Uma dúvida bastante comum ao viajante é saber qual medicação pode ou não ser levada na bagagem. Enquanto a preocupação de interromper um tratamento não é motivo para cancelar a viagem, é importante conhecer as leis do país de destino com relação aos componentes e classificação da droga para evitar problemas ao cruzar a alfândega.
Aos visitantes do Canadá é permitido trazer um único curso de tratamento, ou suprimentos suficientes de 90 dias de medicação de acordo com a prescrição médica, o que for menor.
O medicamento deve ser para uso pessoal ou do acompanhante dependente por quem você for responsável, e deve estar em sua embalagem original indicando claramente se tratar de produto para saúde e contendo sua composição.
Caso a quantidade portada consigo não seja suficiente, uma dose adicional também poderá ser importada nas mesmas condições, acompanhada de documento indicando ser destinada ao visitante. Quando recebida pelo correio, o visitante deve estar preparado para apresentar documentação comprovando sua identidade, como passaporte com carimbo de entrada no Canadá, visto de visitante, estudante ou trabalho, ou carta do empregador.
Para cidadãos e residentes permanentes as leis são mais restritas e a importação de medicamentos prescritos não é permitida. Entretanto, a fim de evitar a interrupção de algum tratamento que como viajante o residente possa ter iniciado fora do país, as autoridades sanitárias canadenses podem avaliar a medicação no retorno a fim de permitir a entrada do curso de tratamento, ou quantidade suficiente para 90 dias do remédio de acordo com a prescrição médica. Novamente, o que for menor.
A droga deve ser para uso pessoal do indivíduo ou o uso do viajante acompanhante por quem ele é responsável.
Medicamentos que não exigem receita médica, podem ser encontrados em drogarias ou farmácias de supermercados no Canadá. Lembrando que a automedicação não aconselhável. Posse e tráfico de drogas ilícitas e narcóticos são proibidos e serão punidos de acordos com as leis do país.
Para sair do Canadá com remédios adquiridos internamente, o governo do Canadá aconselha observar a regulamentação do país de destino, pois medicamentos considerados legais pelas leis canadenses, podem ser ilegais ou exigir prescrição médica em outros países.
Fontes:
http://travel.gc.ca/travelling/health-safety/medication
http://www.cbsa-asfc.gc.ca/publications/dm-md/d19/d19-9-1-eng.html
http://www.hc-sc.gc.ca/dhp-mps/compli-conform/import-export/gui-0084_biu-uif-eng.php#a6