O índice Mipex, em parceria com o British Council e a organização européia para políticas de imigração , o Migration Policy Group, produziram um ranking que aponta os melhores países no tratamento de imigrantes. Publicado em 2010 e atualizado periodicamente, o estudo avaliou 30 países europeus, além de Canadá, Estados Unidos, Japão e Austrália.
Foram avaliadas mobilidade no mercado de trabalho; possibilidade de reunir a família no país; educação; participação política; residência de longo prazo; acesso à nacionalidade; e políticas contra discriminação. O Canadá ficou com o terceiro lugar, sendo o único país não europeu entre os primeiros colocados, se destacando pela possibilidade de reunir a família e políticas contra a discriminação.
Outro estudo divulgado pela Economist Inteligence Unit, avaliou 30 critérios divididos em cinco categorias: estabilidade, saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura e selecionou as 25 melhores cidades para se viver. Entre elas estão: Vancouver(3º), Toronto(4º), Calgary(5º) e Montreal(16º).