O Programa de Imigração das Províncias do Atlântico, o AIP, em 2022 deixou de ser um programa piloto e passou a ser um programa permanente nos programas imigratórios do Canadá.
O Programa de Imigração do Atlântico é um caminho para a residência permanente para trabalhadores estrangeiros qualificados e estudantes internacionais graduados que desejam trabalhar e viver em 1 das 4 províncias do Atlântico do Canadá.
As províncias do Atlântico são formadas por: Nova Scotia, New Brunswick, Newfoundland & Labrador e Prince Edward Island. Elas ficam localizadas às margens do Oceano Atlântico, fazendo fronteira com Quebec.
Esse programa provincial estima receber mais de 6 mil novos residentes permanentes por ano. De acordo com o novo anúncio do Plano de Imigração, em 2022 o número aumentará para 6.250, e para 2023 e 2024 o objetivo é convidar 6.500 a cada ano.
O atrativo desse programa, são as exigências mais brandas para se tornar elegível a aplicação, comparado com os demais programas provinciais.
Este é um programa que é necessário uma oferta de trabalho de uma empresa designada pelo governo canadense para se tornar elegível. O principal objetivo desse programa é ajudar uma empresa canadense designada a contratar candidatos qualificados para vagas de empregos que não são preenchidas localmente. Esses candidatos podem estar no exterior ou vivendo no Canadá como residentes temporários.
O primeiro passo do programa é a empresa interessada em contratar um estrangeiro, se cadastrar para se tornar designada. Cada uma das 4 províncias do Atlântico possuem sua própria aplicação. Após a submissão da empresa ao governo, é definido as especificações da job offer na qual os candidatos devem cumprir.
- Ser full-time (mínimo de 30 horas semanais),
- Ser não-sazonal, ou seja, ser um trabalho constante.
- As vagas nos NOCs 0, A ou B devem ter pelo menos 1 ano de contrato garantido.
Para o NOC C o empregador deve ofertar a oportunidade sem prazo de validade. Você não pode ser dono ou sócio da empresa que vai ofertar essa oportunidade de emprego. A oferta de emprego deve ser no mesmo nível de habilidade ou maior que a experiência de trabalho que você se qualifica, a exceção é apenas se o candidato for um estudante internacional graduado em um curso de pós-graduação em uma instituição reconhecida nas Províncias do Atlântico.
No entanto, há uma exceção onde não é exigido ter uma oferta de emprego no mesmo nível de habilidade ou superior se tiver uma oferta de emprego em um dos NOCs selecionado pelo programa, na área da saúde.
A imigração canadense anunciou que o Programa de Imigração do Atlântico (AIP) começará a receber aplicações a partir do dia 6 de Março de 2022.
O programa, que começou como um programa piloto de imigração, recebeu mais de 12.700 novos residentes em uma das 4 províncias do atlântico. O objetivo do programa é atrair recém-chegados com maiores qualificações para impulsionar a recuperação econômica e impulsionar ainda mais o crescimento na região.
Os candidatos elegíveis a uma empresa do Atlântico agora poderão enviar solicitações de residência permanente sob o novo programa permanente. Desde 2017, já foram criadas mais de 9.800 ofertas de trabalho em setores como a área da saúde, fabricação, setor de acomodações e serviços de alimentação.
Mais de 90% das pessoas que aplicaram para a residência permanente no Atlântico continuam vivendo em uma das regiões após um ano.
- Ter experiência qualificada de trabalho, ao menos que você possua uma graduação internacional;
- Cumprir os requisitos educacionais exigidos;
- Cumprir os requisitos de proficiência de língua;
- Comprovação financeira, a não ser que você já esteja vivendo e trabalhando com um visto de trabalho no Canadá.
Os candidatos que preencham os requisitos para solicitar a residência permanente podem ser elegíveis para solicitar uma autorização de trabalho temporária.
