Não, aqui não tem show da Ivete Sangalo no dia 7 de Setembro para comemorar o Brazilian Day, nem esbarramos toda hora com alguém falando português. Isso não significa, no entanto, que Edmonton não tenha sua pequena comunidade brazuca. Como é de conhecimento geral, sempre vai ter um brasileiro em qualquer lugar desse mundo, não importa se é uma pequena vila isolada ao Norte do planeta ou uma grande metrópole cheia de gente. Se existe vida, existe um brasileiro morando lá.
E aqui em Edmonton, apesar de bem reduzida se comparada à outras cidades canadenses, também tem sua turma verde e amarela.
A começar pelo restaurante Pampa Grill, uma autêntica churrascaria gaúcha em estilo rodízio. Como sou vegetariana, nunca fui lá, mas já conversei com amigos que foram, e, pela descrição, se parece mesmo como as nossas típicas churrascarias. Não é pra menos: ela foi criada e é gerida por um casal de brasileiros. Por isso, se bater a saudade (e tiver grana para gastar, pois ouvi dizer que o preço é salgado), é só correr até o Pampa Grill para um almoço com direito a picanha e farofa. E ainda fica no centro da cidade, mais acessível, impossível.
Que eu saiba, o Pampa Grill é o único restaurante brasileiro da cidade, mas se o problema é saudade da comida, tem dois lugares que podem quebrar o galho de vez em quando de quem mora aqui: a Tienda Latina, que vende salgados congelados como coxinha, risole e pão de queijo (ouvi dizer que também estão agora com brigadeiros gourmet); e a Portuguese Bakery, que além de ter aqueles deliciosos doces portugueses que nós tanto amamos, ainda oferece Guaraná!
Já os fãs de samba de carteirinha podem respirar aliviados: existe uma academia brasileira de dança aqui na cidade, com aulas de samba e capoeira. Lembro que ano passado chegou a ter um workshop de forró, inclusive! Um dos donos, naturalmente, também é brasileiro (baiano, para ser mais exato), e é casado com uma canadense que se encantou com a nossa cultura e hoje é a responsável pelas aulas de samba. Legal, né?
E claro, nós também estamos no Facebook! Existem alguns grupos de Brasileiros em Edmonton, onde dá para ficar sabendo de algumas novidades, como eventos da comunidade, além de trocar informações úteis, tanto para recém-chegados, quanto para os mais veteranos. Os grupos não são muito grandes, pois em termos de quantidade de brasileiros, Edmonton nem chega aos pés de Vancouver ou Toronto, mas se alguém estiver pretendendo vir para essas bandas, fique a vontade para nos procurar por lá.
E por fim, nós temos nossa Sociedade Brasileiros em Edmonton, a Brased. Eles às vezes organizam alguns eventos, como uma festa junina que teve aqui ano passado (e que eu fui!), mas ultimamente andam meio parados. De qualquer maneira, é sempre bom acompanhar as atualizações para ver as novidades. Quem mora fora sabe como pode ser gostoso reencontrar gente do seu país de origem de vez em quando!