Grupo 1
Grupo 1
Como foi o ano de 2021 para a imigração canadense

Como foi o ano de 2021 para a imigração canadense

31 de dezembro de 2021

O ano de 2021 foi um ano relativamente positivo para a imigração canadense. Na última semana deste ano, o órgão de imigração canadense revelou que o país bateu a meta prevista para este ano, recebendo mais de 401 mil novos residentes permanentes no país.

Este ano, os processos imigratórios permaneceram com seus prazos de análise mais lentos, devido a continuação da pandemia mundial do coronavírus. No entanto, os ministros da imigração lançaram diversas novas políticas públicas, assim como outros meios de acelerar alguns processamentos, tanto para quem estava dentro do país, assim como para os que estão fora do Canadá.

Nesse artigo, vamos relembrar os principais destaques durante todo o ano de 2021. Selecionamos as principais medidas que foram de extrema importância para que a meta de novos imigrantes no país fosse alcançada e também os anúncios feitos para a convocação de novos candidatos à residência permanente para o futuro. Lembrando que para 2022, a meta do país é convidar mais 411 mil novos residentes permanentes.

Retrospectiva 2021

  1. DRAW CEC: 

O ano começou com um sorteio completamente inesperado e inédito dentro do Express Entry, na categoria Canadian Experience Experience, que convoca aqueles que possuem pelo menos 1 ano de experiência de trabalho dentro do país. O sorteio aconteceu em fevereiro e a nota de corte foi apenas 75 pontos, com isso foram enviados mais de 27 mil convites. Um recorde na história. O ano de 2021 continuou com alguns sorteios nessa categoria, onde as notas variaram entre 357 e 462 pontos.

  1. TR to PR Pathway: 

Essa talvez tenha sido a grande chance de muitos residentes temporários para agilizar o seu caminho até a residência permanente. O TR to PR (Residente Temporário para Residente Permanente) foi uma public policy temporária lançada no mês de maio para facilitar o processo de estudantes internacionais graduados e trabalhadores essenciais e não essenciais com experiência no Canadá. O novo programa de imigração ficou disponível até novembro de 2021, disponibilizando 90 mil vagas para os candidatos com proficiência em inglês, e vagas ilimitadas para quem tivesse proficiência em francês. Posteriormente, o programa adicionou a aplicação do Work Permit para o aplicante principal e para o cônjuge (caso existisse) no processo.

  1. WP Employer Specific:

Essa public policy permitiu que estrangeiros que estivessem dentro do Canadá, sendo com visto de visitante ou permissão de estudante, aplicassem para uma permissão de trabalho caso a pessoa tivesse uma job offer válida (oferta de emprego).

4. Student Direct Stream: 


Esse é um programa internacional que relaciona países para análise dos documentos do processo de permissões de estudo no Canadá. Neste ano, o programa adicionou o Brasil à lista dos 7 países da América Latina para aceleração na análise dos processos. Esse é um programa exclusivo para quem está fora do Canadá.

  1. Restauração de Status e Extensão PGWP


Mais uma uma public policy, lançada em janeiro de 2021 onde permitiu a aplicação para um novo Open Work Permit (permissão de trabalho aberto) para quem tinha um PGWP (post-graduation work permit program) com permissão vencida ou a vencer. Essa medida também foi aceita para quem tivesse aplicado para um restauração de status e estava aguardando resposta.

  1. Programa para quem estava sem Status Legal em Toronto:

    Outra public policy lançada pelo governo, permitindo a aplicação para a residência permanente para funcionários da área de construção civil que estavam no Canadá há mais de 5 anos, e tinham no mínimo 3 anos de experiência no país e estivessem empregados no momento da aplicação.O objeto foi legalizar o status desses trabalhadores, ao mesmo tempo que a mão de obra auxilia na reconstrução da economia do país.
  2. Estudantes Internacionais:

Em decorrência das incertezas causadas pela continuação da pandemia ao decorrer do ano de 2021, a imigração canadense tomou a decisão de autorizar os estudantes internacionais a cumprirem a grade horária escolar do seu país de origem - se desejassem - ou seja, de forma remota. A grande novidade foi que essa nova medida foi tomada para quem escolhesse não cumprir a grade horária no Canadá, não tivesse a sua chance de obter um PGWP, ou seja, essa medida não afetou a elegibilidade ao PGWP.

8. Exame Médico:


O exame médico é um dos processos obrigatórios para quem está no processo de obtenção de uma permissão no Canadá, tanto para processos dentro quanto fora do país. No entanto, essa etapa ganhou uma public policy onde a imigração passou a aceitar exames médicos realizados anteriormente pelos candidatos nos últimos 5 anos. Quem cumpria com esse requisito, se tornou isento de realizar um novo exame. Medida adotada para acelerar os processos. Essa medida foi estendida no dia 24 de dezembro de 2021 e vai até 31 de dezembro de 2022 e só é válida para aplicações de residência permanente.


9. Parents & Grandparents Sponsorship:


Esse é um programa no qual os residentes permanentes que cumprirem com a elegibilidade, podem aplicar para um residência permanente para os seus pais ou avós. Em 2021, o programa enviou um total de 30 mil novos convites para candidatos que realizaram o cadastro no ano de 2020. Com isso, se tornou o maior número de convites enviados até o momento. No ano de 2021 o programa não abriu vagas para novos cadastros.

  1. Programa da Província do Atlântico:

    Devido ao grande sucesso do Atlantic Immigration Pilot (Programa Piloto das Províncias do Atlântico) em atrair novos imigrantes, restabelecendo a economia local e povoando as cidades, foi anunciado que a partir de 2022 o programa se tornará permanente se tornando efetivo a partir do dia 1º de janeiro de 2022. A medida foi tomada, após análises de dados favoráveis que surgiram com o programa piloto. E um dos fatores destacados, foi que 90% das pessoas que migraram para umas das províncias, continuam vivendo e contribuindo para o crescimento após 1 ano, aumentando significamente a taxa de retenção dos imigrantes. A permanência e sucesso do programa se dá a 3 fatores: Foco nos empregadores, apoio para que as pessoas se estabeleçam e uma abordagem colaborativa entre todas as províncias do Atlântico. Para 2022, foram analisadas quais melhorias poderiam ser feitas a partir do programa piloto, e as mudanças incluem esclarecimento das funções entre os parceiros, aumentar o apoio do empregador por meio de treinamento e fortalecer os requisitos do programa para garantir que os recém-chegados possam se estabelecer com tranquilidade e sucesso na região. As aplicações para residência permanente, dentro desse novo programa estarão válidas a partir de 6 de março de 2022.
  1. Mandate Letter:

    E como de costume, todo final de ano, o gabinete do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, publica uma carta aberta para o ministro de imigração vigente. Este ano, a carta ressalta alguns fatores importantes que devem ser cumpridos no ano de 2022:

- Continuar facilitando o trânsito de pessoas vulneráveis vindas do Afeganistão, mulheres, pessoas LGBTQ2, jornalistas e membros de minorias religiosas;

- Reduzir o tempo de processamento, incluindo os atrasos causados pelo impacto do Covid-19;

- Trabalhar na reunificação familiar, introduzindo aplicações eletrônicas, e implementando programas de emissão de status de residente temporário para cônjuges e filhos no exterior enquanto aguardam o processamento de seu pedido de residência permanente;

- Fazer o processo de pedido de cidadania gratuito para residentes permanentes que cumpram os requisitos necessários para a sua obtenção;

- Trabalhar em conjunto com o Minister of Employment, Workforce Development and Disability Inclusion estabelecendo um sistema de contratação de trabalhadores estrangeiros temporários, como parte do Global Talent Stream of the Temporary Foreign Worker Program, simplificar as renovações das autorizações (vistos), manter o prazo de duas semanas como tempo de processamento e estabelecer uma linha direta com o empregador.

- Analisar maneiras, dentro dos programas pilotos já existentes, de regularizar o status de trabalhadores que estejam contribuindo para as comunidades canadenses e estejam sem documentos válidos.

- Continuar trabalhando com Québec para apoiar o conhecimento da língua francesa nos processos de imigração dentro e fora de Quebec.

- Expandir caminhos para a residência permanente para estudantes internacionais e trabalhadores com visto temporário pelo sistema do Express Entry.

- Receber 2.000 refugiados qualificados para preencher a escassez de mão de obra em setores de alta demanda, como saúde.

- Garantir que a imigração apoie melhor as comunidades de pequeno e médio porte que requerem imigrantes adicionais para aumentar o crescimento econômico. Isso incluirá a expansão do Programa Piloto de Imigração Rural e do Norte, e fazer do Programa Piloto de Imigração do Atlântico um programa permanente.

Outro ponto positivo do país, foi a aceleração dos vacinados no país em 2021, onde 77% da população já se encontra totalmente vacinada (até dezembro deste ano,data desta reportagem), fazendo com que as medidas restritivas fossem sendo aliviadas, e o país retomando seu ritmo de crescimento econômico.Com isso, foi-se permitindo que visitantes pudessem entrar no país, empresas pudessem voltar a contratar e recontratar funcionários, as instituições de ensino buscarem novos interessados em obter uma graduação no país, e tudo isso influenciando os processos imigratórios do país. 

Ainda em 2021, um estudo global realizado anualmente (NBI) onde avalia a reputação de 50 países ao redor do mundo, revelou que o Canadá conquistou o 2º lugar no ranking no ano de 2021. Para essa pesquisa, são levados em consideração alguns fatores como: Exportação, Governança, Cultura, Pessoas, Turismo e também Investimento e Imigração.

Em 2022, a Immi Canada continua reafirmando o compromisso de auxiliar a todos que queiram de alguma forma fazer parte de todas essas estatísticas positivas do país. Se seu sonho é viver, estudar ou trabalhar no Canadá, conte com a gente. A nossa primeira consulta com nossa equipe é totalmente gratuita. Você também pode agendar uma consulta com nossa consultora de imigração licenciada pelo governo (RCIC) e traçar o melhor planejamento para o seu plano Canadá.
Entre em contato pelo email contact@immi-canada.com

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
 +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist