Por Leonardo Paes
O Canadá recebe cada vez mais profissionais do setor de informática, provavelmente impulsionados pela ausência de uma ordem profissional para exercer seu ofício ou pela facilidade com a língua inglesa, normalmente utilizado neste setor.
Em Montreal não é diferente, a busca por profissionais de TI qualificados é muito grande, porém existem algumas questões inerentes à região :Bilinguismo – Montreal é em sua grande parte bilingue, então as ofertas de emprego sempre irão pedir as duas línguas, como a grande maioria deste setor já se comunica fluentemente em Inglês, basta aprimorar o Francês. Podem haver excessões de ofertas de emprego pedindo somente Inglês ou Francês, mas é bom não contar muito com esta sorte.
Concorrência – Apesar de existir muita vaga de emprego nesta área, Montreal sempre recebe muitos imigrantes anualmente, consequentemente haverão mais candidatos às vagas. Este problema é menor em outras cidades como Ville de Quebec ou Trois Rivières.
Experiência Canadense – Esta é uma dificuldade encontrada pelo imigrante, em Montreal e em qualquer parte do Canadá, chegar em um outro país e disputar vagas com os “nativos” é uma tarefa difícil, mas não impossível.
Para facilitar este processo o Governo do Québec investiu em programas de inserção, dos quais destaco 2 que são excelentes :
Programme d’aide à l’intégration des immigrants et des minorités visibles en emploi – Apesar do nome ser grande é bem simples o entendimento, o recém chegado pode solicitar (ou pode lhe ser oferecido) esta ajuda, que é uma subvenção salarial, ou seja, o empregador recebe dinheiro do governo para subsidiar o salário do empregado, a duração varia entre 30 a 52 semanas. O documento que o imigrante recebe para este fim chama-se “Carte Priime”, e deve ser dada ao empregador caso ele se beneficie deste auxílio.
Service d’intégration au marché du travail par objectifs (S.I.M.O) – É um local onde o recém-chegado pode obter informações específicas da sua área de atuação, os serviços são parecidos com os encontrados nas filiais do Emploi Québec (CLE), porém com a diferença de ser direcionado à uma área específica. Para obter um rendez-vous neste serviço é necessário possuir nível técnico ou superior (cópias de diplomas traduzidos) e uma carta de encaminhamento do Emploi Québec, não se pode ir diretamente para este serviço.
Espero ter ajudado com esta matéria, maiores detalhes podem ser encontrados no site do Emploi-Québec ou em sites especializados como Jobboom ou Code6.