Esta permissão de trabalho permite que o candidato comece a trabalhar enquanto seu pedido de residência permanente está sendo processado.
- É somente válida para o Programa de Imigração do Atlântico;
- É válido por 1 ano;
- É específico do empregador, o que significa que o candidato só pode trabalhar para a empresa que o contratou.
O candidato deve enviar o seu pedido de residência permanente no prazo de 90 dias após a apresentação do pedido de autorização de trabalho temporária.
Para que o candidato solicite uma permissão de trabalho, a empresa responsável deve solicitar uma carta de referência ao governo provincial. O candidato incluirá a carta de referência em seu pedido de permissão de trabalho temporária.
Obter uma permissão de trabalho temporária não garante a aprovação do pedido de residência permanente do candidato.
Os candidatos que solicitaram uma autorização de trabalho temporária precisarão comprovar que atendem aos seguintes requisitos:
- Proficiência da língua;
- Educação, sendo 1 ano ou mais de curso em uma instituição canadense ou o equivalente fora do Canadá.
- Experiência de trabalho.
Os estudantes internacionais que se formaram em uma instituição pós-secundária reconhecida em uma das províncias do Atlântico, estão isentos de cumprir os requisitos de trabalho.
New Brunswick é uma região do leste do Canadá, sendo considerada uma das províncias marítimas. Sua capital é Fredericton, a população total é de aproximadamente 789 mil habitantes.
A província possui vários rios, florestas de pinheiros, montanhas e a famosa baía de Fundy, que é conhecida por suas marés extremas e pela presença frequente de baleias.
O território da província possui cerca de 70 mil quilômetros quadrados. Destes, 80% é composto de florestas e somente 20% é habitado ou destinado à agricultura. New Brunswick é uma província bilíngue, com um percentual muito grande de moradores que falam inglês e francês.
Veja abaixo a lista das categorias disponíveis para imigração através do programa provincial:
- NB Skilled Worker Stream:
É projetado para estrangeiros que possuem as habilidades, educação e experiência de trabalho necessárias para contribuir para a economia de New Brunswick. Os candidatos devem atender aos requisitos mínimos de elegibilidade do programa, ter uma oferta de emprego de um empregador de New Brunswick e ter a intenção total de viver e trabalhar na província de forma permanente.
Este programa também ajudará os empregadores de New Brunswick, incapazes de preencher vagas de emprego com um cidadão canadense ou residente permanente, a recrutar estrangeiros e graduados internacionais cujas habilidades sejam necessárias na província.
- NB Express Entry Stream:
O New Brunswick Express Entry Stream foi projetado para estrangeiros com habilidades, educação e experiência de trabalho para contribuir para a economia de New Brunswick, que estão prontos para viver e trabalhar em New Brunswick e atender aos requisitos para cada etapa do Express Entry Stream.
- NB Transport Truck Driver (NOC 7511):
Os empregadores que desejam contratar internacionalmente devem se inscrever no Programa de Trabalhador Estrangeiro Temporário e obter uma Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA).
Uma vez que o empregador esteja convencido de que o contratado pode operar caminhões pesados com segurança e atende aos requisitos de elegibilidade provinciais, incluindo seis meses de experiência de trabalho em New Brunswick no NOC 7511, eles estarão qualificados para se inscrever no New Brunswick Transport Truck Driver Stream.
Os motoristas de caminhão e empregadores devem atender aos requisitos de qualificação descritos no Guia para motoristas de caminhão de transporte de New Brunswick.
- NB Business Immigration Stream:
É um caminho de imigração econômica para empreendedores experientes que estão prontos para estabelecer, operar e gerenciar ativamente um negócio enquanto moram e se estabelecem permanentemente em New Brunswick.
Os candidatos nesta categoria devem atender aos requisitos mínimos de qualificação como; idade, idioma, educação, patrimônio pessoal, propriedade de negócios e/ou experiência em gerenciamento sênior e conceito de negócios. Os requisitos de elegibilidade devem ser atendidos no momento da EOI, inscrição e nomeação. Atender aos requisitos de qualificação não garante que o candidato seja indicado.
