Existem duas formas possíveis para que a aplicação ao Visto Canadense (Temporário) seja realizada, uma é via VAC, que atualmente é administrado pela empresa terceirizada pela Imigração Canadense, VFS Global ou Online, diretamente no site oficial do Governo: www.cic.gc.ca.
Via VAC Centre
Desta forma a sua aplicação será enviada fisicamente, ou seja, todos os documentos serão encaminhados (em papel) ao consulado, pelo VFS Global.
São três os escritórios no Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
É importante lembrar que o VAC Centre não é o consulado, com isso não são eles quem fazem as análises, aprovações ou delegam as negativas dos Vistos. Eles são apenas uma empresa terceirizada pelo Governo Canadense para realizar o trâmite do transporte dos documentos entre o interessado (Aplicante) e o Consulado.
Nem mesmos possuem autorização para auxiliarem de forma direta, como consultores registrados, nos processos a serem realizados.
Existe a cobrança das taxas por parte do VAC Centre, desde para apenas enviar os documentos, assim como para o auxílio no preenchimento dos formulários, cópias e afins.
Neste tipo de processo, o passaporte do aplicante fica retido durante todo o procedimento, e apenas saberá se o Visto foi concedido ou não, após o retorno do mesmo.
Acompanhamento do processo
Ao realizar a solicitação será concedido um número de rastreio, para informações bem básicas a respeito, por exemplo, que o passaporte já está retonando do consulado ao VAC Centre.
Não é possível ver cada passo, cada detalhe do processo, e é importante se manter sempre atento aos prazos, uma vez que enquanto os mesmos estejam vigentes, o procedimento estará seguindo de maneira normal.
Você encontra mais informações a respeito aqui: https://www.vfsglobal.ca/Canada/Index.html
Via Online – CIC
A realização do procedimento online, diretamente no site oficial do CIC, o aplicante apenas enviará, por meio do sistema cópias dos documentos escaneados. Sendo assim, o solicitante ficará em posse do seu passaporte durante todo o processo, apenas tendo que enviá-lo quando se tenha a certeza da aprovação e finalização do caso.
Talvez essa seja a forma mais utilizada pelos que desejam ir ao Canadá e solicitem o Visto, porém é sempre importante ter muita atenção aos documentos que serão encaminhados e a forma como serão encaminhados, que cumpram corretamente com o que a Imigração Canadense quer ver.
Em caso de dúvidas, não deixe de contratar o auxílio de um profissional registrado e licenciado pelo Governo Canadense.
Ao optar por essa forma, terá que, obrigatoriamente ser criada um registro no site oficial, o chamado MYCIC, onde serão solicitados os dados pessoais do aplicante principal, responsável pela conta e, feito isso, será respondido todo um checklist, referente à cada aplicante, onde será relatado qual o propósito da ida.
Após a conta ser criada, surgirão os campos onde os documentos serão anexados, a confirmação dos mesmos, realização do pagamento e fim.
Acompanhamento do processo
Ao realizar a solicitação será emitido um comprovante, que constará o número da aplicação.
Assim como a aplicação via VAC Centre, não é possível ver cada cada detalhe do processo, o que exatamente o oficial responsável pelo caso estará fazendo naquele momento na sua documentação. No Sistema do MYCIC, até que haja alguma atualização, constará sempre como EM PROCESSO.
É importante se manter sempre atento aos prazos, que variam de acordo com cada tipo de visto solicitado, uma vez que enquanto os mesmos estejam vigentes, o procedimento estará seguindo de maneira normal.
Realizei o procedimento com auxílio de uma consultoria e uma conta no MYCIC foi criada por eles para o meu processo – Como proceder?
IMPORTANTE - Primeiramente, jamais realize qualquer tentativa diretamente no site da Imigração sem saber os dados de acesso da sua conta.
Existe uma forma de “linkar” os dados e repassar o processo que esteja em uma conta previamente criada para uma nova, porém, isso faz com que você retire o acesso e o acompanhamento de todo o procedimento da outra parte, no caso a consultoria a qual foi contratada para isso.
Se você pretende ter acesso à sua conta MYCIC, solicite diretamente à empresa a qual você contratou, para que não haja, até mesmo, a quebra do contrato, onde a mesma não mais se colocará como a responsável pelo procedimento.
Prazos de Processamento
Seja uma aplicação realizada por meio do VAC Centre ou diretamente no Site do CIC, o prazo de processamento sempre será o mesmo, sendo de total responsabilidade do Governo Canadense, os quais poderão ser alterados em função das oscilações de trabalho nos consulados e tipos de Vistos a serem solicitados.
No site oficial existe um local onde é possível saber sobre os prazos de processamento, porém é importante ressaltar que os prazos ali colocados, são sempre para um primeiro retorno e não uma finalização completa do trâmite.
Veja mais aqui: http://www.cic.gc.ca/english/information/times/
Planeje-se sempre com antecedência, independente do propósito de ida ao Canadá, seja como Turista, Estudante ou Trabalhador Temporário. Tenha em mente sempre que o processo pode demorar mais que o esperado e não seja surpreendido!
Quer auxílio no seu processo de Visto ou de Imigração? A Immi Canada pode te ajudar!
Envie-nos um e-mail: contact@immi-canada.com
Texto: Deborah Calazans – Immi Canada (A cópia e/ou reprodução deste conteúdo, sem prévia autorização, está totalmente proibida).