Além de toda a questão burocrática, financeira e logística, há um fator importantíssimo que não pode ser ignorado: a adaptação à cultura e o estilo de vida canadense. Como seres humanos sociáveis precisamos estar preparados para as mudanças que estão por vir. Por isso, é fundamental conhecer o comportamento, gostos, costumes e curiosidades sobre o próximo destino.
É importante ressaltar que diferentes pessoas vão experimentar essa aventura de formas distintas. Os mais aventureiros ou com laços menos fortes com a família podem experimentar de forma mais simples. Agora, no caso de pessoas que são muito ligadas a familiares, amigos e com laços fortes com o país de origem, o desafio tende a ser maior. Mas isso não significa que será impossível. Muito pelo contrário, é um momento muito rico em que cada pessoa terá a oportunidade de avaliar os seus objetivos e o seu bem-estar, e adaptar-se a essa experiência maravilhosa de acordo com as suas prioridades!
Similaridade com a cultura dos Estados Unidos
A proximidade geográfica faz o Canadá ter uma cultura muito semelhante ao dos Estados Unidos. O que é uma ótima notícia para brasileiros, já que no Brasil somos muito ligados e até influenciados por essa cultura, através, principalmente, dos filmes de Hollywood. Algumas características chamam a nossa atenção, como por exemplo a presença de roommates, o cafezinho no copo de papel que as pessoas carregam consigo o tempo todo, as roupas de inverno, as casas sem portão, entre outros clichês que nos acostumamos a assistir à distância.
O Canadá é bem parecido com os Estados Unidos em muitos aspectos, principalmente naqueles que listamos ali em cima. Coffee shops ou cafés são extremamente populares, estando presentes em todas as esquinas. E para onde quer que você olhe, sempre vai ter alguém segurando um copo de café.
Os roommates são parte do dia a dia dos adolescentes e jovens adultos, já que dividir o aluguel com alguém, principalmente enquanto se está na universidade, é uma alternativa muito bem vista. Falando em universidade, no Canadá a mudança para outra cidade ou outra província em busca da melhor universidade ou das melhores vagas de trabalho é bem mais comum do que no Brasil, consequentemente, os jovens adultos tendem a morar sozinhos por volta dos 18 ou 19 anos no Canadá. Isso não é regra, no entanto, é raro encontrar jovens com 23 ou 25 anos morando na casa dos pais, uma prática considerada comum no Brasil.
Alimentação
Como pontuamos acima, as semelhanças culturais entre Canadá e Estados Unidos são realmente diversas e, por isso, é frequente ouvirmos que canadenses se alimentam muito mal e não é possível comprar arroz e feijão no país. Isto é uma grande mentira. Claro que há no país uma forte cultura de fast food, sendo possível encontrar mais lanchonetes deste tipo espalhadas do que você acha no Brasil, mas nos mercados você vai encontrar quase tudo o que se compra no Brasil.
O que você não encontra nas lojas de departamentos, pode ser procurado nos mercados brasileiros e internacionais espalhados pelas maiores cidades. O que difere do Brasil é o horário das refeições e o que é consumido em cada uma delas. O café da manhã costuma ser a refeição mais completa e calórica, com ovo, bacon, panquecas, waffles e etc. Já para o almoço, diferente do Brasil, costuma ser feita pelos canadenses uma refeição mais rápida, como um sanduíche.
Já o jantar dos canadenses costuma ser bem mais cedo do que no Brasil. Isso acontece, principalmente, devido a rotina no país, que costuma iniciar a jornada de trabalho em escritórios às 7h ou 8h. Consequentemente, toda a agenda do dia é cumprida mais cedo. Caso você decida sair para jantar por volta de 21h30, é possível que não encontre mais cozinhas dos restaurantes abertas no Canadá. Para saber mais sobre os hábitos alimentares dos canadenses, confira.
Cuidados ao se relacionar
Outra diferença que os brasileiros costumam sentir quando migram para o Canadá é no relacionamento com outras pessoas. Quem já conversou com um estrangeiro, provavelmente sabe que os brasileiros são vistos como muito amigáveis e calorosos.
Já os canadenses são vistos como mais fechados, No entanto, eles têm uma fama muito grande de serem um povo extremamente educado, e isso também é verdadeiro. Claro que não podemos generalizar, afinal, assim como em qualquer lugar, existem pessoas de todos os tipos, mas é fato que a grande maioria dos canadenses irá parar para ajudar um turista perdido, por exemplo.
Canadenses não são pessoas rígidas, e irão se referir a você pelo seu primeiro nome, mas em compensação, não costumam abraçar e beijar pessoas que acabam de conhecer, uma prática comum na cultura brasileira.
O Canadá é, de fato, mais seguro, mas não baixe sua guarda!
Talvez esteja aí uma das principais discrepâncias entre Brasil e Canadá. Assistimos em filmes as pessoas viajando tranquilamente enquanto usam seus laptops no metrô. Algo nada aconselhável em algumas capitais brasileiras.
No Canadá, esta prática não apenas é possível, como também muito comum. É só ir ao Starbucks da esquina para ver pelo menos três pessoas com seus laptops de última geração. No verão, não é preciso ir muito longe de casa para ver pessoas tomando banho de sol nos parques, com suas mochilas, celulares e carteiras no chão, sem receios sobre possíveis furtos.
Mas a segurança não vem só de leis mais rigorosas ou da maior presença dos policiais. A segurança é um produto da cultura canadense como um todo. No Canadá há um comportamento muito forte enraizado de respeito ao espaço alheio. Não é comum ver passageiros correndo e se esbarrando para sentar no transporte público ou para ocupar uma posição melhor em uma fila.
Os serviços também são mais eficientes, e o canadense sabe que quando chega a sua vez é melhor fazer rapidamente o que se tem que fazer, para que a próxima pessoa não precise esperar muito na fila.
Essas características da cultura parecem não ser muito importantes, mas na verdade são essas pequenas coisas do dia a dia que acabam gerando uma sensação de bem-estar maior. Repetindo, é claro, que não é possível generalizar e nem considerar que todos os canadenses se comportam dessa forma, portanto, não baixe sua guarda e esteja sempre atento.
Cultura do “faça você mesmo”
Algumas atividades no Canadá possuem hábitos bem diferentes das realizadas no Brasil. Para abastecer seu carro em um posto de combustível, por exemplo, não é possível ficar esperando dentro do carro enquanto o frentista abastece e depois leva a maquininha para receber o pagamento. No Canadá o próprio motorista é o responsável por abastecer seu carro e efetuar o pagamento, muitas vezes, sem nenhum contato com funcionários do estabelecimento.
O mesmo pode acontecer em alguns supermercados e farmácias com o chamado self-checkout, onde você mesmo deve escanear o código de barras das suas compras, empacotá-las e pagar sem ajuda ou supervisão de nenhum funcionário do local. Vale ressaltar que este método já está sendo implementado em alguns supermercados brasileiros, mas ainda não é um hábito.
Ficou alguma dúvida sobre a adaptação ao Canadá. Tire elas agora mesmo e entre em contato com a nossa equipe para dar início ao seu Plano Canadá!
E mais, o contato inicial é gratuito e você conta com a ajuda de profissionais especializados para cada solicitação.
contact@immi-canada.com
WhatsApp: +1 604 684 0530