No ano de 2021, a imigração canadense emitiu quase 450 mil novas permissões de estudo, quebrando todos os recordes mesmo em tempo de pandemia, onde o processamento enfrenta uma longa demanda. Já em 2020, o número de processos finalizados contabilizou 255 mil novos estudantes internacionais.
A imigração canadense revelou também os países que mais conseguiram aprovação na permissão dos estudantes internacionais. Como de costume, a Índia continua na liderança. Neste ano, afetado também pela pandemia, o Brasil não apareceu nas dez primeiras posições. Em 2021 o país teve 11.120 permissões de estudo emitidos. Os números para os brasileiros ficaram estáveis de 2020 a 2021.
1) India: 217,410
2) China: 105,265
3) França: 26,630
4) Irã: 16,900
5) Vietnã: 16,285
6) Coréia do Sul: 15,805
7) Filipinas: 15,545
8) Estados Unidos: 14,325
9) Nigéria: 13,745
10) México: 11,550
A província de Ontário é considerada o centro da educação internacional no Canadá. Toronto e Ottawa são destinos número1 no país há mais de 20 anos. O número de estudantes internacionais em Ontário estava em constante ascensão antes da pandemia e agora o governo pretende recuperar os bons números.
- Em 2021 Ontário recebeu seu maior número de estudantes internacionais em um ano.
- Metade de todos os estudantes internacionais aprovados para estudar no Canadá entre janeiro e julho de 2021 escolheram Ontário como destino.
- Ontário recebeu 123% mais estudantes internacionais em 2021 do que em todo o ano de 2020 - isso é três vezes o aumento no resto do Canadá.
Uma pesquisa realizada pela QS World University, apresentou o ranking com as 1.300 melhores universidades de todo o mundo. Cada instituição foi avaliada de acordo com seis métricas principais: Reputação Acadêmica, Reputação do Empregador, Proporção Corpo Docente/Estudante, Citações por corpo docente, Proporção Internacional do Corpo Docente e Proporção de Estudantes Internacionais.
Ranking Global - Universidade - Cidade
#26 University of Toronto - Toronto
#27 McGill University - Montreal
#46 University of British Columbia - Vancouver
#111 University of Montreal - Montreal
#126 University of Alberta - Edmonton
#140 McMaster University - Hamilton
#149 University of Waterloo - Waterloo
Nos últimos anos, o Canadá liderou o ranking comparativo com outros grandes países ocidentais, quando analisado o crescimento de estudantes internacionais. Por exemplo, de 2008 a 2019, o número de permissões emitidas para estudantes internacionais de nível superior aumentou 2.8 vezes de 45.900 para 173.000 no Canadá, em comparação com um crescimento de 7% de 340.700 para 364.000 nos Estados Unidos, 50% de 249.000 para 374.000 no Reino Unido e 52% de 114.400 para 173.400 na Austrália.
A grande maioria dos estudantes internacionais que garantiram o PGWP vieram de dois países de origem: Índia e China. Juntos, esses dois países representaram 66% de todos os PGWPs emitidos em 2018. O Brasil aparece na lista de países destacados, assim como França e Coréia do Sul.
Ainda de acordo com a pesquisa publicada, as províncias de Ontario, Quebec e British Columbia foram as mais procuradas por esses aplicantes.
Estudantes internacionais representam cerca de 17% do corpo estudantil nas universidades de Toronto. Toronto é a capital cultural do Canadá, com locais históricos, festivais gastronômicos e muita arte.
- 17% da população estudantil em Toronto é composta por estudantes internacionais;
- Sendo uma das cidades mais multiculturais do mundo, são faladas cerca de 140 línguas.;
- É uma cidade segura e oferece oportunidades de emprego;
- Sendo a cidade mais populosa do Canadá, possui um alto custo de vida devido às condições de moradia.
De acordo com as pesquisas da QS, Ottawa é uma das melhores cidades do mundo para estudantes, com uma população estudantil vibrante e diversificada. Atividades de inverno como esqui e patinação são populares na cidade. Se você está procurando trabalho no Canadá, Ottawa é um dos melhores lugares para procurar uma nova oportunidade no mercado de trabalho.
- Ottawa é uma das cidades mais amistosa para os estudantes;
- Esta pequena cidade na província de Ontário tem estrangeiros como mais da metade de sua população;
- É um mix de culturas e etnias de todo o mundo;
- A cidade tem uma baixa taxa de criminalidade e uma alta taxa de renda per capita;
- Oferece um estilo de vida vibrante com uma variedade de festivais celebrados todos os anos;
- As oportunidades de emprego para os imigrantes são imensas;
- Este lugar também é rico em belezas naturais com tantos lagos e florestas de água doce;
- Ottawa pontua alto em facilidade de transporte;
A cidade de Quebec, capital da província francófona, é conhecida por sua arquitetura e sensação europeia. É uma cidade vibrante que abriga inúmeros festivais. O Carnaval de Inverno é o maior festival da cidade e apresenta uma variedade de atividades para serem realizadas na temporada de inverno. Para estudantes internacionais, também é a cidade mais em conta - economicamente - do Canadá.
- É uma cidade de língua francesa, que recebe a maioria dos visitantes de todo o mundo;
- Poucas pessoas falam inglês por lá, mas quando se trata de universidades, o meio de comunicação é principalmente o inglês;
- É a segunda maior área metropolitana depois de Montreal e é um lugar extremamente seguro;
- As pessoas são amigáveis, bastante liberais e casos de violência pública são raros;
- Tem a menor taxa de desemprego entre todas as cidades do Canadá;
- Quando se trata do custo de vida, Quebec é bastante acessível e oferece boa educação pelo menor preço possível;
- As universidades estão bem equipadas e contam com laboratórios de última geração, quadras esportivas e salas polivalentes.
Localizada na costa oeste do país, Vancouver é considerada uma das cidades mais habitáveis do mundo. A paisagem urbana é incrível, enquanto também há acesso próximo a praias e montanhas, sendo um local perfeito para quem gosta de cidade e amantes da natureza.
Também fica a apenas 45 minutos da fronteira dos EUA e da movimentada cidade de Seattle.
A província num todo possui excelentes oportunidades de trabalho com grandes empresas multinacionais que possuem sede na cidade.
No entanto, o custo de vida elevado, principalmente no setor imobiliário, pode ser um obstáculo para os estudantes internacionais.
PGWP e o caminho a residência permanente
Um dos caminhos mais procurados para imigração canadense, é através da obtenção de uma permissão de estudo, onde o aplicante pode chegar ao país para cursar uma graduação de ensino superior, pós-graduação, doutorado ou mestrado.
E a escolha do Canadá não é por acaso, pois o país é um dos únicos do mundo que oferece a possibilidade de obtenção de uma residência permanente, sendo esse o motivo do país ter recebido o título de país mais popular entre os estudantes estrangeiro.
Um estudo feito anteriormente, revelou que entre os estudantes internacionais que chegaram no Canadá na década de 2000, cerca de 3 em cada 10 se tornaram imigrantes em um período de 10 anos a partir de sua chegada. E o número só cresceu desde então.
Através da obtenção do PGWP e posteriormente a transição para residência permanente para muitos, os estudantes internacionais forneceram uma fonte crescente de trabalho para o mercado de trabalho canadense que se estendeu muito além de seus períodos de estudo.
O PGWP é uma excelente oportunidade para você se qualificar para um futuro processo de residência permanente no Canadá. E nós da Immi Canada prestamos serviço para aplicação completa, e do cônjuge se houver. Envie um e-mail para contact@immi-canada.