Vivemos em um Era que muito se fala em preservação do planeta, seja no sentido ambiental, econômico ou humanitário. Mas infelizmente nem todo mundo pensa em como as pessoas estarão vivendo em um futuro próximo, como daqui 60 anos, por exemplo.
Pensando nisso, a consultoria Grosvenor realizou um estudo onde listou as 50 cidades mais "resistentes" em relação ao futuro: aquelas que melhor conseguirão lidar com os problemas gerados anos antes. Será que estas cidades estariam preparadas para proteger seus cidadãos e manter a qualidade de vida?
Dois critérios foram usados na avaliação: as cidades menos vulneráveis aos problemas e a capacidade de adaptação e reação. No primeiro critério, analisaram o clima, meio-ambiente, recursos naturais, infraestrutura da cidade e força da comunidade local. No segundo, a governança, força das instituições, capacidade técnica, planejamento e força dos fundos de financiamento.
O Canadá lidera o ranking geral da pesquisa, com três cidades ocupando os primeiros lugares consecutivos. Veja a lista completa:
Entre os países mais vulneráveis e com menor capacidade de adaptação e reação estão: Bangladesh, Indonésia, Egito, Filipinas, Índia, Brasil, México e China.
Fonte: http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/as-10-cidades-mais-preparadas-para-o-futuro-e-as-10-menos#1