para onde o candidato está aplicando pode ainda exigir que sejam escritos exames em quaisquer das categorias abaixo:
• Exames básicos - capacidade de teste em matemática , ciências básicas e engenharia;
• Estudos complementares - exames de conhecimento de teste de engenharia aplicada;
• Exames específicos de Disciplina - Conhecimentos de testes em ciências de engenharia e design;
Experiência e Avaliação Referências – É necessário Um mínimo de 4 anos de experiência de trabalho em uma disciplina de engenharia para receber licenciamento no Canadá (exceto Quebec ). Isto inclui pelo menos 1 ano de experiência de trabalho supervisionado no Canadá.
É importante notar que não é necessário esperar para apresentar a sua candidatura até que um ano de experiência canadense seja obtida. Medidas adicionais, como a Avaliação Acadêmica, podem ser concluídos enquanto o 1 ano de experiência de trabalho canadense está em andamento.
Avaliação de Competência Linguística - Os engenheiros devem demonstrar a sua capacidade de se comunicar em Inglês ou Francês . Muitos imigrantes potenciais já tem documentos que atestam as suas habilidades de linguagem, pois isso é exigido por muitos programas de imigração. No entanto, eles devem consultar o órgão específico de licenciamento, conforme possa ser exigido provas adicionais.
Avaliação de Caráter -. As referências devem incluir engenheiros profissionais, pelo menos, um dos quais está licenciado para a prática no Canadá. Todos devem estar dispostos a atestar a honestidade e caráter do candidato.
Prática de Exame Profissional - Todos os candidatos Engenheiros Profissionais devem passar neste exame. A fim de fazer o exame, o pedido de licenciamento deve estar em andamento. O exame é realizado duas vezes por ano. Há muitas vezes uma opção, dependendo da província ou território a que se está aplicando, para fazer o exame enquanto estiver no exterior .
Guias de estudo estão disponíveis por meio de órgãos de licenciados de cada província.
Conclusão
O Canadá tem tomado medidas para tornar o processo de licenciamento profissional Engenharia disponível para indivíduos que estão tanto no Canadá como no exterior. "Províncias e territórios têm muitos recursos locais para ajudar os engenheiros formados no exterior a obter a certificação, é necessário praticar no Canadá", disse o procurador David Cohen.
"Isto destaca o fato de que o Canadá necessita desses profissionais talentosos e que está realmente disposto a fazer com que eles escolham o nosso país como seu novo lar".
Fonte: http://www.cicnews.com/2013/10/receiving-engineering-license-canada-process-103015.html