Flocos de neve caindo do céu e um bom velhinho de barba branca e bochechas rosadas acariciando suas renas: essa poderia ser a cena de um natal mágico em algum filme hollywoodiano; mas não é! Se em algum lugar aquele natal, de histórias contadas quando éramos crianças, realmente existe só pode ser aqui no Canadá, pois essa foi exatamente a cena com a qual me deparei ao visitar a Grouse Mountain no mês de Dezembro.
Eu, como uma boa brasileira que viveu órfã de neve por uma boa parte da vida, ainda espero todo ano ansiosamente a abertura da temporada de inverno nas montanhas ao redor de Vancouver. E não é porque eu teria me tornado uma ótima esquiadora ou algo assim (talvez eu não me encaixe nem na categoria iniciante ainda), mas porque no inverno Vancouver se transforma em uma outra cidade com milhares de novas possibilidades de lazer.
Um desses lugares que dá uma nova cara à cidade no inverno é a Grouse Mountain. A montanha fica localizada em North Vancouver e tem fácil acesso através do transporte público; o ônibus te deixa literalmente na porta do local.
Existem diversas atividades que podem ser exploradas na montanha que não necessariamente envolvem esquiar. Para quem quer apenas conhecer o local é possível comprar o passe mais básico chamado The Alpine Experience ($43,95 CAD para adultos) que inclui o acesso a montanha por um gondola em uma subida de 8 minutos de duração, que diga-se de passagem, são 8 minutos que podem ser muito bem aproveitados para apreciar uma panorâmica vista da cidade de Vancouver; inclui também acesso ao restaurante do local, a possibilidade de fazer trilhas pela montanha em um visual deslumbrante e a pista de patinação no gelo (por $8,00CAD o aluguel dos patins).
Aos interessados em pôr em pratica suas habilidades esportivas na neve, claro que a Grouse Mountain oferece um outro tipo de passe ($58,00 CAD para adultos) que dá acesso as pistas de esqui e snowboard, que é um ótimo lugar principalmente para quem está começando. É possível alugartodo o equipamento necessário no local mesmo e ainda optar por fazer algumas aulas de esqui ou snowboard, que podem ser de grande ajuda para se aventurar em Whistler mais tarde, quem sabe.
Existem outras atividades bem interessantes, que estão inclusas na compra de alguns passes ou que podem ser pagas à parte, como por exemplo o Mountain Zipline, que conta com um tour pelos picos das montanhas Grouse e Dam Mountain, terminando em pura adrenalina na descida através de uma tirolesa. Além disso, outra atração bem conhecida do local é o The Eye of the Wind, onde você terá uma das melhores vistas de 360 graus da cidade de Vancouver pelo topo de uma turbina de vento. Com 3 metros de altura, essa turbina de vento está localizada no topo da montanha, e é assim que a Grouse Mountain é facilmente avistada lá de baixo da cidade.
Existem outras montanhas ao redor de Vancouver que também podem ser visitadas, como a Seymour ou a Cypress Mountain, e certamente todas valem ser exploradas nesse inverno, então aproveitem essa temporada para se aventurar e escolham a sua montanha favorita, porque a minha eu já escolhi!