Grupo 1
Grupo 1
O impacto dos estudantes internacionais no mercado de trabalho no Canadá

O impacto dos estudantes internacionais no mercado de trabalho no Canadá

28 de janeiro de 2022

A importância dos estudantes internacionais na economia do país.

Um dos caminhos mais procurados para imigração canadense, é através da obtenção de uma permissão de estudo, onde o aplicante pode chegar ao país para cursar uma graduação de ensino superior, pós-graduação, doutorado ou mestrado.

E a escolha do Canadá não é por acaso, pois o país é um dos únicos do mundo que oferece a possibilidade de obtenção de uma residência permanente, sendo esse o motivo do país ter recebido o título de de país mais popular entre os estudantes estrangeiros.

Quando o estudante internacional atinge todos os critérios de elegibilidade e desembarca no país para cursar a graduação escolhida, de acordo com o perfil e planejamento, ele automaticamente já está no caminho para se tornar elegível a uma possível residência permanente, se for de sua vontade.

Porém, antes disso, ao obter uma permissão de estudo, também pode ser concedida uma permissão de trabalho, no qual o aluno tem autorização para trabalhar part-time, ou seja, 20 horas semanais durante o período de estudo e com a exceção de trabalho full-time durante os scheduled breaks (férias). 

PGWP para estudantes internacionais e para os cônjuges

Após a conclusão do curso em umas das instituições designadas pelo governo do Canadá, ele se qualifica  para aplicar ao PGWP, desde que aluno e instituição cumpram as normas estabelecidas na legislação vigente. O Post-graduation Work Permit é uma permissão de trabalho que o aluno tem direito de pedir ao final de um curso pós- secundário, full-time, com duração mínima de oito meses em uma instituição elegível ao processo. 

Sendo esse uma permissão de trabalho, dessa vez em tempo integral, dando direito ao estudante (agora formado) permanecer no país por mais tempo. Após a formação, pode ser concedido de 1 a 3 anos a mais de estadia no país, sendo esse período o essencial para adquirir experiência de trabalho canadense dentro do país.

Outro detalhe que acaba chamando atenção dos aplicantes, na escolha da permissão de estudo, é que o PGWP também pode conceder esse benefício ao cônjuge, se for cumprido os requisitos como o recém-formado possuir uma oferta de trabalho qualificado no Canadá.

A aplicação para o PGWP deve ser realizada em até 180 dias após o recebimento do documento oficial de conclusão do curso, podendo ser o diploma, o transcript ou a carta de graduação emitida pela instituição. Cada pessoa pode solicitar o PGWP somente uma vez na vida. 

Formados aquecem o mercado de trabalho no Canadá

Os estudantes internacionais são considerados uma das peças fundamentais para aquecer o mercado de trabalho no Canadá. E o site oficial de estatísticas do país acaba de revelar um estudo que analisou dados de 2008 a 2019, levando em consideração diversos fatores, entre eles os dados coletados nos imposto de renda desses estudantes durante o período em que eles estavam com a permissão de trabalho obtida após a graduação (PGWP).

Segundo dados publicados, quase três quartos de todos os titulares de PGWP, tornaram-se residentes permanentes dentro de cinco anos, após a obtenção do PGWP. Com isso, os estudantes internacionais forneceram uma fonte crescente de economia.

Aumento de estudantes internacionais na última década

university gc5138c9a4 1920

Nos últimos anos, o Canadá liderou o ranking comparativo com outros grandes países ocidentais, quando analisado o crescimento de estudantes internacionais. Por exemplo, de 2008 a 2019, o número de permissões emitidas para estudantes internacionais de nível superior aumentou 2.8 vezes de 45.900 para 173.000 no Canadá, em comparação com um crescimento de 7% de 340.700 para 364.000 nos Estados Unidos, 50% de 249.000 para 374.000 no Reino Unido e 52% de 114.400 para 173.400 na Austrália.

A grande maioria dos estudantes internacionais que garantiram o PGWP vieram de dois países de origem: Índia e China. Juntos, esses dois países representaram 66% de todos os PGWPs emitidos em 2018.  O Brasil aparece na lista de países destacados, assim como França e Coréia do Sul.

Ainda, de acordo com a pesquisa publicada, as províncias de Ontario, Quebec e British Columbia foram as mais procuradas por esses aplicantes.

Renda obtida durante o PGWP

calculator g78eb99b0e 1920

A parcela de titulares de permissão de trabalho de pós-graduação que relatam ganhos permaneceu bastante estável, mas difere de acordo com o país de origem. A parcela de detentores de PGWP que relatam ganhos fornece uma medida de sua participação no mercado de trabalho. Nesse sentido, a taxa de participação no mercado de trabalho permaneceu bastante estável ao longo do período.

Ao longo da última década, os ganhos médios recebidos pelos detentores do PGWP com a renda anual do emprego aumentaram de 14.500 dólares em 2018 para 26.800 em 2018, indicativo de maior engajamento no mercado de trabalho (por exemplo, horas trabalhadas durante o ano fiscal).

A Nigéria foi o país de origem com a maior parcela de detentores de PGWP relatando ganhos em 2018 (95%), seguido pelo Brasil (91%), Vietnã (88%) e Irã e Paquistão (com 86% cada). O principal país de origem associado ao menor lucro de divulgação de ações (entrega do imposto de renda) neste mesmo ano foi a China (62%), seguida pelos Estados Unidos (67%), Índia (75%) e França (76%).

PGWP para Residente Permanente

Um estudo feito anteriormente, revelou que entre os estudantes internacionais que chegaram no Canadá na década de 2000, cerca de 3 em cada 10 se tornaram imigrantes em um período de 10 anos a partir de sua chegada. 

Já entre 2008 a 2012 o período para se tornar residente diminuiu pela metade. As pessoas analisadas, quase três quartos dos titulares de PGWP, tornaram-se residentes permanentes dentro de 5 anos após obterem o PGWP, com pequeno aumento dessa parcela nos anos seguintes.

Em suma, a pesquisa revela um número crescente de estudantes internacionais, significando um número crescente de portadores do PGWP que conseguiram se estabelecer no mercado de trabalho canadense na última década.

Através da obtenção do PGWP e posteriormente a transição para residência permanente para muitos, os estudantes internacionais forneceram uma fonte crescente de trabalho para o mercado de trabalho canadense que se estendeu muito além de seus períodos de estudo.

O PGWP é uma excelente oportunidade para você se qualificar para um futuro processo de residência permanente no Canadá. E nós da Immi Canada prestamos serviço para aplicação completa, e do cônjuge se houver. Envie um e-mail para contact@immi-canada.

O atendimento inicial é gratuito, entre em contato e tire suas dúvidas sobre essa permissão.

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
 +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist