Grupo 1
Grupo 1
Mais dicas para ajudar no seu intercâmbio: anote aí!

Mais dicas para ajudar no seu intercâmbio: anote aí!

4 de março de 2016

E lá vamos nós: passaporte e visto canadense... ok. Passagem aérea para Toronto… ok. Assim segue o ritual que todo mundo que encara um intercâmbio tem que fazer antes de passar as diversas horas de expectativa dentro de um avião. Tenho certeza que muitos sabem exatamente do que estou falando. Eu passei por isso em 2014 e as informações que consegui captar antes do dia do embarque me ajudaram bastante.

Quando decidi concretizar o projeto de deixar o Brasil por um tempo, passei a fazer anotações (confesso que sou daquelas jornalistas com mania de caderninhos). Comecei a pesquisar e a escrever alguns detalhes da viagem como os investimentos necessários, as obrigações, o que levar e colecionei dicas sobre a vida na cidade que eu ainda não conhecia.

Revi recentemente o que anotei e na primeira página do meu caderno está escrito: “Projeto intercâmbio no Canadá”, e entre parênteses tem a palavra “Vancouver” riscada e do lado “Toronto”. Sim, eu vivi essa dúvida a respeito de qual destino optar. Hoje sei que qualquer uma das duas valeria a pena, são dois lugares distintos, mas ambos excelentes e com uma qualidade de vida indiscutível. Enfim, decisões à parte, pesquisei, fiz a minha escolha e segui o planejamento.

Coleciono rabiscos de vários assuntos e versões que mudam de acordo com quem informou, alguns confirmei pessoalmente e outros percebi que não eram bem assim. Mas graças a esse ponto de partida, selecionei algumas dicas para compartilhar. São muitas anotações renderão mais matérias, mas aí estão algumas delas... espero que ajudem de alguma forma:

  1. Antes de fechar a mala

Há necessidade de ficar atento ao mês de desembarque na cidade e todo o período de estadia, pois será decisivo na hora de arrumar as malas. Por aqui as estações do ano são bem definidas, portanto tem que considerar os mínimos detalhes: meninas podem trazer o biquíni para o verão e usar nas praias (ou Lago de Ontário). Se estiver no período do frio é bom lembrar que além dos casacos pesados é impossível sair sem luvas, por exemplo.

Dependendo do dinheiro disponível, claro, dá para comprar qualquer peça do figurino por aqui. Aliás, em Toronto encontra-se muita coisa, inclusive do Brasil. Mas para organizar a bagagem a regra de ouro é pensar nos itens em que você diz “eu não sobrevivo sem isso” e incluir na sua lista. Ah! E nunca esquecer aquele remedinho que não pode deixar de ser tomado, com sua devida receita médica.

  1. Se preparando para o homestay

Eu fiz uma matéria especial sobre homestay (https://www.immi-canada.com/a-experiencia-de-morar-em-homestay/), mas sempre tem uma dica a mais para compartilhar. Se possível, faça contato com o dono da casa para “quebrar o gelo” e já sentir o clima da sua nova moradia (na época eu encaminhei um e-mail, que foi prontamente respondido).

Pesquise na internet sobre a localização da residência, os meios de transporte disponíveis no bairro e já venha com uma ideia da distância de locais como a escola e os principais pontos turísticos, por exemplo. Muitas pessoas incluem na bagagem algum presentinho, o que demonstra a simpatia brasileira, mas também não é algo obrigatório.

  1. Boas maneiras

Geralmente ao tossir colocamos a mão na boca para não voar bactérias, certo? Por aqui a regra é utilizar o braço (aquela dobrinha na altura do cotovelo). Confesso que quando anotei essa dica no meu caderno achei que iria esquecer, mas aos poucos ficou algo natural também ao espirrar, sendo fácil compreender o quanto este ato acaba sendo mais higiênico.

Um cuidado importante é sempre conferir se está usando uma meia furada. Isso mesmo! É preciso tirar os sapatos antes de entrar nas casas e deixá-los na entrada, junto à porta. Não passam dessa área os calçados e com eles a neve ou qualquer sujeira que vem da rua. Nesta hora entra em ação a meia sem buracos, para não fazer feio.

  1. Quero um telefone!

Bell, Rogers, Fido, Virgin e Telus são algumas operadoras de telefonia e internet aqui do Canadá que não temos em nosso país. Descobri que não são todas que habilitam o celular do Brasil para ser usado em terras canadenses, por isso deve se levar em conta este detalhe antes de pensar nas inúmeras promoções que elas oferecem. Essa preocupação não existe aos que optam por comprar um celular aqui, claro.

Portanto, quem pretende morar ou ficar um período maior na cidade e precisa comprar um chip para utilizar no aparelho que trouxe, basta visitar as lojas e quiosques destas marcas e questionar os vendedores quanto a este fato (eles fazem os devidos testes). Atenção nos planos, que podem incluir restrições quanto ao número de mensagens enviadas e recebidas, bem como valores cobrados de acordo com o horário de utilização ou se a chamada é internacional.

  1. Batata frita com um toque canadense

Venha preparado para experimentar o poutine que é um prato (calórico!) típico aqui do Canadá: basicamente é batata frita, queijo e molho gravy feito tradicionalmente de carne bovina, mas a partir daí ganha outras combinações. Eu sou da turma que adora esse prato e aconselho a todos conferirem para ter a própria opinião.

Monica - poutine (1)

Confesso que assim que cheguei já corri para provar. Há redes especializadas como a Smokes Poutinerie (www.smokespoutinerie.com), que tem uma variedade que inclui até uma versão vegetariana. Mas de um modo geral lugares para comer essa mistura canadense não faltam e inclusive um dos que eu às vezes recorro é o McDonalds... sim, até a rede americana incluiu o poutine no cardápio. Bom apetite!

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
 +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist