O site Workopolis se mostrou bastante otimista com relação ao mercado de trabalho canadense para 2015. Ao longo de 2014 houve um aumento mensal constante em anúncios de emprego online e o crescimento ano-a-ano foi significativo. Estes números também refletiram na taxa nacional de desemprego, que atingiu um índice abaixo de 6,5% em outubro - o menor em seis anos.
Segundo a Pesquisa Manpower Employment Outlook Survey for Q1 of 2015, 11% dos empregadores canadenses pretendem contratar no início do próximo ano. 73% dizem que eles planejam manter os funcionários e apenas 7% acreditam que farão cortes.
Essa pesquisa nacional, realizada com 1.900 empregadores canadenses de todos os setores, indica algumas variações regionais na atividade de contratação. Grande parte do crescimento de emprego ocorre no Ocidente. Os empregadores do Atlântico canadense esperam uma contratação mais robusta para o próximo trimestre, onde em torno de 14% esperam aumentar o número de pessoal.
Menos empregadores de Ontário e Oeste do Canadá estão antecipando o crescimento, onde 8% dizem planejar contratar no início de 2015. Os candidatos à empregos em Quebec devem esperar um clima modesto de contratação, com apenas 6% dos empregadores com planos para tal.
"Nós estamos vendo alguns sinais cautelosos, embora positivo, no mercado de trabalho do Canadá, com os empregadores esperando um ritmo de contratação justa para o próximo trimestre", disse Michelle Dunnill da Manpower.
Parte dessa mudança regional na contratação poderia ser resultado da queda dos preços do petróleo e isso causou uma desaceleração na contratação em 2014. Em janeiro a junho deste ano, praticamente toda a criação de emprego no Canadá estava acontecendo no Ocidente. Desde junho, no entanto, a economia do país ganhou 137 mil postos de trabalho, e menos de 13 mil deles foram em Alberta.
As cidades canadenses que esperam mais contratações em 2015:
Halifax, NS
Kitchener/Cambridge, ON
Thunder Bay, ON
Hamilton, ON
Fredericton, NB
Regiões canadenses que esperam menos contratações em 2015:
Barrie, ON
Monteregie, QC
Fort Erie, ON
Laval, QC
Brantford, EM
St. Catharines, ON
Segundo relatório divulgado, os empregadores das áreas de Finanças, Seguros e Imobiliário estão esperando uma maior contratação, já os das áreas de Fabricação de bens não-duráveis e Minas estão projetando o mínimo.
Setores com projeções para grandes contratações:
Finanças, Seguros e Imobiliário
Fabricação de Bens-Duráveis
Administração Pública
Construção
Transporte e Serviços Públicos
Setores com projeções para poucas contratações:
Fabricação de bens não-duráveis
Setor de mineração
Educação
Varejo
A demanda por profissionais da área de Tecnologia
O mercado de trabalho permanece robusto para a área de Tecnologia. 84% dos CIOs entrevistados disseram que planejam contratar nos próximos meses - tanto para adicionar pessoal e preencher vagas atualmente disponíveis.
Entre as 12 habilidades mais difíceis para os empregadores canadenses encontrarem profissionais, seis são relacionados à tecnologia. 50% dos CIOs canadenses disseram que é pouco ou muito difícil encontrar especialistas em TI. Este é um aumento de 23% de acordo com a pesquisa anterior.
"O ambiente atual de contratação competitiva continuará no primeiro semestre de 2015, assim como a oferta de profissionais de tecnologia altamente qualificados seguirá abaixo da demanda", disse Deborah Bottineau, gerente regional sênior da Robert Half Technology.
As previsões de contratação para o último semestre de 2014 e os primeiros seis meses de 2015 são baseados em entrevistas com mais de 270 CIOs, convidados a fornecer uma perspectiva de contratação.
Veja o infográfico completo aqui: http://rht.mediaroom.com/file.php/1531/RHT_1214_GRAPH_HI_Canada.jpg