Em janeiro de 2022 foi publicado o novo Relatório de Cidadania Mundial. O relatório, divulgado pelo site CS Global Partners, fornece aos cidadãos globais soluções para os melhores países para se viver com base na classificação de qualidade de vida e nos mais altos padrões de vida.
Ao contrário de outros relatórios que baseiam a cidadania apenas em viagens sem visto, o World Citizenship Report ilustra quais são as melhores cidadanias do mundo com base em vários fatores detalhados considerados em alta pelos cidadãos globais.
No ano de 2022, o Canadá aparece no ranking geral na oitava posição. O relatório é construído levando em consideração os seguintes fatores: Proteção e Segurança, Oportunidade de Economia, Qualidade de Vida, Mobilidade Global e Liberdade Financeira.
Metodologia aplicada a pesquisa
A metodologia exclusiva usada para o relatório baseia-se na pesquisa externa abrangente para avaliar 187 jurisdições nos cinco principais motivadores da cidadania classificados como os mais destacados pelos cidadãos globais.
A melhor cidadania para Proteção e Segurança: O motivador de segurança e proteção mede o grau em que a cidadania pode oferecer maior segurança e proteção ao cidadão, considerando sua potencialidade para permitir a fuga de uma situação de conflito. Os dados coletados para este motivador destacam alguns dos países mais seguros do mundo.
Dos 100 pontos possíveis, o Canadá se destacou com 92, sendo uma das notas mais altas adquiridas, ficando atrás apenas de Nova Zelândia, Islândia, Suíça e Noruega.
A melhor cidadania para negócios: A oportunidade econômica e o motivador de negócios mede a capacidade geral de uma nação de expandir suas riquezas, o conforto material e outros benefícios essenciais de uma economia forte e disponível a todos os seus cidadãos. Este motivador apresenta algumas cidadanias melhores para negócios ao redor do mundo.
Nessa categoria, o Canadá aparece na 6ª posição empatado com a Tailândia com 80 pontos. Países como Singapura, Estados Unidos e Hong Kong se destacaram nessa categoria.
A melhor cidade avaliando qualidade de vida: O motivador da qualidade de vida mede e classifica o avanço do nível de desenvolvimento de uma nação distinta em termos de sua capacidade de fornecer aos seus cidadãos uma alta qualidade levando em consideração o bem-estar pessoal, opções culturais e sociais.
Empatados com os Estados Unidos, o Canadá pontuou 87 ficando na quarta posição. Houve um empate técnico na primeira posição entre 5 países da Europa, entre eles: Suíça, Noruega e Dinamarca.
A melhor cidadania para liberdade financeira: O motivador de liberdade financeira mede a capacidade de uma jurisdição de fornecer um ambiente favorável e estável para o registro e desempenho de empresas, bem como a detenção de bens pessoais e empresariais.
Essa foi a categoria em que o Canadá obteve sua menor pontuação, com apenas 76 pontos, empatado com os Emirados Árabes.
A melhor cidadania para viajar: O motivador global de mobilidade e viagens mede o número de jurisdições diferentes que os cidadãos podem acessar sem visto com uma determinada cidadania. Ter passagem para um número maior de destinos pode melhorar muito a capacidade de um indivíduo acessar oportunidades e experiências exclusivas em novas regiões e mercados.
O Canadá aparece nessa categoria com 86 pontos, ficando no top 10 da lista.
Passaporte Canadense na lista dos melhores do mundo
A pesquisa 2022 feita pela ‘Henley Passport Index’ revela a classificação original e oficial de todos os passaportes do mundo de acordo com o número de destinos que seus titulares podem acessar sem visto prévio.
Em 2022 o passaporte canadense alcançou a sétima posição, subindo uma posição em comparação ao ano de 2021. A pesquisa analisou 199 passaportes que podem viajar por 227 países do mundo. Nesse último ano, o país teve um acréscimo de 60 novos países com entrada garantida sem a necessidade de uma autorização oficial.
O passaporte canadense tem entrada garantida em 185 países ao redor do mundo. Nos outros 42 países da pesquisa, o país necessita de um visto para entrada. Os países Japão e Singapura estão empatados na primeira posição com a permissão de entrada em 192 países.
Ranking final dos melhores países do mundo para viver
Confira abaixo o gráfico que revela a posição final e oficial dos 20 países que melhor pontuaram na pesquisa, classificando o Canadá na 8ª posição:
Canadá na lista das 100 melhores cidades do mundo em 2021
Já a pesquisa realizada pela Organização Best Cities em 2021 revelou que diversas cidades do Canadá estão na lista das melhores cidades para se viver no mundo. O ranking avalia cada cidade qualificada em seis categorias: Lugar, Produto, Programação, Pessoas, Prosperidade e Promoção. O desempenho das 100 principais cidades é avaliado para o resultado final.
No resultado final, Toronto é a cidade canadense melhor classificada, ficando em 18º lugar. A seguir vem Vancouver em 46º lugar, Montreal em 48º e Calgary em 49º. Ainda na lista, mas em posições mais baixas estão a capital Ottawa, em 84º lugar, e a cidade de Edmonton, em 86º.
Se você sonha em viver no Canadá, entre em contato com nossa equipe. O nosso atendimento inicial é totalmente gratuito. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas e começar a se planejar melhor. O nosso email é: contact@immi-canada.com