E você, gostaria de trabalhar em uma empresa que respeita todos os seus funcionários, sem distinções? O multiculturalismo é uma característica do Canadá, principalmente nas grandes cidades: existe uma mistura de origens, crenças, religiões, sexo, hábitos e todas as diferenças dos traços culturais dos povos. Essa realidade chega ao mercado de trabalho enriquecendo as experiências profissionais. Por aqui existem iniciativas que respeitam a diversidade, tanto no setor público quanto no privado.
Por isso é importante saber quais as organizações que valorizam as diferenças. Segundo um site oficial do governo canadense (página internacional), essa vocação é histórica e nos primórdios a sociedade aborígene, ou indígena, já era multicultural e multilíngue; ao longo do tempo pessoas de todo o mundo passaram a se estabelecerem cada vez mais por este território.
Desde a década de 70 há políticas públicas voltadas para o tema diversidade. No último dia 17 de maio, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, apresentou uma lei contra a discriminação de transgêneros. Anualmente, nesta data específica comemora-se o “Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia” em mais de 100 países (confira uma matéria sobre este assunto aqui).
Este ano, pela primeira vez, a Embaixada do Canadá no Brasil, em Brasília, hasteou uma bandeira do arco-íris, em um ato que foi seguido por outras sedes oficiais canadenses. A ação reforçou o apoio que o país dá para toda a comunidade LGBT, bem como a intenção de ampliar os direitos e a sensibilização diante do tema.
Melhores empresas para trabalhar
Anualmente, a Revista Forbes, de origem americana e que trata de negócios e economia, faz um ranking das “Melhores empresas para trabalhar”, inclusive no Canadá. No ano de 2016 a empresa SaskPower, que atua do segmento de geração de energia hidrelétrica, está na posição número 21 da lista, e a unidade de Regina (na província de Saskatchewan) mantém uma comissão que trata especialmente do tema diversidade: uma prova de que o assunto é levado muito a sério.
Práticas que respeitam a diversidade
O jornal canadense “The Globe and Mail” divulgou uma pesquisa que identifica 100 empresas no Canadá que respeitam a diversidade no ambiente profissional. Foram consideradas questões quanto a presença de locais de trabalho inclusivos para os funcionários de cinco diferentes grupos: mulheres, minorias étnicas, pessoas com deficiência, povos indígenas; e também lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT).
Trouxemos abaixo o nome de algumas dessas incorporações que se preocuparam em desenvolver projetos e iniciativas voltadas principalmente para a realidade de se estar em um país multicultural. Confira agora exemplos em Vancouver (BC), Toronto (Ontário), Calgary (Alberta), Montreal (Quebec), Edmonton (Alberta) e Winnipeg (Manitoba).
Empresas de Vancouver (BC)
Overwaitea Food Group LP, Varejo - 5.243 funcionários: oferece cursos online que visam ajudar os seus colaboradores a melhor compreender questões a respeito da diversidade no local de trabalho.
BC Hydro - British Columbia Hydro and Power Authority, empresa da área de geração de energia hidrelétrica - 5.048 funcionários: incentiva os seus gerentes a contratarem pessoas qualificadas recém-chegadas ao país que ocupam cargos de nível “júnior”, e lhes oferecem um plano de progressão e avanço na carreira.
Universidade de British Columbia (UBC), setor de Educação - 10.524 funcionários: organiza todos os anos um fórum que trata da diversidade de gênero e liderança para conectar os membros da universidade do sexo feminino com os líderes.
Cidade de Vancouver, Governo Municipal - 6.953 funcionários: existe uma série de comitês consultivos que fomentam no conselho da cidade as orientações com relação aos importantes problemas da comunidade.
Toronto (Ontário)
Accenture Inc., Consultoria na área de Gestão - 3.476 funcionários: administra um site de intranet, o chamado "transgender portal", que fornece um ponto de encontro para que os funcionários transexuais possam se conectar.
Amex Canada Inc., do segmento de Cartão de crédito - 1.614 funcionários: recentemente houve uma parceria com o “Toronto Region Immigrant Employment Council”, um conselho regional focado nas questões de imigração e emprego, para realizar sessões de formação cultural.
YMCA da Grande Toronto, organização com diversos serviços sociais individuais e familiares - 1.528 funcionários: foi criada a iniciativa denominada “Youth Leadership Development”, que tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de competências dos jovens imigrantes do Canadá.
Royal Bank of Canada, do segmento bancário – 52.026 funcionários: introduziu uma série de webcasts (áudio e vídeo) que trata do tema inclusão da comunidade LGBT, bem como treinamentos que visam a sensibilização dos seus colaboradores.
Calgary (Alberta)
Enbridge Inc., do segmento de distribuição de gás natural - 6.014 funcionários: na verdade a empresa mantém os comitês “Mulheres@Enbridge” não somente em Calgary, mas também em Edmonton e em Toronto; o objetivo é facilitar questões ligadas a liderança, orientação e desenvolvimento profissional dos trabalhadores do sexo feminino.
Agrium Inc., que é fabricante de fertilizantes - 3.560 funcionários: a empresa desenvolve uma estratégia que visa empregar pessoas de origem indígena.
Lafarge Canada Inc., que atua na produção de concreto - 3.166 funcionários: faz parcerias com organizações voltadas para os serviços de emprego e de carreira, e que ajudam as pessoas que imigraram para o Canadá e estão em busca de um trabalho.
Shell Canada Ltda, do segmento de extração de petróleo e gás - 9.194 funcionários: lançou a quarta edição de sua semana da “diversidade e inclusão” inter-regional em todo o Canadá, além de também realizar a ação no Brasil e nos Estados Unidos.
Montreal (Quebec), Edmonton (Alberta) e Winnipeg (Manitoba)
BDC - Business Development Bank of Canada (Montreal), que realiza financiamento para o mercado secundário - 1.978 funcionários: criou um programa de estágio de verão para os alunos de origem indígena com o objetivo de fornecer uma experiência de trabalho e oportunidade de tutoria.
Banco Nacional do Canadá (Montreal), setor bancário - 15.579 funcionários: participa de um programa de orientação para facilitar a integração dos funcionários que recentemente imigraram para o Canadá.
Cidade de Edmonton, Governo Municipal (Edmonton) - 9.681 funcionários: dá apoio aos candidatos a emprego que possuem algum tipo de deficiência ou limitação através de um programa que promove experiência de trabalho para este público.
Manitoba Public Insurance Corp., da área de Seguros (Winnipeg) - 1.852 funcionários: mantém um programa de estágio profissional com duração de 12 meses, que é remunerado e objetiva recrutar estudantes de nível superior em seu último ano de estudo que se identificam dentro de uns dos grupos que estão no tema “diversidade”.
Quer conhecer mais empresas que respeitam a diversidade? Então basta conferir a lista completa, que inclui ainda organizações de outras cidades do Canadá, clicando aqui!