Para quem ainda não foi a cidade de Edmonton, uma informação rápida: ela é cortada ao meio por um rio (Saskatchewan River). O centro fica ao norte do rio, enquanto a boêmia Whyte Avenue, uma das ruas mais badaladas, cheias de lojas, bares e restaurantes, fica na parte sul da cidade. Agora, uma pergunta: qual a melhor maneira de ir do centro à Whyte Avenue? De bondinho, ora essa!
A cidade de Edmonton conta com um simpático sistema de bondinhos à moda antiga que faz o trajeto Downtown – Strathcona (o bairro onde fica a tal Whyte Avenue) diariamente, entre a primavera e o outono (mais precisamente, ele começa em maio e segue até outubro). É um passeio rápido, de cerca de 15 minutos, mas cheio de charme. Quem já andou em bondinho, sabe: é gostoso demais!
Aqui a frota tem três carros, o mais antigo sendo de 1912. Sim, são carros bem ao estilo retrô mesmo, uma graça! Saindo do centro, o bonde segue pelos trilhos acima da ponte que corta o rio, passando por áreas naturais deslumbrantes e nos presenteando com uma vista linda da cidade e do Saskatchewan River (preparem as câmeras nessa hora e torçam para o dia estar bonito! É garantia de foto digna de Instagram). Em determinado momento, chega até mesmo a passar bem no meio das árvores, deixando que o verde cubra toda a vista das janelas. Como eu já falei em um texto anterior aqui no blog, Edmonton tem natureza por toda parte.
Um fato interessante é que a operação desses streetcars é mantida pela Edmonton Radial Railway Society, que funciona principalmente a base de doações e de voluntariado. Qualquer entusiasta pelo sistema ferroviário pode se tornar um membro, através de uma taxa anual, e ajudar a associação com trabalhos voluntários. Pode ser na condução dos bondinhos, na manutenção, como guia dentro dos carros, contando a história e respondendo perguntas dos passageiros, ou até mesmo ajudando a manter o site oficial. Claro, a associação também tem patrocinadores, como a própria prefeitura, mas é muito bacana pensar que esse lindo e singelo passeio é possível graças aos apoiadores que dedicam seu tempo voluntário ao projeto. É muito amor, gente!
E se você quiser entrar mesmo de cabeça na história do passeio de bonde pela cidade de Edmonton, ainda pode visitar o Strathcona Streetcar Barn & Museum, um pequeno museu com artefatos, fotos e um pouco da história da associação e do modelo ferroviário de modo geral. A entrada é gratuita, e fica em Strathcona, bem pertinho da estação final. Ou seja, dá até pra combinar a visita com o passeio e fazer um dia turístico temático!
A viagem de streetcar é paga na hora, para o condutor. Com direito a ida e volta (round trip fare), e crianças de até cinco anos não pagam passagem. Os horários são rígidos, e é bom ficar atento para não perder a condução. No site oficial, que vou deixar aqui no final do texto, tem todas essas informações, além de contar com mais detalhes a história de cada um dos carros e da própria Railway Society.
E você, também curte andar de bonde? Não se esqueça de incluir o passeio na sua visita à Edmonton e boa viagem!
Conheça o site da Edmonton Radial Railway Society clicando aqui.