Viagens muito longas são naturalmente muito cansativas, mas algumas pessoas sofrem mais do que o habitual com a mudança da rotina e de fuso horário, podendo apresentar alguns sintomas do “Jet Lag”, aquele mal estar que consiste em alterações físicas e psicológicas provocadas devido à mudança de rotina, horas de espera nos aeroportos, conexões ou simplesmente com a mudança do fuso horário.
O Jet Lag é muito mais do que o cansaço de algumas horas de viagem, suas alterações físicas são bem piores. Os sintomas que mais se destacam são: cansaço, dores no corpo, problemas digestivos, memória fraca, muito sono ou insônia, dor de cabeça intensa e alteração de humor.
Como a luz do Sol é a referência mais importante de todas, é comum que o nosso corpo se desoriente quando atravessamos rapidamente vários fusos horários e alteramos a sequência habitual do dia e da noite.
É muito difícil evitar completamente o Jet Lag, mas é possível amenizar esse desconforto, que dependendo da intensidade pode atrapalhar bastante o início da viagem. Veja algumas dicas:
É importante respeitar o seu corpo. Não tente ultrapassar o limite do seu organismo para não perder mais tempo da viagem. Descanse quando chegar ao destino e comece a programação no dia seguinte. Respeite também aos horários do local onde está. Por exemplo, é comum pessoas com Jet Lag não sentirem fome na hora do almoço, mas mesmo assim coma alguma coisa, mesmo que pouco ou algo mais leve. O mesmo serve para a hora de dormir. Isso irá ajudar o organismo a se acostumar com o novo fuso horário. Não troque a noite pelo dia.