- NB Strategic Initiative Stream for French-speaking immigrants:
Esse stream é para trabalhadores de língua francesa com habilidades, educação e experiência de trabalho para contribuir para a economia de New Brunswick e que estão prontos para viver e trabalhar em New Brunswick permanentemente.
Newfoundland and Labrador abriga cerca de 520 mil habitantes e quase toda a população - aproximadamente 92% - está concentrada na ilha de Terra Nova. A maior cidade de Newfoundland and Labrador é, também, a sua capital, St. John’s.
A região faz divisa apenas com a província de Quebec e, em relação à língua, é a província canadense mais homogênea de todo o Canadá: mais de 97% da população tem o inglês como língua materna.
Confira as categorias que fazem parte do programa provincial de Newfoundland and Labrador:
Express Entry Eligibility:
Os candidatos devem ter um emprego qualificado ou oferta de emprego de um empregador na província com base nas classificações do NOC.
O emprego ou oferta de emprego deve ser de pelo menos dois anos, com possibilidade de extensão, de um empregador elegível dentro da província. Se a experiência de trabalho estiver em uma ocupação regulamentada e exigir certificação ou licenciamento obrigatório na província, a prova de elegibilidade para licenciamento ou certificação provincial para poder trabalhar nessa profissão deve ser apresentada junto com a aplicação do programa provincial.
É necessário atingir um mínimo de 67 pontos dos 100 possíveis na grade de avaliação de pontos do PNP.
Skilled Worker Eligibility:
Esta categoria é para trabalhadores internacionais e futuros imigrantes que possuem habilidades que são benéficas para o mercado de trabalho. Os candidatos elegíveis devem ter uma oferta de emprego garantida de um empregador local ou estar trabalhando atualmente na província com uma autorização de trabalho válida. Os empregadores também devem demonstrar a necessidade do conjunto de habilidades do candidato.
International Graduate Eligibility:
Esta categoria é para recém-formados que possuam um Post-Graduate Work Permit (PGWP) e um emprego ou oferta de emprego de um empregador de Newfoundland and Labrador.
Os candidatos à categoria de Pós-Graduação Internacional devem:
- Ter uma permissão de trabalho de pós-graduação PGWP). A permissão de trabalho deve ter pelo menos 4 meses de validade - restante - no momento da inscrição para o programa provincial;
- Ter um emprego em tempo integral ou oferta de emprego: Em uma ocupação NOC 0, A ou B, ou uma ocupação NOC C, desde que uma ocupação sob demanda;
- Ter garantido um mínimo de 30 horas semanais de trabalho;
- Ter pelo menos um ano de duração com uma expectativa razoável de possível extensão;
- Atender aos padrões provinciais de emprego e às taxas salariais vigentes.
- Ter de 21 a 59 anos
- Ter a intenção e capacidade de se estabelecer permanentemente em Newfoundland e Labrador;
- Ser capaz de se manter financeiramente individualmente ou com dependentes;
- Proficiência de língua no idioma inglês ou francês para desempenhar as funções de emprego. (O teste de idioma é necessário para NOC C).
Se o candidato concluiu seus estudos em uma instituição pós-secundária reconhecida fora de Newfoundland e Labrador, seu trabalho ou oferta de trabalho deve estar diretamente relacionado ao curso que o candidato se graduou. Os graduados de fora da província devem trabalhar por um mínimo de um ano em Newfoundland e Labrador antes da apresentação de um pedido de NLPNP.
Com mais de 7.400 quilômetros de área costeira e uma população com cerca de 1 milhão de habitantes, dados revelados em dezembro de 2021. É uma localidade multicultural, pois chega a abrigar aproximadamente 100 culturas e etnias diferentes de todo o mundo.
A sua origem se deu a partir de povos aborígenes, mi'kmaq, celtas, africanos, entre outros. Muitos exploradores passaram por estas terras, mas somente no ano de 1867 o território tornou-se independente do Reino Unido, junto com New Brunswick, e o que hoje pertence a Ontário e Quebec, no movimento chamado “Confederação do Canadá”. Assim, estamos diante de uma das primeiras províncias canadenses originais.
Halifax é a capital de Nova Scotia, e com 414 mil habitantes, é a maior metrópole urbana da província. Grande parte da empregabilidade na cidade está no setor de serviços, que representa 85% dos postos de trabalho, além de haver o registro do crescimento de oportunidades no segmento de saúde.
Por meio do NSNP, os candidatos a imigrantes que possuem habilidades e experiência podem ser indicados para imigrar.
Veja abaixo a lista de categorias disponíveis para imigrar pela programa provincial:
- Nova Scotia Labour Market Priorities: O stream dá prioridades ao mercado de trabalho da Nova Escócia e seleciona candidatos no EE que atendem às necessidades do mercado de trabalho provincial. Somente os candidatos que receberem uma Carta de Interesse do Escritório de Imigração da Nova Escócia podem se inscrever.
- Labour Market Priorities for Physicians: Essa categoria seleciona médicos para solicitar nomeação por meio do sistema federal de entrada expressa. Somente os candidatos com uma oferta aprovada pelas Autoridades de Saúde da Nova Escócia ou do Centro de Saúde IWK que receberem uma Carta de Interesse do Escritório de Imigração da Nova Escócia podem se inscrever.
- Physician: O Physician Stream auxilia as autoridades de saúde pública da província a contratar clínicos gerais, médicos de família e médicos especialistas para trabalhar. O stream ajuda os órgãos NSHA e o IWK a recrutar e reter médicos com as habilidades necessárias para cargos que não conseguiram preencher com um residente permanente ou cidadão canadense.
- Entrepreneur: O Entrepreneur Stream é para empresários experientes ou gerentes de negócios seniores que desejam morar em Nova Scotia. Eles devem iniciar um novo negócio ou comprar um negócio existente e devem participar ativamente na gestão diária do negócio. Depois de operar o negócio por um ano, o empresário pode ser nomeado para o status de residente permanente. A inscrição no stream é apenas por convite.
- International Graduate Entrepreneur: O International Graduate Entrepreneur Stream é para recém-formados de uma universidade da Nova Escócia ou do Nova Scotia Community College. Eles já devem ter iniciado ou comprado um negócio na Nova Escócia e operado por pelo menos um ano. Se eles pretendem se estabelecer na Nova Escócia, o graduado pode ser indicado para o status de residente permanente. A inscrição no stream é apenas por convite.
- International Graduates In Demand: A categoria International Graduates in Demand é para recém-formados internacionais cujas habilidades e educação correspondem a categorias de trabalho específicas da National Occupational Classification (NOC). É um stream que está atualmente aberto a trabalhadores em 2 categorias de trabalho NOC:
NOC 3413: nurse aides, orderlies, and patient service associates
NOC 4214: early childhood educators and assistants
- Skilled Worker: Programa para trabalhadores qualificados no qual ajuda os empregadores a recrutar trabalhadores estrangeiros e estudantes internacionais recém-formados cujas habilidades são necessárias na província. Um empregador só pode contratar trabalhadores estrangeiros para cargos que não conseguiram preencher com residentes permanentes ou cidadãos canadenses.
- Occupations in Demand: O fluxo de Ocupações em Demanda visa ocupações específicas de NOC C e D que estão em alta demanda do mercado de trabalho na Nova Escócia. O Escritório de Imigração identifica as ocupações em demanda com base nas informações do mercado de trabalho e as ocupações elegíveis estão sujeitas a alterações.
