De acordo com economistas, o mercado de trabalho do Canadá ofereceu aproximadamente 95 mil novas oportunidades de trabalho no útimo mês de maio.
Em 11 anos, esse foi o maior número de vagas de emprego disponibilizadas no país, reduzindo consideravelmente a taxa de desemprego para 7,1%.
Imagem: Internet (Google)
Os economistas alegam que esse foi um número inesperado, porém justificável com a abertura de 94.600 vagas de emprego pelo setor privado e apenas 6.600 vagas pelo setor público.
As áreas responsáveis pelo aumento de empregos foram as contratações do comércio, a área de transportes, armazenagem, o setor da construção e seus serviços de apoio.
A área da construção teve uma performance ruim no mês de abril, devido ao clima frio e chuvoso daquele mês, mas se reergueu e proporcionou 42.700 vagas de trabalho no mês de maio.
“Creio que um dos principais pontos para esse feito foi a separação permanente entre as áreas da construção e da fabricação”, comenta Douglas Porter, economista-chefe da BMO Capital Markets.
Jayson Myers, presidente e CEO dos Fabricantes e exportadores canadenses com base em Ottawa, disse que a produção e as vendas em seu setor foram lineares por cerca de um ano e meio."Eu ainda sou muito otimista sobre o que vem pela frente, especialmente quando vemos a uma economia dos EUA mais forte e um dólar ligeiramente inferior ao canadense", complementa Myers.
Os especialistas acreditam que o alto índice de emprego é um ponto encorajador para o país, porém, hoje, a economia global está muito volátil. Recentemente o mundo viu o recorde de desemprego vivido pela Europa e o Canadá sabe que não está imune a isso.
Fonte: http://business.financialpost.com/2013/06/07/canadas-job-growth-biggest-in-a-decade-crushing-economists-expectations/