Decidiu viajar para o Canadá, mas acha que não pode levar seu melhor amigo peludo? Engana-se quem pensa que é preciso se despedir do pet para viajar. O Canadá possui algumas das normas mais flexíveis quando se trata de entrar no país com animais de estimação.
1. Vacinas
É muito importante que o cachorro ou gato esteja com a carteira de vacinação em dia, principalmente a vacina antirrábica. O Canadian Food and Inspection Agency (CIFA), órgão responsável pelos requerimentos de importação para animais e produtos de origem animal que entram no País, tem uma preocupação maior em relação à Raiva, por isso quem chega ao Canadá com seu bichinho de estimação, precisa levar também um certificado de vacinação contra a doença, que deve estar em inglês ou francês, emitido e assinado por um veterinário licenciado, com a identificação da raça, cor e peso do animal, além da data de vacinação, o número de série da vacina e a duração da imunidade. Se a duração não for especificada, a vacina será considerada válida por um ano à partir da data da vacinação.
2. Inspeção
Todos os animais que entram no Canadá são inspecionados por um agente do Canada Border Services Agency (CBSA), que fiscalizam as informações sobre o animal, a carteira de vacinação e também examinam se o animal possui sinais de alguma doença.
3. Taxas
Se o animal estiver saudável, segundo os os requisitos da CBSA, os donos devem pagar uma taxa de processamento de $30 (mais impostos) para o primeiro animal e $5 (mais impostos) para cada animal adicional. Se a documentação do animal não estiver correta, os donos devem pagar $55 (mais impostos) para o primeiro animal e $30 (mais impostos) para cada animal adicional e os donos terão duas semanas para apresentar um cerificado emitido por um veterinário do Canadá e apresentado ao CIFA.
4. Companhias aéreas
Durante a viagem, cada companhia aérea possui suas próprias regras sobre animais de estimação. Algumas permitem que os bichinhos acompanhem os donos dentro de uma caixa de contenção que se encaixa debaixo do assento, outras exigem que eles voem no porão de cargas da aeronave. Mas quase todas tem um limite de animais permitidos em cada voo. Por tanto não deixe de entrar em contato com a companhia com antecedência para saber sobre os procedimentos.
É muito importante conversar com um veterinário ou especialista em comportamento animal para deixar o peludinho mais confortável na hora da viagem, que já é naturalmente estressante para eles, já que é algo totalmente fora da rotina. Uma boa dica é deixar junto com ele um cobertor ou brinquedo com o cheirinho de casa para ele se sentir mais seguro.
Dúvidas? Entre em contato conosco: contact@immi-canada.com
Para mais informações, acesse a CIFA