Temos recebido muitas mensagens de nossos clientes e também do público em geral nos perguntando a respeito das profissões regulamentadas aqui no Canadá. Falamos um pouco sobre isso a partir deste post que publicamos no começo do ano passado, e achamos importante retomar as discussões e passar para vocês algumas informações a mais a respeito dessas profissões, muitas das quais estão em alta por aqui.
Antes de mais nada, o que são profissões regulamentadas?
Assim como no Brasil, aqui no Canadá alguns profissionais precisam ter uma licença especial para exercer determinadas profissões. Essa licença é conquistada por meio de educação direcionada para a área de atuação, experiência de trabalho e provas específicas, tudo isso de acordo com o órgão responsável pela regulamentação de cada profissão, em cada província ou território.
A regulamentação dessas profissões nada mais é do que uma medida de proteção ao público e à segurança em geral, tanto de quem pratica quanto de quem recebe os serviços, e também uma maneira de oferecer a garantia de que os profissionais que estão atuando nessas áreas são, de fato, qualificados para isso. São profissiões que exigem um alto grau de responsabilidade, como medicina e engenharia, por exemplo, e que correspondem a cerca de 20% das profissões existentes no Canadá.
O site do governo canadense explica de uma forma bem bacana os detalhes a respeito dessas profissões. Por exemplo, para trabalhar em uma delas, você precisa ter uma licença, um certificado ou se registrar junto ao órgão regulatório da profissão na província onde você pretende atuar.
|
Embora cada província e cada profissão tenham requisitos diferentes para a regulamentação, é possível esperar um mesmo conjunto de passos para todos:
Quais são as profissões regulamentadas no Canadá?
Contamos 46 profissões diferentes somente em Ontário!
O Canadá possui 10 províncias e 3 territórios, cada um com particularidades quanto à legislação e também quanto à regulamentação das mais diversas profissões e trades (ocupações como carpintaria, encanamento, etc.)
Por essas razões vamos limitar nossa série às profissões que mais aparecem em nosso dia-a-dia, ou seja, as escolhidas pela maioria das pessoas que nos procuram para tirar dúvidas. Também vamos limitar as informações por aqui às 4 províncias mais procuradas por nossos clientes (e que também são as mais importantes do Canadá): Colúmbia Britânica, Alberta, Ontário e Manitoba.
Se por acaso a sua profissão ou a província para a qual você pretende ir não aparecer em nossos próximos posts, fique tranquilo: o site do governo canadense oferece um link para uma ferramenta muito interessante que permite que você digite a sua profissão e a província onde pretende atuar para verificar se há ou não regulamentação. Além disso, uma rápida pesquisa em sites de busca irá oferecer links valiosos para que você possa estudar suas opções com segurança.
|
Fiz a equivalência do meu diploma e tenho um ECA Report. Isso significa que já posso atuar em uma profissão regulamentada?
Não. O ECA, ou Educational Credential Assessment, como explicamos neste post , tem como objetivo analisar o seu histórico acadêmico para verificar o seu grau de instrução de acordo com o sistema canadense. No entanto, isso não significa que as suas credenciais são automaticamente reconhecidas no Canadá, já que o ECA é mais utilizado como um dos requisitos para os processos imigratórios.
Para atuar em uma profissão regulamentada não há outro jeito: é preciso entrar em contato com o órgão responsável pela regulamentação da profissão na província onde você pretende atuar e verificar quais são os requisitos para obter a licença.
A seguir, na série Profissões Regulamentadas: Enfermagem!
Links úteis (em inglês):