Detalhes do novo sistema de imigração da província de Quebec foram revelados ontem (quarta-feira, 01 de agosto). O recém-lançado Quebec Skilled Worker Program (QSWP) será baseado em um banco de dados, chamado de Expression of Interest System, que funcionará de maneira similar ao Express Entry federal. O programa entra em vigor hoje e alguns detalhes a respeito do sistema de classificação foram revelados.
A primeira grande novidade é que a província de Quebec levará em conta experiência de trabalho do candidato nos Estados Unidos (EUA). Isso a torna a única dentre as canadenses que dá pontos e leva em consideração o tempo trabalhado no país vizinho ao classificar os candidatos.
*Clique aqui e acesse o artigo que fizemos com as informações a repeito do novo sistema.
Os candidatos do QSWP que submeterem seu perfil no Expression of Interest System serão classificados em dois grupos: o primeiro deles é para os aplicantes que possuam uma oferta de trabalho da província francófona ou estejam vivendo na localidade e obedeçam a regras específicas. O segundo é destinado aos que aplicam e vivem fora de Quebec.
De acordo com as regras publicadas, para entrar no primeiro grupo os candidatos devem seguir alguns critérios que seguem abaixo:
Este primeiro grupo será classificado e pontuado de acordo com os sete fatores a seguir:
O segundo grupo é destinado aos aplicantes que residem fora da província. Estes candidatos serão classificados com base em pontuações obtidas sob oito fatores:
Ambos os candidatos, tanto do primeiro grupo como do segundo, serão contemplados com pontos extras por combinações de habilidades e fatores, confira abaixo quais são:
A província francófona ainda não revelou a pontuação de cada fator e nem quantos pontos serão creditados para as combinações de características. Entretanto, o regulamento do Quebec’s Ministry of Immigration (MIDI) determina que eles podem emitir convites ao Quebec Selection Certificate (QSC) aos candidatos com maior pontuação no ranking ou com base em critérios de seleção e condições consideradas prioritárias pela província.
As revisões da lei de imigração da localidade (que pode ser acessada em sua totalidade neste link), contemplam que um candidato pode ser convidado a aplicar de acordo com a sua capacidade de se estabelecer com sucesso na região, a escolha da região de destino em Quebec, se for proveniente de um país afetado por uma crise humanitária e, ainda, a existência de um compromisso internacional.
Fontes: http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=1&file=103602.pdf
Fabíola Cottet