- Nova Scotia Experience: Essa categoria, ligada ao Express Entry, seleciona indivíduos altamente qualificados que desejam morar em Nova Scotia permanentemente. Os candidatos devem ter pelo menos um ano de experiência de trabalho na província em uma ocupação altamente qualificada.
Esta bela ilha fica na costa leste do Canadá, tem como capital a cidade de Charlottetown e está localizada numa região de floresta bem próxima às províncias de Nova Scotia e de New Brunswick.
As praias, os diferentes movimentos culturais e também os edifícios históricos são apenas alguns dos pontos que atraem turistas e novos moradores para esta parte do território canadense. Essa província conta com aproximadamente 166 mil habitantes, dados de 2021.
Prince Edward Island (PEI) é a menor província do Canadá, e segundo os visitantes tem uma população multicultural e hospitaleira. A sua trajetória histórica teve início já no ano de 1534 quando foi descoberta pelo francês Jacques Cartier. Depois passou a pertencer aos britânicos, quando finalmente ganhou este nome para homenagear o Príncipe Eduardo Augusto, o pai da Rainha Vitória.
A província de Prince Edward Island é dividida nas seguintes categorias para aqueles que desejam imigrar e trabalhar através do programa provincial:
Critical Workers: Você pode solicitar uma indicação para residência permanente através desse programa se estiver trabalhando na província. É um programa orientado pelo empregador, permitindo empregadores a preencherem cargos de qualificação intermediária que eles não conseguem preencher no mercado de trabalho local.
Intermediate Experience Stream: Anteriormente conhecido como Iniciativa NOC C do Programa de Imigração Provincial de Prince Edward. O stream é orientado pelo empregador, permitindo que os empregadores da Ilha preencham cargos de qualificação intermediária que não conseguem preencher no mercado de trabalho local.
International Graduates: Você pode aplicar para residência permanente através do programa de Pós-Graduação Internacional do PEI PNP, se você se formou em uma instituição pós-secundária da província com financiamento público. Esse programa é orientado pelo empregador, permitindo que os empregadores da Ilha preencham posições que não conseguem preencher no mercado de trabalho local.
Occupations in Demand: O stream para ocupações em demanda é um programa orientado pelo empregador que permite que os empregadores da Ilha preencham posições específicas que não conseguem preencher no mercado de trabalho local. Este fluxo pode ser utilizado para recrutamento de talentos dentro e fora do Canadá.
Para essa categoria, necessário ter uma job offer full-time nos seguintes NOCs:
NOC 3413 (Nurse aides, orderlies and patient service associates);
NOC 7511 (Transport truck drivers);
NOC 7611 (Construction trades helpers and labourers); or
NOC 6731 (Light duty cleaners).
PEI Express Entry: É possível a aplicação para residência permanente por meio do PEI PNP. Sua indicação através do PEI PNP aumentará sua chance de receber um convite para aplicação do governo federal.
Para isso, é preciso atender aos requisitos de pelo menos um dos programas federais de imigração econômica: Federal Skilled Worker Program, Federal Skilled Trades Program ou o Canadian Experience Class.
Skilled Workers in PEI: Essa categoria é para quem está empregado por um empregador da província. O stream para os trabalhadores qualificados é orientado pelo empregador, permitindo que os empregadores preencham cargos de alta qualificação que não conseguem preencher no mercado de trabalho local.
Skilled Workers Outside Canada: Esse programa pode ser utilizado para recrutamento de talentos fora do Canadá se o empregador da província tiver recebido autorização da Imigração antes de emitir uma oferta de emprego. Com a aprovação, uma carta de suporte de permissão de trabalho será fornecida para o requerente obter uma permissão de trabalho.
Caso você deseje obter mais informações sobre as 4 províncias marítimas do Canadá, assim como uma análise de perfil para um dos programa imigratórios, a nossa equipe de atendimento está apta para te auxiliar e tirar todas as suas dúvidas.
Entre em contato conosco pelo email: contact@immi.com
@rodolfo-immi