O Brasil é diferente do Canadá em diversos aspectos e quando se trata de residências as disparidades também existem. As casas são desiguais desde o alicerce até o modo de viver. São culturas diferentes, horários diferentes e, principalmente, climas completamente ímpares.
Em um primeiro momento, quando mudamos para um país com o intuito de emigrar ou mesmo morar por um período de tempo, algumas das diferenças podem ser bastante incômodas no início pois não estamos acostumados. Uma dica valiosa é usufruir dos recursos tecnológicos: Google Street View, ele permite que o usuário passeie pelas ruas e cidades do Canadá e as imagens costumam ser atualizadas e relatam a realidade da localização com bastante semelhança.
Para esclarecer e preparar ainda mais quem esta com as malas quase prontas para embarcar para o Canadá, fizemos uma lista com as diferenças encontradas entre as casas e o jeito de viver brasileiro quando comparado ao canadense, confira abaixo.
As casas no Canadá são construídas de maneira completamente diferente do que acontece no Brasil. Aqui o material usado para fazer o alicerce, que nada mais é que a estrutura da casa, é a madeira ao invés de concreto armado, como é no Brasil. Depois do esqueleto, as paredes são feitas de isopor, que é coberto por lã de rocha ou vidro e em seguida revestido por drywall. Este último tem várias características específicas e mistura aço galvanizado com chapas de gesso de alta resistência e anti ruídos.
Aparentemente o estrutura da casa parece muito mais frágil que as brasileiras, de concreto, tijolos e cimento. Se engana quem pensa isso. A estrutura canadense é adaptada ao frio e a praticidade e é bastante resistente às condições climáticas e meteorológicas do país.
Devido à facilidade na construção, pois o material é todo em blocos e montável, é muito mais rápido construir uma casa no Canadá. Dependendo do tamanho e da quantidade de pisos, uma residência pode ficar pronta com acabamento e tudo o que tem direito em cerca de 60 a 90 dias, claro que isso também pode levar mais tempo dependo das exigências do cliente.
Todas as casas, prédios ou edifícios comerciais no Canadá possuem aquecimento, sem exceção. Existem cidades em que até os pontos de ônibus são fechados e aquecidos. É impossível viver sem este recurso no inverno rigoroso canadense que pode atingir -45° C. Além disso, um bom número de moradias possui também o ar condicionado para as temperaturas mais quentes.
O sistema pode mudar dependendo da residência. Alguns aquecedores são centrais, por exemplo em prédios, e o inquilino não consegue modificar a temperatura somente do seu apartamento ou escritório. Outra parte do sistema é individual e é possível regular a temperatura e o tempo que os aparelhos ficam ligados.
As janelas e portas do país também causam estranhamento aos brasileiros em um primeiro contato. Primeiramente, as janelas são duplas por dois motivos: inverno e para isolar o barulho da rua. Geralmente, quando falamos de casas, as vidraças não abrem completamente ou abrem muito pouco.
Já as portas são bem mais pesadas, com vidros duplos e todos os locais públicos tem uma espécie de botão que aciona a abertura automática da porta, que é destinado aos deficientes e, principalmente, aos cadeirantes. Toda essa estrutura se dá devido às baixas temperaturas e ventos do inverno rigoroso.
Essa talvez seja a diferença mais gritante assim que os brasileiros chegam no país. Dificilmente se encontra grades nas janelas, portas ou sacadas, tanto de residências quanto de empresas e comércios. Portões e cercas também são algo bem raro de se ver. Quando eles existem são baixos (cerca de um metro de altura) e estão ali somente para delimitar um jardim ou para que o cachorro da casa posso ter um espaço ao ar livre para correr e brincar.
Muros também não são vistos em lugar nenhum. O motivo é bem simples e exposto em números. Dados de 2012 da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que a taxa de homicídio do Canadá era de 1,5 para cada 100 mil habitantes. No mesmo ano, o Brasil tem uma média de 21 para os mesmos 100 mil moradores. Então o país é mais seguro, motivo das pessoas não precisarem se proteger dentro das suas casas.
Ou pela ausência de muros ou pelo amor do pessoal pelos bichos de estimação, os cachorros e gatos vivem, quase sem exceção, dentro de casa. Dos maiores aos menores, os peludos dão as caras nas ruas para passear com mais frequência no verão, mas eles também podem ser vistos na neve. Porém, quando voltam para casa com seus donos, não ficam na área externa como em muitos lares brasileiros, eles moram na casa dos donos.
