Grupo 1
Grupo 1
As melhores cidades do Canadá - Parte II

As melhores cidades do Canadá - Parte II

15 de agosto de 2016

Imigrar é um verbo que gera milhões de emoções, sentimentos e sensações. Animação, medo, saudades, a sensação de se estar indo em busca de uma enorme aventura, a emoção de saber que seu processo está sendo completado e está prestes a ser enviado para a avaliação do governo canadense… o estresse que é esperar por uma resposta.

Antes de tudo isso, no entanto, é preciso planejar, e planejar bastante!

No primeiro texto dessa pequena série nós falamos a respeito de dicas gerais do que é importante levar em consideração quando se está começando a escolher uma cidade para morar no Canadá. Como sempre, não existe uma resposta única, uma receita mágica que funcione para todo mundo, então é importante definir os pontos principais que são essenciais para você (e sua família, se for o caso), nesse momento de sua vida.

No texto anterior nós falamos sobre algumas características de Toronto e Montreal, e hoje vamos falar a respeito de Vancouver, Calgary e Edmonton, que, juntamente com Toronto e Montreal, são consideradas as cidades mais importantes do Canadá. Confira!

 

Vancouver

De acordo com o site oficial da cidade de Vancouver, a cidade é composta por centenas de pessoas que vêm de diferentes backgrounds, com culturas as mais diferentes possível. Por isso a cidade oferece uma série de programas que visam auxiliar os novos moradores da cidade a se adaptar à nova cutltura. Além disso, comemorações e festivais buscam celebrar a diversidade que faz de Vancouver a maravilha que é.

Para alguns críticos, a cidade é considerada pequena em termos de população, já que possui apenas 603.502 pessoas de acordo com o censo mais recente, publicado em 2011. No entanto, a área metropolitana da cidade, conhecida como Greater Vancouver Area, é o lar de 2,4 milhões de pessoas, sendo considerada a terceira área metropolitana mais populosa do país.

Por conta de sua diversidade, é estimado que 52% dos habitantes da cidade falem outra língua além do inglês. Com muitos imigrantes, particularmente de origem asiática, é esperado que essa outra língua seja a língua falada nos países de origem das pessoas que hoje moram em Vancouver.

Vancouver começou como uma colônia chama de Gastown, que hoje é o nome do bairro mais antigo da cidade, um charmoso bairro turístico. Diz a lenda que os tijolos que hoje fazem parte dos prédios mais antigos do bairro foram uma vez parte do lastro dos navios que ancoravam na região. Hoje em dia, o porto de Vancouver é considerado o terceiro maior das Américas em termos de tonelagem, sendo o mais movimentado de todo o Canadá.

Vancouver também é lar para muitos estúdios de filmagem, sendo que muitos filmes conhecidos de Hollywood foram (e são) filmados aqui. Um dos mais recentes, por exemplo, é o filme Deadpool.

De acordo com o documento Labour Force Statistics Highlights publicado agora em agosto de 2016, Vancouver conta com uma taxa de desemprego de apenas  5,6%, a mais baixa do país para o mês de julho, sendo que sua taxa de empregabilidade está em 60,8%. Estudos mostram que o aumento no número de empregos em Vancouver se deu por conta dos empregos part-time, mas, mesmo assim, os empregos full-time tiveram um aumento de 6.600 novas vagas para pessoas entre 15 e 24 anos de idade. Indivíduos que trabalham de maneira autônoma também são muito comuns em Vancouver, sendo que no último mês houve um aumento de 11.500 entre as pessoas que se consideram trabalhadores autônomos.

 

 

Calgary

Provavelmente a cidade mais conhecida da província de Alberta, Calgary tem seus charmes: a proximidade das Montanhas Rochosas ao oeste, e da região das pradarias, ao leste. Calgary também é conhecida por ter um clima de “velho oeste”, promovendo todos os anos em julho a conhecida Calgary Stampede, um evento de vários dias que conta com rodeio, festivais, música e muitas atividades ao ar livre. O evento atrai cerca de 1 milhão de pessoas de todo o mundo para a cidade.

Com uma população de 1.096.833 habitantes (e 1.214.839 habitantes na região metropolitana) de acordo com o censo mais recente publicado, de 2011, a cidade começou como um ponto habitado por comunidades indígenas, chamadas no Canadá de First Nations peoples, e somente em 1873 a colonização europeia se iniciou. Com o tempo a região de Calgary se tornou um posto da North-West Mounted Police, que agora é a famosa Royal Canadian Mounted Police.

Com uma economia que gira em torno da indústria de petróleo e gás natural, a cidade observou uma mudança há alguns meses, quando a crise do petróleo fez com que muitos trabalhadores perdessem seus empregos e fossem buscar outras atividades em outras cidades canadenses. No entanto, petróleo e gás não é a única indústria forte em Alberta, que já nos anos 80 passou por um período de crise e com isso trouxe consigo o fortalecimento de outras indústrias, como a indústria financeira. Juntamente com a cidade de Edmonton, forma uma região de rápido crescimento econômico, conhecida como o Calgary-Edmonton Corridor.

De acordo com o Labour Market Review de julho de 2016, a quantidade de empregos em Calgary aumentou em 9.200, sendo que a grande maioria destes, 9.000, foram vagas full-time. A taxa de desemprego pode ser considerada um pouco alta se compararmos com as demais províncias canadenses, já que atingiu os 8,8% no mês passado. A faixa etária de trabalhadores que é mais atingida pelo desemprego são os jovens, particularmente entre 15 a 24 anos de idade. De acordo com as pesquisas, esses jovens têm tido dificuldade em encontrar vagas mesmo no mercado de trabalho de verão (summer job market), que oferece empregos temporários para jovens, durante os meses de maio até agosto.

Com respeito a habitação, a cidade conta com uma empresa, a Calgary Housing Company, que é responsável por oferecer casas a preços acessíveis para a população da província.

 

Edmonton

Praticamente vizinha de Calgary, Edmonton é a capital da província de Alberta, e é uma das mais importantes cidades do Canadá, parte de uma região de rápido crescimento econômico chamada de Calgary-Edmonton Corridor. Com uma população de 812.200 habitantes de acordo com o censo de 2011, a cidade é a segunda maior da província, depois de Calgary. Edmonton foi incorporada como cidade no ano de 1892, com apenas 700 habitantes.

Assim como Calgary, Edmonton é um pólo para a indústria de petróleo e gás, mas a indústria de tecnologia tem crescido bastante com as iniciativas de pesquisa e educação realizadas pela cidade, em parceria com a Universidade de Alberta.

De acordo com a Labour Force Survey realizada em junho de 2016, a cidade passou por uma perda de empregos no mês. De acordo com a pesquisa, o aumento nos empregos nas áreas financeira, de serviços e de hospitalidade não foi o suficiente para cobrir a diminuição dos empregos nas áreas de manufatura, construção e energia. Durante o ano, no entanto, as vagas de emprego na cidade cresceram em 2,4%, o que corresponde a quatro vezes o número nacional, de 0,6%. A taxa de desemprego permaneceu em 7% entre maio e junho deste ano.

Embora Edmonton, assim como Calgary, tenha sofrido com a queda dos preços do petróleo, a cidade conta com uma economia diversificada, que tem mostrado ser capaz de absorver o impacto da crise e continuar a expandir seus empregos e recursos em outras direções.

 

Quer saber mais sobre programas de imigração para o Canadá? Entre em contato conosco!

 

 

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
 +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist