O canadense gosta e valoriza muito as marcas do país e acho um dos símbolos máximos disso o sucesso da rede de cafés Tim Hortons: impossível passar por Toronto e não entrar em uma loja dessas. Afinal, são mais de 240 unidades espalhadas por toda a cidade!
O fundador da famosa marca foi um jogador de hóquei do Canadá que colocou o próprio nome na empresa ainda na década de 60. Desde então as bebidas, doces e lanches ganharam a preferência por aqui... e o tema merece até uma matéria especial.
Mas um aspecto bem interessante é o número de vezes que ouvi brasileiros perguntarem se por aqui é fácil encontrar a marca “X” ou a loja “Y” de origem americana. Creio que essa curiosidade se dá principalmente quando o assunto é fast food.
Eis um dos restaurantes no topo da lista dos curiosos (incluo o meu marido nela!): Outback Steak House. Porém a resposta é “não”. Até o momento encontrei como o local mais próximo para comer as famosas costelas defumadas, as cebolas e outros pratos típicos da rede, em Niágara Falls... mas em Toronto nada.
Já o McDonald's marca presença, claro. E por aqui até distribuem via caixinha de correspondências aqueles encartes com promoções do tipo “compre um lanche e ganhe o outro grátis”. Como citei no texto “Mais dicas para ajudar no seu intercâmbio: anote aí!”, para encantar os vizinhos eles vendem poutine, o tradicional prato canadense (batata frita, queijo e molho gravy). Notei ainda que incluíram a folha de maple no meio do “M” amarelo, nas fachadas.
Assim, alguns cafés, restaurantes, espaços de venda do tradicional lanche com fritas e outras opções que nasceram na terra do Tio Sam são sim encontradas no Canadá. Vejam mais alguns lugares “Made in USA” que também podem ser conferidos em Toronto:
Já que citei o Tim Hortons, fica quase impossível não lembrar da cafeteria concorrente americana Starbucks. Mantem-se a tradição de colocar o nome do cliente no copo e o ambiente de um modo geral mais formal, inclusive algumas empresas escolhem o local para fazer seus processos de recrutamento. São diversas lojas espalhadas pela cidade e destaque para os frappuccinos, a bebida gelada que faz sucesso mesmo no inverno.
O espaço está localizado em um dos meus lugares favoritos, a Dundas Square, no cruzamento das ruas Dundas e Yonge, em frente ao shopping Eaton Centre. O Hard Rock Café é um excelente ponto de encontro da cidade e logo na entrada tem uma charmosa loja de produtos da marca.
O restaurante está aqui desde junho de 1978, mantém o rock como tema principal e na decoração tem guitarras, figurinos e outros itens de famosos, nos mesmos moldes das unidades nos EUA.
O hambúrguer da rede Five Guys Burgers and Fries pode ser saboreado com as batatas fritas, com destaque para a escolha das opções de recheios dos lanches. Desde o início dos negócios, no ano de 1986, a marca amplia seus endereços e no Canadá não é diferente. Inclusive no site oficial indica que em breve será aberta uma nova loja na rua King West.
A rede Burger King, uma grande concorrente do McDonald's, também pode ser encontrada por aqui. A marca nasceu na Flórida na década de 50 e em Toronto possui alguns endereços, entre eles no número 243 da Yonge Street e no 106 da Front Street.
Para aqueles que gostam de frutos de mar tem como boa opção a rede americana Red Lobster. Neste segmento há uma diversidade de delícias no cardápio, inclusive alguns pratos especiais para as crianças. E quem é fã da rede pode até presentear uma pessoa especial com o “gift card” do restaurante (o que ocorre também em várias lojas de outras marcas).
A sopa de brócolis com cheddar da Panera Bread é imperdível! Esta padaria é um local escolhido por muitas pessoas para estudar, encontrar amigos ou relaxar, pois o seu ambiente aconchegante convida a estes momentos. Destaco principalmente a unidade que fica Yonge Street, bem pertinho da Dundas Square.
Doces, lanches, bebidas quentes e frias, fazem parte do cardápio. Quem tem o cartão fidelidade e é um assíduo frequentador, ao acumular visitas pode se qualificar para receber um produto grátis. Esses clientes de carteirinha ganham ainda um mimo especial, como um cupcake, por exemplo, no dia do aniversário.
Interaja! Você visitou alguma rede americana aqui em Toronto que não citamos na matéria? Se sim, compartilhe conosco no espaço para “comentários”... os nossos leitores agradecem!