O que um banheiro pode ter de diferente? Muita coisa. Primeiramente, ao contrário do Brasil, é bem mais complicado encontrar uma casa para alugar ou comprar no Canadá que possua mais de um banheiro, principalmente se você estiver procurando apartamentos. Se a intenção for viver em um lugar maior e, consequentemente, mais caro, o inquilino ou comprador até pode encontrar mais de um ou dois banheiros, mas não é comum na maioria das residências. Além disso, os banheiros são entregues a quem compra os imóveis com todos os acabamentos e detalhes: pias, balcões, louça sanitária, puxadores, etc.
Você faz questão de ter um box em casa? Mude esta exigência se o país escolhido para morar for o Canadá. Não é impossível encontrar chuveiro com box, mas é bem difícil. A maior parte dos lavatórios possui chuveiro com banheira e ela é separada do resto do ambiente por uma cortina.
As cozinhas canadenses já são equipadas com o básico para uma família em 99% dos casos: fogão e geladeira. Não é incomum também encontrar o ambiente com armários, máquina de lavar louças e micro-ondas. Isso costuma ser de grande ajuda para os recém chegados ou para quem vem estudar no país, por exemplo, pois não precisam se preocupar com a compra destes eletrodomésticos.
Majoritariamente os apartamentos no Canadá são destinados aos casais sem filhos, jovens e estudantes e também pessoas idosas. Facilmente se nota que, casais com filhos preferem morar em casas com jardins e mais espaço para as crianças e lazer. Mesmo nas metrópoles, a quantidade de casas é visivelmente grande e habitada por várias famílias.
O Canadá é um país cosmopolita e multicultural. Consequentemente, isso não se reflete somente na sua população, mas também na arquitetura das residências e edifícios, que é uma mescla visível do estilo americano com o charme europeu. Isso é mais visível em algumas províncias do que em outras e também difere de acordo com o bairro, mas é comum ver, em meio aos prédios, igrejas de pedra em estilo gótico e ruas com tipos de casas diferentes.
Assim como nos banheiros, o acabamento da residência é entregue completo ao proprietário, com piso, azulejos ou forração, carpete e todos os outros detalhes que, por muitas vezes no Brasil, quem compra um imóvel tem de mandar fazer ou pagar a parte.
Bastante comum nas casas canadenses, o basement nada mais é que um porão. Ele é usado para diferentes funções e, na maioria dos casos, é do tamanho da residência, pois é nele que a fundação da casa começa. Algumas famílias fazem dele uma espécie de sala de jogos, com TV, sofás, brinquedos para as crianças e vídeo-game, o que torna o local uma espécie de quarto da bagunça. Em outra casas o local é transformado em um quarto para o filho mais velho ou até para alugar e render uma quantia extra.
O espaço também é comumente destinado ao uso masculino, sendo assim chamado de “Man Cave” que é uma espécie de sala particular dos homens. Neste lugar o pai da família costuma chamar os amigos para beber, assistir aos jogos locais e comer snacks, sem precisar se preocupar com a limpeza do local logo depois ao jogo, por exemplo.
A garagem dos canadenses geralmente não é utilizada para guardar carros, mas sim para armazenar produtos ou ferramentas, guardar equipamentos, ter uma espécie de oficina, colocar os apetrechos esportivos de verão durante o inverno e vice-versa. Eles costumam deixar os veículos estacionados na rua em frente às suas casas ou ainda fora, na entrada da garagem ou até mesmo no basement.
As lavanderias aqui também são diferentes. É muito difícil encontrar um tanque e um varal nas residências. O espaço para a máquina de lavar e secadora geralmente se resume a uma pequena porta ou um espaço anexo ao banheiro. Além disso, nos apartamentos é comum encontrar lavanderias coletivas.
Os apartamentos com sacadas geralmente são os mais procurados e a sacada tem um tamanho bem significativo, que são bastante utilizadas no verão, pois comportam mesa, cadeiras e churrasqueira. Falando em churrasqueiras, elas não são construídas de tijolos e já embutidas nas sacadas, como no Brasil. Os aparelhos funcionam a gás e são vendidos em vários modelos e tamanhos.
Os armários dos quartos são uma espécie de closet menor, embutidos na parede. O que não é comum no Brasil A vantagem desse sistema é a economia de espaço, pois os moradores não precisam, na maioria das vezes, comprar armários extras para as roupas e calçados.
Fontes:
https://www.realtor.ca/
https://www.google.com/streetview/
https://www.cmhc-schl.gc.ca/en/co/buho/buho_002.cfm
http://www.ontariocontractors.com/buildcalc.htm
Fabíola Cottet