É fato que as oportunidades para profissionais que trabalham remotamente, tanto como funcionários fixos ou como freelancers (remuneração por projeto), aumentou nos últimos anos. Esta realidade não é diferente nos países da América do Norte, como o Canadá. A partir daí surgem várias chances de se obter uma renda extra neste mercado ou até mesmo garantir um bom salário mensal, preenchendo as vagas dentro deste perfil na prestação de diversos serviços.
Para se ter uma ideia, dados recentes (primeira semana de abril de 2017) do site “Workopolis”, que é focado em recursos humanos e na área de carreiras, apontavam que haviam cerca de 3.000 mil anúncios buscando trabalhador “remoto ou freelance”. É um número bastante significativo e cuja tendência é crescer cada vez mais. Segundo esta mesma fonte, há pesquisas que revelam que colaboradores à distância alegaram ser mais produtivos, menos estressados e com um maior engajamento com a empresa.
Flexibilidade de horário e economia com gastos de deslocamento, por exemplo, são algumas das vantagens que atraem diversos candidatos. Pensando nisso, o próprio “Workopolis” fez uma seleção de profissões que estão com demanda para este perfil de contratação, bem como a média de remuneração anual do mercado na América do Norte para cada uma delas... veja agora:
Escritor / produtor de conteúdo
O site reforça que quem escreve de forma profissional está diante de um dos trabalhos mais versáteis, que abrange vários tipos de negócios dentro do universo da comunicação e que pode realmente ser feito em qualquer lugar e sobre infinitas temáticas. Assim, pode-se escrever para veículos impressos, digitais, projetos de Marketing, entre outros.
Também deve se levar em conta que às vezes a inspiração criativa não ocorre necessariamente no horário estipulado como comercial, afinal, o ideal seria mesmo a pessoa escolher o melhor horário para atuar, já que depende muito da criatividade. Há um amplo mercado de trabalho sim, e além de pesquisar as vagas em si, uma dica é construir a presença e marca pessoal on-line para ampliar as chances inclusive de ser encontrado por recrutadores.
Média salarial (por ano): $ 29,795 - $ 84,237
Designer gráfico
O profissional que atua como design gráfico é principalmente parte integrante de um departamento de marketing, de diversas áreas. Desta forma, usando o software específico, aqueles que atuam neste mercado de imagens e vídeos para criar produtos visuais para mídia eletrônica ou impressa, precisam basicamente de um bom computador para conseguir atuar no segmento, o que facilmente pode ser feito, por exemplo, no conforto de casa.
Média salarial (por ano): $ 30,269 - $ 59,621
Contador
Contabilidade é uma profissão regulamentada no Canadá, inclusive com legislações distintas entre as províncias do país, conforme está bem explicado numa matéria que fizemos e que você pode conferir clicando aqui. Porém, uma vez habilitado para atuar neste mercado, é possível sim realizar trabalhos de forma remota ou autônoma. Relatórios citados por nossa fonte de pesquisa destacam que os contabilistas têm uma das maiores taxas de satisfação no trabalho. Desta forma, os apaixonados por números podem trilhar esse caminho não necessariamente estando em um escritório a tempo integral.
Média salarial (por ano): $ 41.267 - $ 109.602
Professor
Embora o campo de atuação das pessoas dedicadas ao ensino (de línguas, matérias específicas, cursos profissionalizantes) não seja necessariamente um escritório convencional, cada vez mais está se tornando uma área em que se pode faturar de forma remota ou como freelancer. Além das chances de se trabalhar como profissional autônomo ministrando aulas pela internet, por exemplo, existe uma demanda a partir de empresas que providenciam o treinamento dos professores e organizam toda a sua forma de atuação, inclusive respeitando os seus horários disponíveis.
Média salarial (por ano): $ 35.112 - $ 92.187
E mais... consultoria virtual
Se você é um excelente profissional na sua área de atuação, a consultoria feita virtualmente pode ser uma oportunidade de trabalho que irá ajudar pessoas em qualquer parte do mundo. Este é o tipo de oportunidade profissional cujo salário é variado, pois claro, depende do ramo e do tipo de serviço que será prestado. A consultora de Imigração e CEO da Immi Canadá, Celina Hui, por exemplo, atualmente consegue orientar o planejamento das pessoas que pretendem vir para o Canadá mesmo à distância, por intermédio de um atendimento personalizado por Skype: uma assessoria de qualidade, credibilidade e sem fronteiras!
Gostou do tema e atua como profissional autônomo? Leia também: "Sou autônomo e quero ir para o Canadá! Como faz?"