A diferença cultural entre Brasil e Canadá pode trazer muitas histórias engraçadas, “gafes”, “micos”, ou como preferir descrever...
O povo canadense possui diversos hábitos, que já fazem parte da rotina diária. Por isso, resolvemos escrever um pouco sobre como acontece na cidade de Vancouver.
Confira:
Ônibus
Não se preocupe em fazer “sinal” para o ônibus, basta apenas aguardar no ponto/parada. Acredite... o transporte público é impecavel no Canadá! Todos os pontos/paradas possuem os horários dos ônibus e eles são pontuais. Caso você não consiga identificar os horários, basta encaminhar um “sms” para o número 33333, informando o código que consta na placa do ponto. Logo em seguida, você receberá uma resposta com o horário. Outra dica importante é que quem comanda a abertura da porta é o passageiro, não espere que as portas se abram com o comando do motorista. Como? Os ônibus dispõem de um sistema um pouco diferente. Ao parar no ponto/parada, uma luz verde acende no interior do ônibus e para que as portas abram, o passageiro deve apenas pressioná-la.
SkyTrain
Ao entrar no Skytrain, o metrô canadense, você irá se deparar com entradas sem catracas*. Isso mesmo, entrada livre, porém cuidado! A qualquer momento ou em qualquer estação, você pode se deparar com a fiscalização. Caso você não tenha o recibo comprovando o pagamento daquela passagem ou o passe mensal, você será multado em 100 vezes o valor da passagem.
*O governo canadense já está realizando mudanças nas estações, com a instalação de catracas previstas, ainda, para esse ano de 2013.
Calçados dentro de casa
A maioria das casas no Canadá possuem carpetes, devido ao longo período de clima frio. É educado, ou se preferir pode chamar de “regra”, retirar os sapatos antes de entrar na casa.
Pontualidade
É uma grande falta de educação você não ser pontual no Canadá. Se há algo que os canadenses herdaram da colonização britânica, foi a pontualidade. Os brasileiros têm a fama de “atrasados”, devido não cumprirmos "bem" os horários. Para os estudantes, o atraso pode gerar uma advertência!
Gorjetas
Ao pagar a conta no restaurante, você vai identificar no final da conta o valor % da taxa, sobre o serviço prestado, mais isso não significa o famoso “10%” do Brasil. O serviço não está incluso na conta, ou seja, não deixar gorjeta no Canadá também é um erro grave! Normalmente é educado deixar, em média, de 12 – 15% sobre o valor total da conta para o garçom. Lembrando que: A gorjeta também é válida para os motoristas, carregadores de mala, camareira e qualquer tipo de serviço prestado.
Cumprimentos
No Brasil abraços e beijos são formas de recepcionar as pessoas, independente se você a conhece, ou não. Os canadenses são muito educados, porém não estão acostumados com esse contato físico. Prefira um aperto de mão ou um sorriso, pelo menos no início.
Na rua
Aqui no Canadá as pessoas costumam atravessar a rua somente na faixa de pedestres e obedecer ao sinal (farol, semáforo), mesmo que não tenha nenhum carro na rua. Além de ser mais seguro, a atitude evita com que você seja multado.
Escada Rolante
Existe uma regrinha básica quando o assunto é escada rolante. O lado direto é destinado às pessoas que desejam ficar parado, ou seja, esperar até o fim do percurso. Já o lado esquerdo, é para aqueles que não querem esperar, preferem descer ou subir.
São muitas regrinhas, mas aos poucos todos se adequam. Uma coisa é certa, você será muito bem recebido pelos canadenses!
Já passou por algo semelhante? Sabe alguma outra regrinha? Conte para gente!