O Canadá se tornou um importante país para os imigrantes em busca de boas oportunidades. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o fluxo de imigração anual do Canadá é um dos mais altos entre os países que são membros da associação.
Em 2011, o número de novos residentes permanentes era de 249 mil, depois do recorde de 2010, quando havia 281 mil novos cidadãos permanentes no país. Em 2012, a população canadense cresceu cerca de 1.2%, bem acima do 0,7% e 0,3% de crescimento dos Estados Unidos e dos países da Zona do Euro, respectivamente.
Este crescimento é importante, pois sem o fluxo de imigração, a população canadense com idade entre 20 e 44 anos, considerada a força de trabalho do país, tenderia a diminuir. Sem a imigração, o crescimento natural da população não seria suficiente para sustentar o crescimento e bem-estar econômico.
Os mitos sobre os imigrantes no Canadá são diversos, como, por exemplo, a baixa qualificação profissional ou a dificuldade de entrar no mercado de trabalho. O documento de Imigração Internacional da OCDE mostra que, além de essas afirmações não serem verdadeiras, o Canadá está saindo na frente no quesito imigração.
Segundo o estudo da OCDE, o número de empregos para cidadãos canadenses nascidos no exterior tem subido desde 2008, enquanto a quantidade de postos de trabalho para cidadãos nativos estagnou. Ou seja, os imigrantes estão se integrando rapidamente ao mercado de trabalho canadense.
É importante destacar que mais da metade dos imigrantes canadenses possui educação superior, o que coloca o Canadá no topo dos países que compõem a OCDE. Os estudantes se sentem atraídos pelas oportunidades de empregos qualificados, uma vez que grande parte dos 100 mil estudantes estrangeiros que visitam o Canadá decide imigrar depois de obterem o diploma universitário.
Um dos principais motivos pelos quais os imigrantes optam pelo Canadá é a facilidade de trabalho. O Fórum Econômico Mundial classifica o Canadá como o sétimo mercado de trabalho mais eficiente do mundo, segundo o Relatório de Competitividade Global, publicado no último mês de setembro. Ter o mercado de trabalho eficaz significa profissionais mais aptos e esforçados. Além disso, indica grandes incentivos para os funcionários. O mercado de trabalho canadense oferece, ainda, mobilidade. Ou seja, facilmente um trabalhador consegue se mudar de Montreal para Toronto, de Calgary para Vancouver e vice-versa. Sendo assim, o Canadá precisa de mão-de-obra estrangeira, assim como os imigrantes precisam de um mercado de trabalho forte e eficiente para se sentirem atraídos e desenvolverem a economia do país.
Fonte: http://www.theglobeandmail.com/