Diferente do Brasil, onde o imposto é embutido no preço e não sabemos ao certo quanto estamos pagando para o governo, aqui no Canadá o preço que você vê anunciado está sem os impostos (que erroneamente chamamos de taxas, um falso cognato para a palavra “tax”). Ao passar pelo caixa, você observa que o preço a se pagar é maior. Isso acontece porque adiciona-se os impostos sobre o valor do produto. Os impostos diferem um pouco de província para província, e existe o imposto federal, que pode ser HST (Harmonized Sales Tax) ou GST (Goods and Services Taxes). Em British Columbia, adota-se a GST com alíquota de 5% e a PST (Provincial Sales Taxes) com alíquota de 7%, na maioria das vezes. Muitos produtos são isentos da PST, ou seja, paga-se apenas a GST, tais como roupas infantis, equipamentos de segurança, serviços de diversos profissionais como manicure, barbeiro, etc.
Exemplos:
DVD: $ 10.00
GST: $ 0.50
PST: $ 0.70
TOTAL: $ 11.20
Corte de Cabelo: $ 30.00
GST: $ 1.50
PST: ISENTO
Total: $ 31.50
Você sabia?
É educado acrescentar a “tip” (gorjeta) para o profissional. Lembre-se que não é cobrado imposto sobre a gorjeta paga, sendo essa apenas uma questão cultural para demonstrar que você apreciou o serviço prestado.
Reembolso de impostos pagos na compra de produtos.
Muitos estudantes e turistas têm dúvidas com relação ao reembolso dos impostos pagos nas compras feitas no Canadá. Essa questão existe porque de fato isso ocorria no passado. Em Setembro de 2006 o governo canadense anunciou a extinção do GST/HST Visitor Rebate Program como um meio para cortar os gastos de orçamento para o ano seguinte, sendo o mesmo extinto em 1 de Abril de 2007. Sendo assim, você não poderá recuperar os impostos pagos nas compras realizadas durante sua estadia no Canadá.