A província de Québec recebe cerca de 45 mil imigrantes por ano. Apesar do vasto território, a maior parte dos habitantes está concentrada no sul, no vale do Rio São Lourenço, um dos maiores do mundo. A língua francesa é a oficial da província, que busca sempre apresentar grande diversidade social e cultural. Ela combina o desenvolvimento econômico dos Estados Unidos com a influência da cultura europeia.
A região é caracterizada pelas estações bem definidas. A primavera costuma ser agradável, com temperaturas em torno de 9 graus. No verão, a temperatura média de 19 graus permite fazer atividades ao ar livre e a cidade oferece diversos festivais culturais. No outono, o clima já fica mais ameno, com média de 6 graus. Québec tem uma média anual de 107 dias de neve, o que favorece a prática de esportes como esqui, snowboard, patinação e pesca no gelo, bastante populares nesta época. A temperatura aproximada é de -13 graus.
O processo de imigração para Québec é diferente do Skilled Worker, a categoria mais popular e que atrai para o Canadá imigrantes do mundo todo. O profissional que deseja trabalhar em Québec deve ter bons conhecimentos de francês, trabalhar em uma das profissões de alta demanda e ter experiência na área. As profissões de alta demanda são analisadas e modificadas de tempos em tempos para tornar o processo mais dinâmico e de acordo com as exigências do mercado de trabalho da província.
O programa é dividido em duas partes: a Provincial, em que a pessoa passa por uma entrevista com um representante do governo canadense, e a Federal, na qual será necessário ter ter o Certificado de Aceitação de Québec para poder continuar o processo. Apenas depois de ter sido selecionado pelo governo, o imigrante pode aplicar para residência permanente.
O governo de Québec se responsabiliza em oferecer ensino público de qualidade, desde o jardim de infância até a universidade. No ensino privado, as famílias recebem incentivos financeiros do governo para seus filhos. O valor das universidades de Québec é considerado um dos mais baixos da América do Norte. A fim de aumentar o acesso ao ensino superior, o governo oferece ainda diversos programas de bolsas de estudo.
A segurança é um dos fatores que faz as pessoas optarem por Québec. De acordo com o Statistics Canada, a província está entre as dez cidades com maior segurança pública do mundo.
Québec recebe diversas conferências e congressos internacionais relacionados à questões do meio ambiente. Isso porque o governo implementou programas de prevenção e restauração, o que tem levado ao surgimento de tecnologias, produtos e serviços econômica e socialmente interessantes.
Se você quer imigrar para o Canadá e não sabe como, conte com a nossa consultoria!