Em uma declaração feita na última terça-feira (11), o governo canadense anunciou que pretende extinguir os programas Immigrant Investor Program (IIP) e o Federal Entrepreneur (EN).
Os programas IIP e EN têm sido pilares de programas de imigração com foco em negócios. Em 2011, cerca de 10 mil imigrantes entraram ao Canadá através do IIP, enquanto quase mil entraram através do programa EN.
Embora os programas sejam usados já há muito tempo, nos últimos anos, eles sofreram com atrasos significativos nas aplicações. Os investidores e empresários, por exemplo, esperavam mais de três anos para a concessão de vistos.
Além disso, o limite de investimento para os candidatos do IIP, que está em US$ 800 mil, é significativamente menor do que o de programas de investidores em países como o Reino Unido e Austrália. Os investidores que chegam ao Canadá também pagam menos impostos do que os imigrantes que vêm ao país através de programas federais como o Skilled Worker.
Atualmente, o estoque de aplicações para o IIP é de 65 mil, ou seja, seriam mais de seis anos para processar todos os arquivos.
Opções para o futuro investidor
Ao acabar com os programas IIP e EN, o governo vai abrir caminho para novos programas-piloto que irão realmente atender o mercado de trabalho no Canadá e as necessidades econômicas. Eles irão complementar o Entrepreneur Start-Up Visa , um antigo programa-piloto que agora é permanente no sistema de imigração do Canadá.
Dois programas já foram mencionados como substitutos do IIP e EN. Um deles será um novo fundo de capital de risco, o Immigrant Investor Venture Capital Fund e o outro, o Business Skills Program, um novo programa de competências empresariais.
Dúvidas? Entre em contato conosco: contact@immi-canada.com