Atenção!
Muitas pessoas escolhem o Canadá por ser um lugar muito seguro... e realmente elas estão certas! Mas infelizmente existem sim alguns tipos de golpes, principalmente ligados a pessoas que se apresentam dizendo ser um profissional da imigração ou de serviços ligados ao governo, com o objetivo de tirar algum tipo de vantagem. Pensando nisso, o próprio site oficial do país elaborou uma lista de situações que podem ocorrer, servindo de alerta principalmente para quem acabou de desembarcar em solo canadense.
Confira a seguir algumas das situações sujeitas a acontecer e, portanto, se você se deparar com alguma delas é preciso acionar o sinal vermelho de alerta, e dependendo do caso, denunciar para as autoridades competentes.
Falsos funcionários do governo
Pessoas entram em contato se identificando como um agente da imigração canadense ou alguém ligado a um departamento público, dizendo que você fez algo de errado e por isso terá que pagar uma taxa ou multa. Essa abordagem pode acontecer por telefone, e conter inclusive ameaças como, por exemplo, de que você pode perder seu status de imigração ou haver a deportação caso não pague de imediato. Cuidado, é falso!
Saiba que:
- O serviço de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá nunca entra em contato por telefone para cobrar taxas ou algum tipo de multa
- Os agentes dos serviços públicos não entram em contato tratando as pessoas com agressividade ou fazendo ameaças de prisão ou deportação
- Os profissionais canadenses não pedem informações pessoais por telefone (exceto para alguns casos em que é preciso verificar algum dado que foi previamente fornecido)
- Jamais é solicitado numa ligação seus dados financeiros ou existe a tentativa de apressar qualquer tipo de pagamento
Falsos e-mails e mensagens de texto
Há quem receba e-mails falsos identificados como sendo do governo canadense os quais pedem informações pessoais ou senhas relacionadas a contas bancárias. Também é preciso tomar cuidado caso venham mensagens de texto no celular pedindo para retornar com uma palavra, pois muitas vezes tem o objetivo de testar para ver se o número discado existe.
Se identificou com algumas dessas abordagens? Conheça dicas a respeito do que fazer!
Se você receber uma chamada por telefone suspeita, o primeiro passo é não fornecer nenhuma informação e desligar. Caso a pessoa se identifique como ligada ao governo canadense, solicite o nome dela e depois entre em contato com “Call Center” oficial do Canada para verificar a autenticidade.
No caso do recebimento de mensagens no celular e que você não identifique como sendo de um remetente ou empresa real, encaminhe o texto para 7726 (SPAM na maioria dos teclados). Desta maneira, o seu provedor de telefone irá bloquear futuros textos desse número.
Existe ainda um serviço chamado “Canadian Anti-Fraud Centre”, que é voltado para a denúncia de pessoas que suspeitam que estão sendo alvos de fraude, ou que encaminharam algum dinheiro e foram vítimas de golpe. Este centro de combate à fraude é facilmente acessado pelo telefone 1-888-495-8501. Nestas situações é orientado também procurar a polícia.
Já aqueles que suspeitarem que foi pago um imposto indevido, ou seja, para uma pessoa que efetuou a cobrança em nome das autoridades locais, basta ligar para a “Canada Revenue Agency” no 1-800-959-8281 e fazer as devidas confirmações.
E mais...
Ainda dentro deste tema, para saber mais sobre “Scam” (termo utilizado em inglês para golpes), não deixe de ler a matéria que preparamos já a algum tempo mas cujas informações continuam bem atualizadas, clicando em “SCAM: Cuidado com os golpes!”
É importante se familiarizar também com as leis especificas dos consumidores da localidade em que você reside ou em breve irá morar. Para isso, existe uma lista que foi elaborada a partir das diferentes províncias e territórios do Canadá que pode ser conferida clicando aqui.
Fonte: http://www.cic.gc.ca/english/information/protection/fraud/newcomers.asp