As opções de imigração para trabalhadores qualificados francófonos e bilíngues fora de Quebec existem, porém nada é tão fácil como as vezes é divulgado.
O Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) oferece opções para os empregadores que queiram contratar trabalhadores francófonos ou bilíngues qualificados para comunidades fora de Quebec (Parte Francesa do Canadá). Isso ajudará a contribuir para a vitalidade, desenvolvimento e prosperidade das comunidades francófonas minoritárias no Canadá.
A contratação de um francófono ou um candidato bilíngue poderá beneficiar a empresa com uma série de vantagens. Por exemplo, ser capaz de servir os clientes em ambas as línguas oficiais e entrar em novos mercados. Você pode também beneficiar de novas redes internacionais ou adotar novas formas de fazer negócios.
Desde 01 de junho de 2016, Trabalhadores Qualificados Francófonos ou Bilíngues que pretendem trabalhar em um comunidades fora Quebec podem ser isentos de uma Labour Market Impact Assessment (LMIA).
No caso dos Francófonos, a isenção é se:
Com isso o Governo Federal quer equilibrar a situação atual dos trabalhadores francófonos e bilíngues qualificados, além de beneficiar a comunidade de língua francesa que existe fora da região de Quebec.
O objetivo desta mudança anunciada no último dia 1º, é que até 2023 4,4% dos imigrantes com conhecimentos de francês se estabeleçam fora de Quebec.
As comunidades francófonas fora de Quebec
Enquanto a maioria dos canadenses francófonos vivem em Quebec, outra grande parte escolheu como moradia outras províncias ou territórios do Canadá.
Todas as províncias e territórios do Canadá possuem uma população francófona. O tamanho das comunidades francófonas em cidades fora do Quebec varia. Saiba mais aqui: http://profils.fcfa.ca/en
O idioma falado nestas comunidades, quando se trata de mercado de trabalho, é geralmente Inglês.
O serviços de educação e de saúde são geridos pelas províncias e territórios. A sua disponibilidade em francês depende da região.
Aqui estão algumas opções para contratar um candidato francófono:
Em contato com o Departamento Canadense de Vistos para recrutar um candidato que é estrangeiro ou já se encontra no Canadá
Se a Empresa tem uma oportunidade de trabalho e quer recrutar um trabalhador estrangeiro temporário ou permanente de um país francófono, deverá ser enviada a sua oferta de emprego para o escritório de visto em Paris. Incluindo informações detalhadas, como o título do trabalho, funções, datas de início e final esperado, salário e benefícios.
Muitos países tem serviços públicos de emprego que se especializam em recrutamento internacional para ajudar os seus cidadãos a encontrar trabalho no exterior. A equipe do escritório de visto pode encaminhar as oportunidades que melhor atendam às necessidades e fornecer assistência para o processo de recrutamento da empresa de forma gratuita.
Estes serviços são oferecidos pelo nosso escritório de vistos durante todo o ano a todos os empregadores canadenses com ofertas de emprego fora de Quebec.
Participar da Destination Canada Job Fairs
Destination Canada é uma feira de trabalho anual organizada pelo Governo do Canadá em Paris, Bruxelas e Tunis. A feira conecta empregadores canadenses com os candidatos francófonos qualificados em uma variedade de campos, tais como hotelaria, tradução, tecnologia da informação, multimídia, engenharia, educação, saúde, agricultura, transporte, etc. Para participar, os empregadores devem ter ofertas de emprego fora de Quebec.
Fazer uma oferta de emprego à um candidato ao Expresso Entry
O Express Entry é o Sistema de Imigração atual do Canadá, o qual gerencia os programas econômicos de imigração:
Como empregador canadense, a empresa pode considerar fazer uma oferta de emprego à um candidato ao Express Entry (que se encontre na Pool do EE), caso a empresa não tenha conseguido preencher suas necessidades do mercado de trabalho contratando um residente permanente ou cidadão canadense.
Os candidatos que tem uma oferta de trabalho válida com suporte de um LMIA, serão concedidos pontos adicionais (600 pontos) ao Comprehensive Ranking System do Express Entry. Estes pontos adicionais irão garantir que seu candidato receberá um convite (ITA) para solicitar a residência permanente no próximo Draw “sorteio” do Express Entry.
Por meio do Express Entry, a maioria das solicitações de residência permanente serão processadas em seis meses ou menos, uma vez que a aplicação seja enviada de maneira completa (ou seja, enviados todos os documentos necessários após o ITA) para a residência permanente é recebido pela CIC.
O Sistema do Job Bank (O banco de oportunidades do Governo) também auxilia aos empregadores encontrarem candidatos francófonos e bilíngues.
Quer mais informações? Entre em contato conosco!
Fonte Oficial: http://www.cic.gc.ca/english/hire/francophone.asp
Tradução e Adaptação: Immi Canada – A reprodução e/ou cópia, sem prévia autorização, é extremamente proibida.