Grupo 1
Grupo 1
Canadá: “Cheguei, amei e gostaria de ficar mais...”

Canadá: “Cheguei, amei e gostaria de ficar mais...”

4 de outubro de 2017

Não é difícil se apaixonar pelo Canadá! Quando se faz um planejamento de curto prazo, ao desembarcar no país e vivenciar boas experiências, é natural que surja aquela vontade de ficar um pouco mais. Se você se identificou com essa situação, saiba que isso acontece com muitas pessoas, e claro, existem alguns caminhos possíveis a se percorrer com o objetivo de concretizar esse desejo.

O primeiro passo é replanejar os detalhes relativos às mudanças que pretende fazer, com antecedência suficiente antes que o atual status expire. Atenção para a parte financeira que é um dos itens importantes, uma vez que alterações no tempo de estadia representam gastos extras com moradia, alimentação, custos e comprovações para a questão do visto, entre outros.

Esta etapa de cálculos, correção de rota, comunicação à família, é realmente um desafio... mas se você quer seguir em frente, vamos lá! Agora há a necessidade de concentrar-se em qual será o procedimento de aplicação a partir da categoria do seu visto, que documentos e comprovações são exigidos pelo departamento de Imigração do Canadá, etc. Neste momento, cada caso deve ser analisado com cuidado, para que tudo seja encaminhado da forma mais correta possível.

Vamos a alguns exemplos práticos?

Apresentaremos três casos distintos de muitos possíveis, com nomes fictícios, mas que são bastante recorrentes, bem como algumas possibilidades que existem dentro das regras das leis do Canadá. Lembrando que estamos falando no geral e a real análise deve ser feita de forma individual, bem como a palavra final é sempre do governo canadense.

1- Ana está há dois meses estudando inglês no Canadá com o visto de visitante, e agora quer se especializar no programa de dois anos de Marketing em um College canadense.

Assim como a Ana, as pessoas que desembarcam no Canadá como visitante podem frequentar um curso de idiomas que tenha duração de no máximo 24 semanas, sem autorização de trabalhar. Neste caso a permanência total do país geralmente vale por seis meses, exceto nos casos em que na entrada um oficial de imigração tenha registrado uma observação com data diferente a este período, pois lembre-se que a decisão deste profissional é soberana.

Desta forma, para ingressar em um “college” é necessário solicitar junto ao governo canadense uma troca de status para “Estudante”. Antes de entrar com o pedido, é obrigatório ser admitido pela instituição de ensino, receber uma carta de aceitação e somente com ela em mãos pode-se fazer a aplicação. Neste caso, exige-se novamente as devidas comprovações de vínculos, a parte financeira, uma carta de intenção explicando a razão pela qual quer permanecer e os benefícios deste conhecimento que pretende adquirir, entre outros.

Recentemente, a consultora de Imigração da Immi Canada, Celina Hui, esclareceu um tema importante e que traz dúvidas para quem está em situação semelhante a de Ana, que é a "Aprovação do visto após o início das aulas - o que fazer?"

2 - Antonio pretendia conhecer somente as cidades da província de Ontário, entre elas Toronto, e solicitou o visto como turista. Mas agora o nosso amigo quer permanecer mais de seis meses para visitar outras partes do Canadá.

Se você teve a mesma ideia de Antonio, entenda que diante dessa situação e antes de expirar o seu tempo legal de permanência, deve ser solicitada a extensão do seu visto. Se houver a aprovação você deverá receber um documento chamado “visitor record” com a nova data de permanência estipulada pelos agentes de Imigração, e basta arrumar as malas e prosseguir o roteiro.

Antes disso, quem está no Brasil pesquisando a possibilidade de passear no Canadá, não pode deixar de conferir as informações passadas em mais um vídeo feito pela consultora Celina Hui. Desta vez é possível saber se, ao invés de aplicar para um visto, você atende às condições necessárias para desembarcar aqui apenas solicitando o eTA (Electronic Travel Authorization) ou a Autorização Eletrônica de Viagem.

 

3 - O casal Maria e Rafael veio conhecer o Canadá e se encantou! Dentro de um mês os dois se certificaram que realmente querem imigrar definitivamente para o país.

Imigrar para o Canadá é um sonho para muitos, especialmente para aqueles que vivenciam a realidade de uma cidade canadense e se identificam com o estilo de vida e as oportunidades que existem. Na prática, há dezenas de caminhos para se obter essa conquista, e inclusive estes podem variar de acordo com a província em que se está. Mas em primeiro lugar, novamente, tem que se fazer um bom planejamento.

Este casal, assim como tantos outros, precisa saber se está habilitado para aplicar para algum processo de imigração, se volta para o Brasil e refaz os planos por lá, se tenta prolongar a estadia aplicando para um programa de estudos como destacamos na matéria “Casal no Canadá: eu trabalho, você estuda?!”, entre outras maneiras. Traçar o rumo mais adequado, juntar os documentos e comprovações, reforçar o conhecimento do idioma local... enfim, tem que buscar informações, ter foco no estudo e uma pitada de paciência, pois o processo não tão é imediato. Mas é uma meta possível sim, e já é uma realidade para milhares de brasileiros.

E quem pensa em conquistar uma residência permanente, pode ter como o ponto de partida de pesquisa o Express Entry (EE), o processo de imigração federal baseado na atribuição de pontos aos candidatos a partir determinadas regras e requisitos. Veja mais sobre o EE em outro vídeo de Celina Hui:

 

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
 +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist