Hoje o tema é alvo de constantes perguntas a respeito, os chamados subempregos ou entry level job no Canadá. Antes de mais nada, devemos estar cientes que ao chegar no Canadá, como estrangeiro, independente do status (Visto Temporário ou Residente) somos os "estranhos" no novo país. Não temos networking, nossas experiências profissionais, muitas vezes, podem não ajudar muito, e pode-se dizer, que chegamos com um orçamento limitado também.
À procura de um emprego analisando friamente a situação, não é impossível, mas logo após a chegada é pouco provável que uma empresa contatará um estrangeiro já para ocupar, por exemplo, um cargo na diretoria. O empregador pode ter visto que você tem potencial, bons conhecimentos na área, mas ele não tem naquele momento referências concretas sobre você, até porque, toda sua experiência está em um país estrangeiro e em empresas desconhecidas a nível mundial, na maioria das vezes.
Você lembra quando estava em busca do seu primeiro emprego no Brasil? No Canadá funcionará da mesma maneira. Ou seja, um degrau de cada vez.
Neste momento que aparecem os "subempregos" ou empregos "Entry Level" assim são chamados, pela grande maioria, cargos nas áreas do comércio, construção etc. Estes empregos não são exclusividades para os estrangeiros, existem milhares de canadenses e/ou residentes permanentes, trabalhando como garçons, lavadores de pratos, cozinheiros, serventes e tantos outros cargos. Sabe por que? Porque no Canadá não existe essa divisão, trabalho é trabalho, todos são bens remunerados dentro da área de atuação e tem as mesmas oportunidades e qualidade de vida.
O nível de inglês influencia? Sim, o domínio no idioma sempre será o diferencial na vida de um estrangeiro, ainda mais quando recém-chegado ao país. A dica é: Estudar! Invista no seu inglês, ou se você já possui proficiência na língua, busque por cursos na sua área ou em alguma outra do seu interesse.
Ao escolher mudar de país, deve-se estar preparado para tudo, começar de novo, uma nova cultura, com novas pessoas, novos empregos e novos desafios. Mas no final, todos esforço vale a pena.